Pular para o conteúdo

Trabalho de treinamento e desenvolvimento: como aplicar

O que as empresas mais desejam, é ter em suas equipes profissionais competentes e de alto desempenho. Mas o que muitas delas esquecem é do trabalho de treinamento e desenvolvimento. Pois é necessário mantê-los atualizados e em constante aprendizado para assim gerar bons resultados. 

Por isso, investir em um planejamento de desenvolvimento e treinamento de pessoas tem sido importante para as organizações. Além de manter a qualidade das entregas dos seus colaboradores é um meio de engajar e mantê-los na sua empresa. 

Entenda o que é e qual a importância e os tipos de trabalho de treinamento e desenvolvimento que você pode aplicar. Boa leitura!

O que é um programa de treinamento e desenvolvimento?

Um programa de treinamento e desenvolvimento é a estruturação de um conjunto de atividades com o intuito de ajudar os colaboradores de uma organização a melhorar suas habilidades, conhecimentos e técnicas profissionais.

O trabalho de treinamento e desenvolvimento pode envolver qualquer coisa. Desde um curso sobre como usar alguma ferramenta específica para determinado setor, até um workshop sobre falar em público. Ou até mesmo apenas um treinamento individual como mentorias ou coaching.

Diferenças entre treinamento e desenvolvimento de pessoas

O trabalho com treinamento e desenvolvimento de pessoas é um processo contínuo. E seu objetivo é equipar os funcionários com as habilidades de que necessitam para desempenhar suas funções com sucesso e avançar dentro da organização.

No entanto, o treinamento e o desenvolvimento de pessoas são coisas bem diferentes, mesmo sendo complementares uma à outra. Entenda melhor cada uma delas:

Treinamento

O Treinamento se trata de qualquer tipo de instrução que ajude uma pessoa a aprender novas habilidades ou melhorar as que ela precisa para desempenhar suas funções com sucesso. 

Um exemplo disso é o treinamento de novos funcionários, que são geralmente contratados com experiência. Mas precisam aprender da maneira como as tarefas são feitas ali naquele ambiente. 

Desenvolvimento

Já o desenvolvimento é um conceito mais amplo, pois ele inclui elementos além da aprendizagem, como mudanças nas atitudes, valores, comportamentos e relacionamentos das pessoas com os outros.

O investimento no desenvolvimento de pessoas ajudam a desenvolver suas capacidades ao longo do tempo e até proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal. Estas oportunidades incluem:

A importância do treinamento e desenvolvimento para a estratégia da empresa

Os programas de treinamento e desenvolvimento são importantes porque ajudam a manter seus funcionários engajados em seu trabalho, ao mesmo tempo em que os ajudam a crescer como indivíduos. 

Eles também ajudam a contribuir com a estratégia geral de sua empresa, principalmente com o aumento da produtividade e reduzindo as taxas de rotatividade. Dessa forma, a sua organização pode contar com profissionais mais qualificados e comprometidos com a missão da empresa. Além da possibilidade de que eles permaneçam a longo prazo.

Cursos de recrutamento e seleção gratuitos da abler

Por que investir no T&D?

O treinamento de pessoas é muito interessante, principalmente para as empresas, investir no treinamento do seu pessoal. Isso porque, através do T&D a organização pode contar com profissionais mais qualificados e com mais habilidades para lidar com demandas, responsabilidades e com o trabalho em equipe. 

Dessa forma, há várias razões pelas quais as empresas investem em treinamento e desenvolvimento, como: 

  • aumentar a satisfação dos funcionários; 
  • melhorar a produtividade;
  • preparar os funcionários para mudanças; 
  • elevar o moral; 
  • apoiar os esforços de recrutamento; 
  • reduzir as taxas de rotatividade; 
  • manter a vantagem competitiva sobre os concorrentes.

Tipos de abordagem de treinamento e desenvolvimento de pessoas

O mercado de trabalho e as necessidades das funções estão sempre mudando, assim é difícil saber por onde começar ou qual abordagem funciona melhor com sua equipe. E isso faz com que o planejamento de treinamento possa ser um pouco difícil.

E, na verdade, escolher a abordagem para o trabalho de treinamento e desenvolvimento pode ser um pouco mais complicado por haver diversos tipos. Isso porque nem sempre é fácil ver as diferenças entre os tipos de treinamento e abordagens de desenvolvimento.

No entanto, existem algumas diferenças que você vai querer ter em mente ao escolher seu próximo programa de treinamento. Por isso, separamos aqui algumas das formas mais comuns que os seus colaboradores podem aprender a melhorar suas habilidades:

Planejado x casual

O treinamento planejado é quando você tem um objetivo específico em mente e projeta seu programa de treinamento de acordo. Assim, estabelecendo esse plano de T&D com antecedência, consegue saber exatamente para onde está indo.

Isso faz com que você tenha um controle maior sobre as ações da equipe, além de ajudar a manter o foco e alcançar seus objetivos

No entanto, o treinamento casual funciona de forma diferente. Quando você não tem objetivos específicos para fazer um treinamento, mas na verdade usa esse processo para experimentar diferentes abordagens a fim de gerar algum insight na sua equipe. Um exemplo disso é começar a testar uma ferramenta X com a sua equipe e ver como isso agrega a ela. 

