Pular para o conteúdo

Recrutamento social: o que é e como fazer

As redes sociais tinham o intuito de ser uma ferramenta de interação e entretenimento, mas hoje, não é somente para isso que elas são usadas. Muitas pessoas trabalham com elas, e em outros casos elas são uma estratégia para alcançar outros objetivos, como no recrutamento social.

Entenda melhor sobre esta estratégia e como utilizá-la para realizar seu recrutamento e seleção. Continue lendo!

O que é Recrutamento social?

O recrutamento social, ou social hiring é um modelo de recrutamento no qual se usa principalmente as redes sociais para fazer a atração de talentos para os seus processos.

Esse é um método que muitas empresas viram necessidade de implementar nas suas organizações para encontrar bons talentos e conseguir competir com a concorrência. Essa é uma estratégia muito interessante, já que pode render uma boa economia no recrutamento e até tornar a experiência do candidato mais agradável, dependendo da abordagem.

Então, o recrutamento social é uma estratégia que permite que as empresas consigam fazer a divulgação de suas vagas e realizar a seleção dos seus processos seletivos.

Quais plataformas usar para o recrutamento social?

Existe uma gama bem extensa de redes sociais atualmente, mas as que podem ser ferramentas para o recrutamento e seleção são as seguintes:

  • LinkedIn: essa é uma rede social realmente voltada para network profissional, então ajuda muito o RH encontrar bons profissionais;
  • Facebook: ainda tem bastante relevância para certo público, além de bastante alcance, por isso pode ser uma ótima oportunidade usá-la;
  • Instagram: uma das redes sociais mais usadas em todo o mundo, principalmente brasileiros, então pode ser uma boa opção de divulgação;
  • WhatsApp: com o recurso de status, a divulgação pode ser um pouco limitada, mas para fazer a seleção é muito eficiente, através das mensagens instantâneas; 
  • Twitter: das redes citadas, talvez essa não seja a mais vantajosa, mas com certeza tem um bom alcance e dependendo do público que você quer atingir, pode ser ideal.

Por que adotar o Social Hiring?

Para você entender melhor o impacto das redes sociais na vida dos brasileiros, vale a pena ver os dados de uma pesquisa realizada pela NordVPN sobre os hábitos dos brasileiros em relação ao tempo gasto na internet.

A pesquisa aponta que em dias de uma semana comum o brasileiro passa 91 horas online, o que daria mais ou menos 3 dias e meio conectados. Concluímos, então, que passamos bastante tempo nas redes sociais, não é?

Então, com a quantidade de pessoas que temos no Brasil, mais as horas passadas online, entendemos que uma vaga de emprego publicada nas redes sociais será vista por bastante pessoas, sem contar os possíveis compartilhamentos.

Na maioria desses sites, você consegue divulgar de forma gratuita. Então, adotar o recrutamento social pode ser uma estratégia muito eficiente para realizar contratações mais assertivas.

Quais as vantagens de usar o recrutamento social?

Existem diversas vantagens na estratégia do recrutamento social, mas podemos destacar principalmente as três seguintes:

Redução de custos

Como mencionamos anteriormente, a maior parte dessas redes podem anunciar vagas de forma gratuita, mas também podem ser pagas, se fizer sentido para sua empresa. 

Além disso, com a facilidade da comunicação com candidatos através das mensagens diretas como o uso do WhatsApp, tornam o processo mais simples e até mais rápido. 

É onde os talentos estão

O Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, daí já é possível imaginar que provavelmente seus candidatos ideais estarão por lá. E onde seus candidatos estiverem, você também deve estar.

Maior alcance

Alcance mais pessoas para o seu processo, tenha mais opções na hora de fazer a seleção de candidatos e dessa forma, garanta contratações mais assertivas. Isso deve, então, impactar o turnover da sua empresa, fazendo com que pessoas mais qualificadas façam parte do seu time.

Divulga a marca empregadora

Usar as redes para mostrar a sua empresa, como funciona, as vantagens de trabalhar lá, como valorizam seus colaboradores é uma maneira muito eficiente de fazer com que os profissionais olhem para sua organização como um lugar ideal para se trabalhar.

Isso ajuda a fortalecer a imagem da marca empregadora, tornando os processos mais atraentes para os candidatos que se identificam com a empresa, trazendo mais efetividade aos processos.

Como desenvolver uma estratégia de social hiring?

Para fazer o recrutamento social é preciso entender que requer uma dedicação constante para que consiga atrair de forma quantitativa e qualitativa.

Crie e mantenha atualizado os perfis da empresa

É preciso não somente ter um perfil nas redes sociais, mas alimentá-los com conteúdos de employer branding para que, quando sua empresa abrir uma vaga tenha uma boa quantidade de candidaturas.

Isso faz com que seu público veja a sua empresa de forma mais humanizada e se identifique com sua cultura e valores.

Use conteúdos para atrair talentos

Pense no que faz você gostar da sua empresa, quais os valores são refletidos na rotina das pessoas e tente mostrar isso através de conteúdos, seja foto ou vídeos. 

Mostre as ações de endomarketing que o RH realiza, por exemplo. Essa é uma maneira bem interessante de se conectar com as pessoas que poderão se candidatar às suas vagas.

Engaje seus colaboradores

Não existe propaganda melhor que as que seus próprios colaboradores podem fazer. Se eles se sentem felizes em fazer parte da sua empresa, eles se tornarão embaixadores da marca e serão a prova viva das vantagens de trabalhar na organização.

Ter depoimentos dos colaboradores é uma boa opção, assim como incentivá-los a comentar e compartilhar as ações que a empresa promove.

Pensando em um processo realizado através do recrutamento social, é possível que você comece a lidar com uma grande quantidade de candidatos, e gerenciar tantos perfis até achar que o ideal é um trabalho muito minucioso e que requer atenção.

Dessa forma, que tal saber como fazer uma triagem de currículos mais efetiva? Para isso, separamos um material exclusivo, com intuito de ajudar a otimizar essa etapa tão importante. Baixe gratuitamente!

 

banner de planilha de triagem de currículo download