Pular para o conteúdo

8 Passos para contratar pessoas para sua empresa

Contratar pessoas para trabalhar na empresa não é a missão mais fácil do mundo, por isso trouxemos 8 passos para facilitar sua rotina de contratações. Essas são etapas muito importantes para encontrar a pessoa ideal e retê-la.

Dessa forma, encontrar profissionais qualificados, sendo pessoas que compartilham dos mesmos valores e propósito é o desejo de todas as empresas. Afinal, sabemos que o fator humano é fundamental para alcançar o sucesso do negócio.

Mas para isso, é necessário estruturar bem o seu recrutamento e seleção para conseguir encontrar essa tal pessoa ideal. 

Portanto, antes de começar a divulgar de qualquer forma a abertura de uma vaga na sua empresa, é necessário planejar e organizar as etapas do seu processo de recrutamento. 

Pensando nisso, reunimos alguns passos que notamos ser muito funcionais nessa busca embasado em nossa experiência em recrutamento e seleção de pessoas.

Está pronto para descobrir os passos que podem te ajudar a contratar profissionais para seu negócio? Vamos lá!

Que tal ver também: Como fazer uma proposta de emprego irrecusável?

1. Invista em planejar bem o processo seletivo

Antes de qualquer coisa é necessário planejar o seu recrutamento e seleção, pois só assim é possível identificar o perfil do candidato ideal para a vaga em aberto e decidir as etapas necessárias para avaliar as pessoas candidatas.

Somente com um bom planejamento é possível fazer um recrutamento eficiente. Por isso, pense em um processo capaz de avaliar todas as competências e atribuições e o que a empresa espera dos candidatos como funcionários. 

Vá além das coisas básicas como o que esta pessoa vai fazer, mas também as expectativas de crescimento de carreira para ela dentro da empresa. Para isso, é interessante que a empresa desenvolva um plano de carreira, para ajudar no planejamento.

Após desenhar o perfil e quais competências técnicas o candidato precisa ter, descreva bem a vaga para ela ser atraente para bons profissionais. A descrição da vaga é importantíssima para atrair talentos que possuem competências e experiências para assumir o cargo.

2. Anuncie sua vaga nos lugares certos

Após elaborar o anúncio, tendo a vaga e o perfil bem desenhados, avalie quais são os melhores canais para sua empresa buscar as pessoas candidatas.

É interessante que você inclua o maior número de informações como salário, benefícios, exigências e atividades do cargo, por exemplo. Pois, além de atrair candidatos, evita que ele decline no final por falta de informações no início do processo.

Um ponto bem legal para abordar, é falar de oportunidade de crescimento na empresa, bons profissionais buscam empresas que podem desenvolver sua carreira, logo oportunidade de crescimento atrai bons profissionais.

3. Foque na triagem de currículos

A triagem é uma das principais etapas do processo de seleção, é o primeiro filtro de candidatos feito pelo RH. Por isso, é preciso dedicar bastante atenção a esse processo, para não deixar passar nenhum detalhe importante no currículo da pessoa candidata.

Quando realizada de forma manual, a triagem de currículo pode ser uma atividade bem maçante, podendo gerar alguns prejuízos ao recrutamento como prolongamento do recrutamento e seleção e desistência dos candidatos. 

4. Faça avaliação de valores do candidato

Você sabe que o processo de recrutamento e seleção tem grande influência nos resultados do negócio e no desenvolvimento de talentos? É por isso que essa etapa é extremamente importante para alinhar o perfil do candidato com a cultura e valores da empresa.

No entanto, um ponto muito importante é que não dá para analisar as competências somente na avaliação de currículo. Dessa forma, é necessário que sejam feitos alguns testes para avaliar melhor as soft skills e o perfil comportamental.

5. Aplique testes

É importante definir quais e quantos testes são realmente necessários exigir para os candidatos. Afinal, cada vaga e cargo exige certos conhecimentos e habilidades diferentes, então nem todos vão ser úteis para toda vaga que a sua empresa abrir.

Dessa forma, dependendo da necessidade da vaga, você pode exigir testes técnicos, como o teste de línguas, ou de alguma ferramenta específica como o Excel, por exemplo.

6. Planeje bem as entrevistas

Coletar o máximo de informação necessárias do candidato possibilita desenhar entrevistas personalizadas, otimizando ao máximo o tempo durante a entrevista. Dessa forma, você pode fazer perguntas qualificadas, esclarecendo ao máximo pontos específicos sobre cada candidato.

Dentro da entrevista é possível descobrir pontos importantes como se o candidato tem traços de comprometimento, é uma pessoa responsável, se possui habilidade para trabalhar em equipe, entre outros.

7. Valorize indicações

Mesmo com as ferramentas munidas de tecnologia e inteligência artificial, essa técnica antiga de indicação é bem vantajosa e eficiente.

Porque os colaboradores já conhecem a cultura interna e o propósito da empresa, logo é possível confiar na indicação interna.

Além disso, essa prática amplia as possibilidades da empresa de contratar pessoas eficientes, uma vez que os profissionais que ali estão entendem que uma indicação ruim pode manchar seu nome dentro da empresa.

Por isso, é importante ter em mente que uma olhadinha de 15 segundos no currículo não é suficiente e nem receber pilhas e pilhas de currículos para analisar de uma vez, isso pode prejudicar a seleção de candidatos.

8. Organize um bom onboarding

O onboarding não é exatamente parte do recrutamento, mas quando uma nova pessoa vai embarcar na sua empresa é interessante deixar essa etapa de iniciação preparada. Na verdade, se você já tiver um processo de onboarding padronizado irá facilitar muito.

Ter pessoas responsáveis para auxiliar nesse momento de adaptação da nova pessoa contratada pode ser bem interessante. Assim como fazer um recrutamento encantador, realizar um bom onboarding faz parte da retenção de talentos.

Dica: Invista em tecnologia

Já existem ferramentas que podem auxiliar o RH no recrutamento e seleção de pessoas de forma rápida e muito eficiente. Através de inovações assim, você  pode melhorar sua forma de contratar pessoas e aumentar a produtividade dos profissionais do RH.

Inovar o RH, e tornar seus processos mais facilitados, tanto para quem vai recrutar quanto para os candidatos, é muito importante para a manutenção de boas experiências e maior eficiência. Ferramentas como a abler, por exemplo, facilitam o gerenciamento de todo o processo.

Além de oferecer inúmeras vantagens operacionais, um software de recrutamento auxilia o seu RH a ficar cada vez mais otimizado, sobrando espaço para um investimento mais estratégico no setor.

E como dito nesse artigo, são as pessoas que constroem o sucesso da empresa e com isso não basta somente recrutar e selecionar os melhores, precisa ter um “temperinho” de liderança.

Para complementar seus conhecimentos com inovações e estratégias para melhorar seu recrutamento, que tal baixar nosso material sobre a experiência do candidato? Dessa forma, você vai conseguir compreender a importância de investir em um processo mais dinâmico e amigável. É um KIT com tudo o que você precisa saber sobre este assunto. Baixe agora mesmo gratuitamente!

kit experiencia do candidato