Você já ouviu falar da gestão por competência? Bom, a ideia faz parte do universo dos recursos...
Soft Skills: o que são, para que servem e como desenvolver
Quando estamos nos desenvolvendo profissionalmente, sempre pensamos em cursos, graduações e workshops voltados aos conhecimentos específicos da área que queremos trabalhar, certo?
Mas nem sempre apenas essas habilidades serão o suficiente no mercado de trabalho, por isso as soft skills são necessárias. Isso porque, os conhecimentos da sua área são importantes para você fazer seu trabalho, mas para ser um líder ou trabalhar em equipe, é fundamental ter habilidades interpessoais.
E as soft skills tem a ver com as suas competências comportamentais, por isso são tão importantes para o seu trabalho. Pensando nisso, fizemos este conteúdo para sanar suas dúvidas sobre este assunto, e ainda elencamos algumas habilidades bem importantes para o mercado de trabalho. Confira!
Conteúdo da página
O que são soft skills?
As soft skills são um conjunto de traços e comportamentos pessoais que fazem de alguém, um melhor colega, funcionário e pessoa. Elas são as habilidades que é possível desenvolver para conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho.
Essas habilidades podem fazer toda a diferença quando o assunto é obter sucesso em sua carreira. Isso porque as soft skills não se tratam apenas de ser empático ou amigável, na verdade, elas abrangem uma ampla gama de habilidades, incluindo coisas como comunicação, autoconsciência, adaptabilidade e trabalho em equipe.
Qual a diferença entre soft skills e hard skills?
Atualmente as pessoas estão percebendo que as soft skills são tão importantes quanto as hard skills quando se trata de progredir em sua carreira. As duas coisas estão relacionadas a habilidades que você tem ou pode desenvolver para sua vida profissional ou pessoal. Mas qual a diferença entre elas?
Soft Skills
As soft skills estão mais sobre como interagimos uns com os outros e com nosso ambiente. Por isso, essas habilidades incluem coisas como comunicação, colaboração, adaptabilidade, atenção aos detalhes e capacidade de trabalhar sob pressão, por exemplo.
Por se tratar de habilidades relacionadas ao comportamento, elas podem ser mais difíceis de aprender do que as hard skills. Isso porque requer mudanças de hábitos, pensamentos ou convicções.
Hard skills
Já as hard skills, são mais tangíveis e mensuráveis. Portanto, podemos dizer que são conhecimentos específicos ou habilidades que você pode usar para fazer o trabalho. Por exemplo, as hard skills de um contador podem incluir o manuseio de um software de contabilidade como ou do Excel.
Ou seja, essas habilidades avançadas são o conhecimento técnico e a experiência que fazem de você um especialista em sua área.
Por que as soft skills são importantes?
Por serem habilidades comportamentais, relacionadas a aptidões mentais, emocionais e sociais, muitas vezes as pessoas não se dão conta de que essas skills não são importantes apenas para sua vida pessoal.
Na verdade, elas são essenciais para ajudar uma pessoa a progredir profissionalmente. Por exemplo, se você está procurando um novo emprego ou quer ser promovido dentro de sua empresa, desenvolver soft skills é uma das melhores maneiras de se destacar.
Claro que os conhecimentos técnicos, formação e certificações contam bastante. Mas são as soft skills que são responsáveis por tornar as pessoas mais produtivas em seus trabalhos.
7 soft skills valorizadas no mercado de trabalho
As soft skills são bem importantes no mercado de trabalho, e podem ajudar na sua carreira. Pois elas podem tornar você um profissional mais empregável. E diferente do que muitos acham, as soft skills podem sim ser desenvolvidas com prática e experiência, além de oferecer a você um destaque entre outros candidatos.
Aliás, o mercado de trabalho é um lugar competitivo, e está se tornando ainda mais a cada dia. Com tantas pessoas procurando por trabalho, é importante ter uma vantagem competitiva sobre os outros candidatos. Por isso, é preciso se destacar na multidão, e as habilidades comportamentais são uma ótima maneira.
Algumas das habilidades mais valorizadas no mercado hoje em dia são:
Resiliência
A resiliência é uma habilidade muito importante para o mercado de trabalho moderno. Pois a resiliência ajuda você a superar obstáculos e desafios, com ela você é capaz de enfrentar estas diversas adversidades e continuar, mesmo que não seja fácil.
Colaboração
Essa é uma habilidade fundamental para o mercado. Isso porque a colaboração é uma habilidade que mostra sua capacidade de trabalhar bem com os outros e de se comunicar de forma eficaz. Além disso, ela também está relacionada à adaptação e à disposição para ouvir.
