À medida que o mês de novembro se aproxima, surge uma oportunidade para abordar um assunto muito...
Setembro amarelo: 10 ideias de ações na empresa
No mês de setembro é realizada a campanha de conscientização e prevenção ao suicídio. Essa data tem o objetivo de promover a informação e a busca por ajuda, visando a redução dos índices de suicídio.
Infelizmente, o número de pessoas que tem o suicídio como causa de morte chega a mais de 700 mil por ano, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Esse é um dado bem alarmante e precisa de total atenção.
Por esse motivo, é preciso que as empresas também entrem na campanha e promovam o cuidado com saúde mental entre seus colaboradores. E durante o setembro amarelo, ideias de ações podem ser importantes para levantar esse assunto.
Conteúdo da página
O que é Setembro Amarelo?
A campanha foi criada por meados de 2014 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês foi escolhido por já abranger o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro.
O objetivo da campanha é chamar a atenção para a importância de falar sobre suicídio. Principalmente porque esse assunto ainda é um grande estigma na sociedade, por isso, precisa ser debatido e ter informações mais difundidas.
Setembro Amarelo nas empresas: como trabalhar esse tema
Em dados divulgados pela Agência Brasil, apenas 18% das empresas brasileiras possuem algum programa voltado à saúde mental do colaborador.
Sabemos que é um tema delicado, mas o pior a se fazer é ignorá-lo. Por isso, procurar maneiras de falar sobre saúde mental, busca por ajuda e a identificação de possíveis vitimas é fundamental.
Isso pode ser colocado em prática através de:
- Comunicação interna: você pode criar um periódico sobre informações de saúde mental.
- Treinamentos de primeiros socorros psicológicos.
- Criação de políticas de saúde mental.
Os cuidados com a saúde mental dos colaboradores deve fazer parte das estratégias da gestão de pessoas e ir além apenas de uma data ou um mês, deve ser constante.
Como identificar fatores de suicídio no trabalho?
Identificar fatores de suicídio no ambiente de trabalho é um desafio complexo. Mas existem alguns pontos que o RH e os colaboradores podem ficar atentos, como:
- mudanças significativas de comportamento;
- isolamento social;
- expressões de desesperança
- fadiga constante;
Fatores como o trabalho remoto podem dificultar ainda mais essa identificação, mas é importante incentivar os colaboradores a reconhecer esses sinais e encaminhar essas informações para uma ajuda adequada.
Papel do RH e a saúde mental dos colaboradores
O departamento de Recursos Humanos (RH) desempenha um papel fundamental na gestão de pessoas das empresas. São eles os responsáveis por promover engajamento e motivação dos colaboradores.
Do mesmo modo, é importante cuidar da saúde e bem-estar dos bem mais precioso da organização: o capital humano. Isso porque, o RH tem o dever de criar um ambiente que valorize e preserve a saúde mental dos colaboradores.
O RH também deve ser visto como um canal de comunicação aberto e confiável para os colaboradores, permitindo que eles expressem suas preocupações e necessidades.
Dessa forma, priorizando a saúde mental do seu time, é possível contar com um ambiente de trabalho mais saudável, bem como contribuir com o bem-estar dos colaboradores.
Consequentemente, é possível colher bons resultados na gestão e pessoas como a redução do absenteísmo, melhorar a produtividade e fortalecer a cultura organizacional.
Ações para setembro amarelo na empresa
Com já mencionado, as ações para promover a saúde mental e prevenir suicídios, deve ser algo intrínseco e constante na sua organização. Então, usar ideias de ações para o setembro amarelo são importantes, mas devem ser praticadas para além dessa data.
Veja algumas ideias de ações e de políticas internas que podem ser implementadas na sua organização:
Políticas internas
O RH pode desenvolver políticas que promovam um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor. As políticas internas são como normas que ajudam a guiar o andamento das coisas na empresa e monitorar o funcionamento da empresa.
Portanto, ter politicas internas em relação à promoção de saúde mental dos colaboradores criar uma responsabilidade real para a organização e garante que essas ações aconteçam.
Algumas das ações que podem ser incluídas, são:
1. Cuide do Clima e da Cultura Organizacional
A falta de uma cultura organizacional definida pode gerar conflitos em relação ao comportamento dos colaboradores e alinhamento entre eles. Dessa forma, é fundamental ter um clima organizacional saudável, onde os todos se sintam valorizados e apoiados.
