No mês de junho tem algumas comemorações bem importantes como a campanha de Junho Vermelho, mas,...
O que é junho vermelho, qual sua importância e ações para aplicar
O mês de junho é um mês muito festivo, conhecido principalmente pelas festas e arraiais realizados neste período. Mas além dessas comemorações, no dia 14 de junho também é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Por esse motivo, e devido à importância dessa data, o mês é dedicado à conscientização da doação de sangue. Por isso, ganhou o nome de Junho Vermelho.
Esse assunto é muito importante e precisa ser abordado nas empresas e você pode usar ações de endomarketing para esclarecer o assunto no meio organizacional.
Estratégias internas como estas podem ajudar a criar ambientes mais inclusivos e a abordar temas de igual importância, bem como engajar o time. Veja mais sobre o que é junho vermelho e como trabalhar essa data na sua empresa.
Conteúdo da página
O que é junho vermelho?
Junho Vermelho é uma campanha criada para promover a conscientização a respeito da importância da doação de sangue. Esse mês escolhido, pois geralmente neste período são registradas as maiores quedas nos bancos de sangue.
E para que não haja falta desse recurso tão precioso, que salva inúmeras vidas, é importante que as pessoas continuem doando.
O sangue é um tecido vivo e não pode ser fabricado artificialmente, por isso, é necessária a doação. Vale ressaltar que a doação de sangue é segura e não causa nenhum dano à saúde do doador.
Qual a importância de trabalhar a campanha de doação de sangue na empresa?
A doação de sangue é um ato voluntário e solidário, ele pode ser utilizado em transfusões para tratar pacientes com diversas condições clínicas, pessoas com doenças crônicas, em acidentes e cirurgias.
É importante lembrar que todos nós podemos precisar dessas doações a qualquer momento. Por isso, criar ações para incentivar as pessoas a doarem sangue é bem importante, inclusive nas empresas.
E isso pode ser feito através de eventos focados no tema “o que é junho vermelho?”, a divulgação de informações sobre a doação e o esclarecimento de dúvidas sobre o processo de doação.
A importância de ações como esta na empresa
Ações de conscientização são importantes e a gestão de pessoas das empresas precisam começar a dar a devida atenção a isso. Pois, muitas dessas campanhas, como Junho Vermelho, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, etc., podem afetar seus colaboradores.
Então para contribuir com a saúde e o cuidado do bem mais precioso de uma organização — as pessoas — é preciso informá-las.
Além disso, você trabalha o endomarketing da sua empresa e o employer branding, ajuda a criar conexões entre os colaboradores, bem como enganá-los e melhorar o clima organizacional da empresa.
Quem pode doar sangue?
A doação de sangue é simples e bem rápida. O doador passa por uma triagem para identificar se há algo que impeça a doação. Para realizar a doação é preciso se atentar a alguns requisitos. Como:
- Ter idade entre 16 e 69 anos — menores de idade precisam da autorização dos responsáveis legais;
- É preciso estar em boas condições de saúde;
- Pesar acima de 50 kg;
- Apresentar documento de identidade com foto;
- Ter repousado bem na noite antes da doação;
- Evitar o jejum;
- Não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
Quem não pode doar sangue
Existem algumas restrições para a doação de sangue, a maioria relacionada a motivos de saúde. Algumas das principais restrições incluem:
Pessoas afetadas pelas seguintes doenças:
- Hepatite após os 11 anos de idade;
- Hanseníase;
- Hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto;
- Doença autoimune;
- Doença de Chagas;
- AIDS;
- Diabete;
- Câncer.
Outros fatores são:
- Quem fez uso de drogas ilícitas nos últimos 12 meses;
- Gestantes ou mulheres que amamentam com menos de 12 meses;
Tempo de doação
O intervalo de doação para homens e mulheres é diferente — 60 dias para homens, 90 dias para as mulheres —, pois as mulheres têm uma reserva de ferro menor no organismo, o que pode comprometer a saúde se a doação for feita com um intervalo menor do que o recomendado.
Esse limite foi estabelecido pelo Ministério da Saúde, e é importante respeitá-lo para garantir a saúde e a segurança do doador e quem irá receber o sangue.
Que ações promover nessa campanha?
Para promover o que é o Junho Vermelho e a doação de sangue na sua empresa, confira aqui algumas ideias!
Kit Informativo
Informar os seus colaboradores é a chave! Então, que tal criar um kit informativo? Nele, você pode incluir cartilhas com informações falando sobre mitos e verdades sobre a doação, os critérios para ser um doador e apontar os locais de doação, como os hemocentros.
Incluir adesivos, botons, laços e fitas também é bem interessante para fazer os colaboradores entrarem no clima. Além disso, blocos de notas e canetas, por exemplo, são sempre úteis.
Palestras
Realizar palestras informativas para esclarecer dúvidas e explicar mitos que são contados a respeito da doação pode ajudar a recrutar novos doadores. É uma das melhores maneiras de informar sobre o Junho Vermelho.
Contar com profissionais da área da saúde é importante para dar credibilidade à informação e segurança para os ouvintes.
Doadores de referência
Você pode buscar por colaboradores que são doadores ou já doaram sangue para explicar como funciona e como foram suas experiências. Dessa maneira, outros funcionários terão um exemplo mais próximo e podem se sentir inspirados.
Decoração
A decoração não pode ficar de fora, não é? Talvez reservar para um dia próximo ao dia do doador — 14 de junho. Ou quem sabe, elaborar uma decoração em conjunto com as festas juninas, seria interessante.
Faça bandeirinhas, espalhe cartazes e adesivos por toda a empresa ou em algum lugar estratégico, como a copa ou a recepção, por exemplo.
Carreta itinerante
Buscar maneiras de facilitar a doação de sangue das pessoas da sua empresa é outra ação bem importante. Contar com uma carreta itinerante de doação de sangue pode viabilizar mais doações, principalmente porque os doadores não precisarão se locomover para longe da empresa.
Essa é uma estratégia muito eficiente para recrutar mais doadores, principalmente se aliada a outras ações informativas.
Fazer com que os colaboradores entendam o que é junho vermelho e a sua importância, unindo a facilitação da doação pode alcançar mais pessoas e aumentar o número de doadores na empresa.
Bom, nós aqui da abler, esperamos que essas ideias sejam úteis e que sua empresa conquiste mais doadores de sangue.
Se você quer ter à mão datas comemorativas que o seu RH pode usar para criar ações internas, confira este outro artigo com as datas comemorativas anuais para trabalhar o seu endomarketing.