Flexibilidade
Com flexibilidade, é possível se adaptar rapidamente a novas situações, que podem ser muito valiosas no mundo de hoje. Sem isso, o mercado de trabalho pode ser muito mais difícil de lidar.
Portanto, ser flexível significa ser capaz de mudar de rumo quando necessário, estar disposto e ser capaz de aprender coisas novas rapidamente.
Trabalhar sob pressão
Essa é uma habilidade que pode ser importante para determinadas funções. Mas que, na verdade, nada mais é que uma forma de mostrar que uma pessoa pode manter a calma em momentos mais tensos e ter um bom desempenho.
Comunicação eficaz
A comunicação é uma das habilidades comportamentais fundamentais. Isso porque não basta falar bem, é preciso ter uma comunicação eficaz, e isso significa ser capaz de ouvir efetivamente e falar claramente para que as pessoas entendam a mensagem a ser passada.
Desse modo, as habilidades de comunicação incluem ouvir bem, falar clara e persuasivamente, fazer perguntas e escrever efetivamente.
Orientação por resultados
Essa soft skill, de orientação por resultados, tem a ver com a capacidade de alcançar objetivos focando nos resultados em vez de apenas seguir regras ou instruções.
Isso significa conseguir estabelecer metas e segui-las, mesmo que haja bloqueios de estrada pelo caminho.
Liderança
A liderança, com certeza, é uma das skills mais valorizadas pelas empresas. Ela é algo que muitas pessoas não pensam como uma habilidade real, mas é. E geralmente é ela que é responsável por ajudar muitos profissionais a avançar em suas carreiras.
Dessa forma, a Liderança envolve ter a capacidade de inspirar outros a trabalharem juntos em direção a um objetivo comum. Também envolve assumir a responsabilidade por si mesmo e pelos outros.
Assim, os empregadores querem líderes que possam motivar os outros e garantir que todos estejam trabalhando de forma alinhada com a missão da empresa para um crescimento contínuo.
Como desenvolver soft skills?
Como mencionado anteriormente, as soft skills não são habilidades tão fáceis de aprender, requer esforço e dedicação, pois tem a ver com mudanças de hábitos sociais e mentais.
Então, quando você identificar quais são as habilidades comportamentais que você mais precisa desenvolver, é aí que você vai começar a trabalhá-las. Escolha até 3, pois assim você consegue aprimorar bem cada uma delas.
Dessa forma, para desenvolver essas skills, é interessante focar nos passos seguintes:
Aprenda a se autorregular
Trabalhar com soft skill é um trabalho contínuo e que você vai precisar se autogerenciar. Dessa forma, é importante sempre estar atento em como aplicar essas skills e como elas farão parte da sua rotina.
Se as soft skills são habilidades comportamentais, regular suas atitudes e comportamentos são fundamentais para ter efetividade no desenvolvimento delas.
Gerencie o seu tempo
Administrar seu tempo é muito importante porque permite que você administre todas as suas responsabilidades de forma eficaz. Pois, como mencionado, as soft skills precisam ser trabalhadas continuamente, e para isso vai demandar seu tempo e esforço.
Desenvolva a cultura do feedback
Não tem forma melhor de se desenvolver habilidades comportamentais do que ouvindo as pessoas que trabalham, moram e convivem com você. Portanto, dê espaço para que essas pessoas digam o que você pode melhorar e como está a sua evolução com essas skills.
Isso ajuda a melhorar suas habilidades ao longo do tempo para que possa se tornar uma pessoa melhor e um funcionário mais eficiente.
Como as empresas podem ajudar a desenvolver soft skills?
Desenvolver Soft Skills é melhorar a forma de se relacionar no ambiente corporativo. Não é atoa que as empresas têm prezado tanto por elas, mas além de exigir tais habilidades, é preciso incentivar o desenvolvimento delas.
Dessa forma, pensar em planos de desenvolvimentos, através de uma avaliação de desempenho, por exemplo, é possível identificar as soft skills que cada um de seus colaboradores precisa desenvolver.
Com isso, auxiliar a aprimorar as Soft Skills dos colaboradores se torna mais fácil. Isso pode ser feito através de programas de desenvolvimento, com treinamentos e mentorias, por exemplo.
Para ter uma real efetividade do desenvolvimento dessas skills na sua empresa, é importante ter uma cultura organizacional fortalecida, com valores que realmente façam parte da realidade da sua empresa. Isso fará com que as habilidades pessoais dos profissionais sejam trabalhadas diariamente e torne-se realidade nas equipes.
Esse investimento é muito importante e pode trazer diversas vantagens para sua empresa. Então, que tal ler mais sobre desenvolvimento pessoal dos colaboradores? Confira o nosso post com dicas e benefícios.