Portanto, é importante incentivar uma cultura de diálogo e feedbacks, bem como a empatia. Estabeleça canais de comunicação, incentive o respeito e a colaboração entre as pessoas.
2. Implemente uma ouvidoria interna
Com uma ouvidoria interna, você consegue estabelecer um canal confidencial aos colaboradores. Assim, as pessoas da sua empresa poderão comunicar suas preocupações, sugestões, dúvidas ou relatar qualquer problema relacionado à saúde mental.
Garanta que a ouvidoria seja acessível e que, principalmente, as questões sejam tratadas com respeito e discrição. Tenha estratégias estabelecidas para investigar e responder às demandas recebidas.
3. Crie um programa de bem-estar
Na idealização de políticas para o bem-estar dos colaboradores é importante pensar em um programa que promova atividades físicas, suporte emocional e assistência de saúde mental.
Isso pode incluir sessões de meditação, ioga ou relaxamento, por exemplo. É importante incentivar pausas regulares durante o expediente para que os colaboradores possam cuidar de sua saúde mental.
Outro ponto importante é oferecer ajuda para que seus colaboradores possam gerenciar estresse e tenham maior autocuidado. Por isso, palestras e workshops pode apoiar i desenvolvimento do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
4. Ofereça benefícios que promovam o cuidado e bem-estar
Além dos benefícios tradicionais, como plano de saúde, considere oferecer outros benefícios que promovam o cuidado e o bem-estar dos colaboradores.
Isso pode incluir planos para serviços de terapia ou aconselhamento, acesso a aplicativos ou recursos online voltados para saúde mental, flexibilidade de horários, entre outros.
Esse tipo de suporte facilita o acesso de quem precisa, e pode ser fundamental para a saúde mental dos funcionários.
Ações para o setembro amarelo
Para o setembro amarelo, ideias de ações que podem ser interessantes para apoiar essa campanha, você pode incluir:
6. Palestras com profissionais da saúde
Levar profissionais da área para conversar, esclarecer dúvidas e passar informações pertinentes é muito importante para que os colaboradores fiquem mais atentos e cientes sobre sintomas da falta de saúde mental deles próprios e dos colegas.
Isso pode ajudá-los a identificar fatores de risco uns nos outros e evitar possíveis tragédias. Além disso, criar debates sobre assédios e bullying na empresa pode ser outro ponto a se pensar.
Ainda é muito comum encontrar esse tipo de atitude em algumas empresas. E isso é um dos grandes fatores para o desenvolvimento de doenças mentais e emocionais nas organizações.
7. Distribuições de cartilhas informativas
Informe muito e informe mais um pouco. O assunto “saúde mental” e “suicídio” ainda são tabus entre muitas pessoas. E fazer com que esse tipo de informação chegue a eles é muito importante.
Lembre-se também de incluir contatos de apoio, como números de linhas de ajuda e serviços de atendimento psicológico.
8. Entrega de fitas amarelas
Fazer com que os colaboradores façam parte da ação é muito importante também. Pois as fitas amarelas são um símbolo da campanha de apoio à prevenção do suicídio.
Distribua fitas amarelas para os colaboradores usarem como um gesto de apoio e conscientização durante o mês de setembro. A entrega das fitas, pode acompanhar mensagens de encorajamento.
9. Ações sociais com os colaboradores
Para promover ações sociais, você pode, por exemplo, organizar grupos de apoio ou rodas de conversa sobre saúde mental, onde os colaboradores possam compartilhar suas experiências e desafios.
Talvez até recrutar pessoas para serem voluntários em organizações como o CVV (Centro de Valorização da Vida), entre outras organizações de prevenção ao suicídio. Pode ser uma boa opção para integrar as pessoas a realidade de doenças que tem atingido milhares de pessoas todos os dias.
10. Decoração
A decoração de ambientes pode ser interessante para criar uma sensação de acolhimento entre as pessoas da sua organização. Isso não é o ponto mais relevante na campanha, mas pode ser interessante para ajudá-los a lembrar diariamente sobre a importância dessa ação.
Nessa caso, você pode espalhar mensagens de apoio e prevenção, além de fitas e outros elementos na cor da campanha.
Realizar ações de conscientização e prevenção ao suicídio, ajudam a promover a saúde mental e encorajar o diálogo aberto sobre o tema. É importante contar com um ambiente de apoio, empatia e valorização da saúde mental dos colaboradores.
Receba mais conteúdos como este no seu e-mail. Que tal? Basta assinar a nossa newsletter. É grátis e simples. 🙂