No mês de setembro é realizada a campanha de conscientização e prevenção ao suicídio. Essa data tem...
Saúde mental no trabalho: como o RH pode ajudar os colaboradores?
O dia 10 de setembro é dedicado à prevenção ao suicídio no mundo todo. Por isso, vamos falar sobre a saúde mental no trabalho, pois, o suicídio é o último estágio de alguém com a mente adoecida. E cuidar do bem-estar dos colaboradores também é um papel da empresa.
Você sabia que os brasileiros são os mais ansiosos do mundo? E, infelizmente, estamos na frente deste ranking desde 2017. Mas não é só a ansiedade que tem preocupado as autoridades de saúde. O aumento de casos de depressão e outras doenças psicológicas também tem afetado milhões de pessoas em toda a esfera global.
Esse tema tem ganhado bastante espaço, mas dentro das empresas ainda é pouco falado. É por isso que devemos tornar esse assunto mais comum para as organizações, para que as pessoas no ambiente de trabalho identifiquem essas situações e possam pedir ajuda.
Conteúdo da página
O que é a saúde mental?
A saúde mental é definida pelo estado de bem-estar em que um indivíduo consegue lidar com os desafios e mudanças da vida e o modo como harmoniza suas ideias e emoções. Ou seja, é a qualidade emocional de uma pessoa ou a ausência de transtornos psicológicos.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) a saúde mental tem a ver com o “bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade”.
Uma pessoa com saúde mental consegue enfrentar os desafios pessoais e profissionais, além de ser mais produtiva e resiliente. Por isso é importante cuidar da saúde mental no trabalho.
Como isso afeta o trabalho?
Você pode estar se perguntando, o que de fato o trabalho tem a ver com a saúde mental? Pois bem! As longas horas de trabalho sem pausas, as grandes cobranças e pressão em cima dos colaboradores afeta diretamente a saúde psicológica deles.
E dessa forma, isso afeta o psicológico e desgasta física e mentalmente o colaborador. Impactando a empresa também, em entregas de resultados e prejuízos econômicos. Portanto, os danos que a falta de saúde mental no trabalho pode gerar, são:
- baixa produtividade – o que afeta a receita da empresa;
- aumento da taxa de absenteísmo;
- clima organizacional ruim;
- alta taxa de turnover;
- erros constantes nas tarefas, que geram prejuízos financeiros e perda de tempo;
- risco do agravamento ou surgimento de outras doenças;
Fatores de risco para a saúde mental no ambiente de trabalho
As corporações possuem uma competitividade natural, mas que às vezes pode demandar esforço exagerado dos colaboradores, afetando a qualidade de vida deles. Existem alguns fatores que aumentam o risco de problemas psicológicos dentro das empresas, sendo eles:
- Participação limitada na tomada de decisões;
- Jornada de trabalho exaustiva;
- Ambiente de trabalho precário;
- Sobrecarga de trabalho;
- Falta de políticas de inclusão social;
- Competitividade exagerada;
- Insegurança no emprego;
- Pressão em relação a metas e prazos;
- Falta de comunicação ou cooperação interna;
- Assédio ou perseguição no trabalho.
Esses fatores podem contribuir para o aumento do número de suicídios, crises de pânico, ansiedade, além de abuso de álcool e de drogas.
Qual o papel do RH?
O RH é o setor que trabalha diretamente com o capital humano, e por isso deve estar sempre atento a fatores que afetam os colaboradores e seu desempenho na empresa. Isso inclui a atenção à gestão de líderes com cobranças excessivas e imposições de metas irreais e inalcançáveis.
Analisar as estruturas, as condições de trabalho e as lideranças são importantes para manter um ambiente de trabalho saudável. Para isso, às vezes é necessário repensar os valores e cultura da empresa para conseguir promover ações efetivas de saúde mental no trabalho.
O papel do RH é fazer a gestão de pessoas, por isso, estruturar esse processo é muito importante. Assim a empresa consegue ter uma cultura organizacional bem definida, o que beneficia o ambiente de trabalho. Além de definir com mais clareza o papel de cada colaborador e líder, fazendo com que ninguém seja sobrecarregado, entendendo os limites de cada pessoa e prevenindo desgastes da saúde mental.
Como identificar colaboradores com a saúde mental afetada?
Pessoas com a saúde mental prejudicada apresentam sinais, que podem ser identificados por:
- Isolamento;
- Irritabilidade;
- mudança de humor;
- Dificuldade de concentração;
- Lapsos de memória;
- Pessimismo;
- Baixa autoestima;
- Dores de cabeça e no corpo;
- Problemas digestivos;
- Cansaço físico e mental.
É importante ficar atento a esses sinais, mas lembre-se que isolados, nem sempre querem dizer que a pessoa possui algum problema. Porém, unindo estes sintomas, pode indicar desgaste mental.
5 formas de melhorar a saúde mental no trabalho
Como dito anteriormente, as empresas têm se preocupado com esse assunto, mas nem sempre investem em práticas efetivas. Por isso, o RH deve olhar com cuidado para isso, pois sabemos o impacto que a falta de saúde mental pode causar nas pessoas e também nas organizações.
Confira agora 5 dicas de ações que promovem a saúde mental e podem ser facilmente implementadas em sua empresa!
Ofereça suporte de serviços de saúde
A questão financeira é uma das causas para uma pessoa com problemas psicológicos não buscar ajuda. Portanto, oferecer esse apoio é muito importante, seja através de um plano de saúde ou a disponibilização de um profissional dentro da empresa. Isso facilita o acesso à ajuda adequada que vai gerar bons resultados na saúde do colaborador.
Oriente os gestores
Trabalhar com os gestores alguns pontos para melhorar a saúde mental dos colaboradores é fundamental, pois muitas vezes eles estão presentes no dia a dia do time. Por isso, orientá-los a observar os colaboradores é importante para identificar os que podem estar precisando de ajuda imediata.
Em contrapartida, muitas vezes são os gestores que ajudam a causar desgastes nos funcionários. Por isso, instruir os líderes a não cobrarem de forma exagerada e nem a exigir metas irreais evita a sobrecarga gerada pela pressão externa e muitas vezes interna também.
Invista na comunicação interna
Oriente a empresa a construir uma cultura de feedback. Dessa forma as pessoas percebem muito melhor como o seu trabalho está sendo visto, além de estimular melhorias.
Uma boa comunicação interna evita relações tóxicas na empresa e mal entendidos.
Promova o assunto de saúde mental no trabalho
Muitas pessoas ainda hoje têm resistência em assumir que precisam de ajuda profissional por ainda existir muito estigma em relação à doenças psicológicas. Por esse motivo é importante promover o debate desse assunto na empresa para que esse preconceito não atrapalhe e até mesmo piore a saúde de seus colaboradores.
Promova ações constantemente
O assunto: saúde mental no trabalho não deve ser tratado de forma arbitrária. Talvez seja interessante para o RH ter um calendário de ações, pois assim é mais fácil organizar as pautas e os meios de abordar o tema.
Agora, esperamos que com esse conhecimento sobre o assunto você possa incentivar e promover a saúde mental no trabalho. Por isso, lembre-se que as pessoas são suscetíveis ao estresse e exaustão, e que existem fatores de risco que prejudicam bons profissionais.
Então, que tal agora você ver mais um conteúdo que pode ajudar muito na sua gestão de pessoas? Leia também: Por que investir em um ambiente de trabalho saudável?