Intencional x randômico

O treinamento intencional tem a ver com entender o que os colaboradores querem, e se está de acordo com as estratégias da empresa. Já o que é dinâmico está relacionado a aleatoriedade, o que não é muito interessante para as organizações. 

Dessa forma, pode ser estabelecido planos de aprendizagem de acordo com o que os colaboradores querem, mas que faça sentido para ambos, alinhados com as necessidades da organização.

Proativo x reativo

De modo geral, o proativo é o treinamento para antecipar possíveis problemas com antecedência, enquanto o reativo é feito conforme necessário ou após um incidente ocorrer.

Longo prazo x curto prazo

Treinamentos de Longo prazo refere-se a programas de treinamento que levam mais tempo para serem concluídos, pensado no período futuro. Já os de curto prazo referem-se a T&D com menos tempo de duração — como um curso on-line ou webinar).

Instabilidade x estabilidade

Esse tipo de treinamento é voltado para a mudanças, onde a estabilidade pode gerar poucas mudanças ao longo do tempo. E a instabilidade deve gerar mudanças significativas no final do processo.

Consensual x imposto

É muito mais vantajoso que o interesse de aprender e desenvolver habilidades parta dos colaboradores. Dessa forma, é preciso incentivá-los a aprender e participar da criação do conhecimento. 

Assim, o treinamento não será uma coisa forçada, ou algo que acontece de forma isolada, mas será um processo contínuo.

Provisório x permanente

É importante ter em mente que o trabalho de treinamento e desenvolvimento é constante e durante o caminho haverá mudanças. Dessa forma, todos os conhecimentos podem ser atualizados.

Quais são as 4 etapas do processo de treinamento e desenvolvimento?

Há quatro componentes principais da T&D: aprendizagem, desenvolvimento, apoio e gerenciamento de mudanças. Conheça mais sobre elas!

Aprendizagem

O aprendizado faz parte do treinamento, pois é através disso que uma pessoa consegue aprender habilidades, técnicas ou obter informações úteis.

Desenvolvimento

O desenvolvimento seria como um pós treinamento. Portanto, depois que você aprende a usar uma ferramenta, por exemplo, o desenvolvimento é a forma que essa nova habilidade contribui para o seu crescimento e impacta os seus resultados.

Apoio

Apoio refere-se aos recursos que a empresa disponibiliza aos colaboradores, o incentivo ao aprendizado constante ou para assumir novas funções e responsabilidades.

Gerenciamento de mudanças

Por último, temos o gerenciamento de mudanças que ajuda a garantir que os funcionários sejam capazes de gerenciar quaisquer mudanças em seus empregos ou responsabilidades. 

Isso é muito importante para passar confiança para esses profissionais, e assim eles não se sentirem sobrecarregados com a novidade de tudo isso.

Os benefícios do T&D de pessoas

O trabalho de treinamento e desenvolvimento é uma maneira eficaz de fazer uma boa gestão de pessoas

É bem óbvio dizer que quando você tem uma equipe de alto desempenho, é mais fácil atingir seus objetivos. Mas vai além disso, com uma equipe bem desenvolvida, sua empresa consegue aproveitar ao máximo todos seus recursos. 

Dessa forma, o T&D também ajuda sua organização a operar com mais eficiência, o que, por sua vez, ajuda você a economizar dinheiro.

Além disso,  o treinamento impacta diretamente em pontos fundamentais da gestão de pessoas, como:

Melhoria no clima organizacional

Quando as pessoas sentem que têm voz no que acontece no trabalho, isso cria um ambiente muito mais produtivo onde todos têm algo valioso para contribuir com cada projeto que se depara com sua mesa.

Ter um planejamento de treinamento faz com que as pessoas sejam mais produtivas, oferecendo a elas maior liberdade criativa, e diminuindo a necessidade do microgerenciamento. Isso deixa os colaboradores mais confiantes para fazer seus trabalhos e deixa o clima mais agradável entre a liderança e os outros colaboradores.

Fortalecer a cultura organizacional

A cultura organizacional é parte fundamental de qualquer organização, e ajuda as pessoas a se sentirem mais conectadas com seus empregos. 

O T&D, então, pode trazer uma melhoria na produtividade e desempenho do seu time, o que significa que você verá menos rotatividade, maiores níveis de engajamento entre os membros de sua equipe e maior satisfação com o ambiente de trabalho.

De modo geral, o investimento em um programa de treinamento e desenvolvimento beneficia todos os envolvidos — empresa e colaboradores. Pois assim, os seus funcionários se tornam mais capacitados, gerando mais resultados, o que torna sua empresa mais competitiva e mais valiosa para o mercado.

 

Que tal, agora, saber maneiras de tornar sua equipe mais competente? Temos um material com dicas incríveis para ajudar você a extrair o máximo dos seus colaboradores sem sobrecarregá-los ou desmotivá-los. BAIXE AQUI!como ter uma equipe de alta performance