A cultura organizacional faz toda a diferença na competitividade de uma empresa. Afinal, a partir...
Cultura e clima organizacional: qual a diferença entre eles
A diferença entre cultura e clima organizacional ainda é para muitos, sinônimos, porém queremos começar o artigo com um esclarecimento rápido!
Cultura organizacional: o conjunto de normas, valores e comportamentos que regem uma instituição.
Clima organizacional: é uma espécie de termômetro que mede o nível de satisfação de seus funcionários em todos os aspectos da organização.
No entanto, não basta só um rápido conceito. Esse artigo é para ajudar você a entender o que é cada um deles e como você pode trabalhá-los em sua empresa.
Entenda como esses dois aspectos tornam o gerenciamento mais eficaz resultando em profissionais mais motivados e engajados.
Provavelmente, você veio aqui para dar um fim nas suas dúvidas, então continue a leitura e vamos sanar essas dúvidas!
Conteúdo da página
Cultura organizacional – o pilar da empresa
Podemos dizer que é o DNA da companhia. A cultura influencia todos os membros da organização como diretrizes e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades. Por isso, a cultura é estabelecida por meio de um conjunto de valores, atitudes, crenças e hábitos.
Sendo um dos elementos mais importantes em qualquer empresa, pois constitui o modo de agir e pensar que existe em uma organização. Tratando-se de um padrão no qual quem não se encaixa nele, não se enquadra no fit cultural da organização.
A essência cultural é notada pela forma como uma empresa faz seus negócios, a maneira como trata seus clientes, seus membros e como ela é vista pelos seus colaboradores.
E essa cultura precisa estar alinhada à missão, visão e valores.
Por exemplo, se ela atua no ramo B2B e o foco é no sucesso do cliente, todos os colaboradores precisam estar alinhados e centrados nessa missão.
Por outro lado, organizações voltadas ao desenvolvimento de produtos e serviços, costumam estimular os funcionários a pensarem como dono.
Mas, apesar de ser algo intrínseco à companhia, a cultura organizacional pode ser mudada gradualmente ao longo do tempo, de acordo com as mudanças e necessidades do mercado e até mesmo dos objetivos planejados por seus gestores.
A cultura organizacional está diretamente ligada aos valores da empresa. Já o clima se relaciona ao dia a dia da empresa.
Quais os benefícios da cultura organizacional?
A cultura organizacional, como comentamos anteriormente, é algo que faz parte do DNA da empresa. Todo grupo de pessoas possui sua própria cultura, como uma família que tem seus costumes e compartilham gostos e manias, por exemplo.
Do mesmo modo funciona as empresas, de algum modo a cultura da empresa vai refletir nos seus colaboradores. Por isso, é importante pensar a respeito disso e ajudar a criar uma cultura saudável para todos.
E assim, com uma cultura forte que envolva seus colaboradores é possível ter diversas vantagens, como:
Manter as principais crenças da empresa
Quando se tem uma cultura forte, isso reflete em todos da empresa, que estarão fazem parte daquele grupo e sabem o que é esperado deles. Isso ajuda a manter os funcionários engajados em seus empregos e os faz sentir que eles são importantes para a empresa.
No entanto, se você não consegue estabelecer uma boa cultura, os profissionais da sua organização podem ter medo de compartilhar suas ideias porque não querem parecer que estão não estão pensando em conjunto com o time ou que são diferentes de todos os outros.
Garantir valores organizacionais importantes
A cultura organizacional tem tudo a ver com a garantia de que seus valores fundamentais estão sendo cumpridos. É através dela que você será capaz de garantir que os funcionários estejam fazendo seu trabalho da maneira que funciona melhor para eles e para a empresa.
Quando existe uma cultura de confiança e respeito, as pessoas se sentem seguras para assumir riscos e experimentar coisas novas sem medo de consequências. Isto permite mais espaço para o desenvolvimento de criatividade e a inovação, além de potencializar a produtividade dos colaboradores.
Aliás, esses valores estabelecem um padrão para o que é um comportamento aceitável e inaceitável dentro da empresa. Assim como é bem importante na escolha de líderes.
Melhorar os processos de recrutamento e onboarding
A cultura organizacional coloca em destaque comportamentos e valores que são importantes para a empresa. Com base nesses conceitos, é possível fazer uma seleção de talentos muito mais acertada, escolhendo profissionais que realmente se identificam com as ideias da corporação
Assim, quando eles fizerem o onboarding, sua adaptação será de forma mais natural e fácil, retendo essas pessoas na sua empresa e, consequentemente, reduz os riscos de turnover.
Fortalecer a marca da empresa
A identidade da empresa como marca empregadora está relacionada com a cultura que ela desenvolve e apresenta para o mercado. Isso abrange a forma como a empresa se posiciona a respeito do bem-estar dos seus colaboradores, por exemplo, é algo avaliado por potenciais candidatos.
Oferecer um bom pacote de benefícios, faz parte da gestão da cultura organizacional, bem como da manutenção do employer branding. Dessa forma, ter uma cultura com valores fortes que reflitam realmente o que a empresa é vai determinar como os concorrentes, candidatos e até mesmo clientes enxergam sua marca.
Uma cultura organizacional forte, pode impactar, inclusive, no clima organizacional da sua empresa.
Clima organizacional – a atmosfera da empresa
O clima organizacional é caracterizado pela percepção dos funcionários em relação ao local de trabalho, ou seja, o dia a dia da empresa e influenciando diretamente na motivação dos indivíduos da organização e na forma com que os processos acontecem.
Como se trata da percepção momentânea, diferentemente da cultura organizacional, o clima passa por constantes mudanças, sendo necessárias avaliações periódicas com os colaboradores. Dessa forma é possível tomar atitudes em prol da motivação dos membros dentro da organização.
Um clima organizacional influencia no desempenho de uma empresa e, a partir de como os funcionários percebem o clima no dia a dia de trabalho.
É muito comum qualquer colaborador passar por certas tensões no trabalho, mas com isso o clima vai se tornando pesado, afetando diretamente o sucesso ou o fracasso de uma empresa.
O clima pode gerar uma série de sensações, tanto positivas como negativas e impactar até mesmo os clientes que visitam a empresa, gerando um certo desconforto ou até mesmo intimidação.
Quais os benefícios do clima organizacional?
O clima organizacional é uma sensação, é a maneira que os colaboradores se sentem em relação à empresa, ao ambiente de trabalho e seus colegas. Dessa forma, a organização deve agir para entender como anda o ambiente, e assim pensar em formas de melhorá-lo ou potencializar o seu bom andamento.
Desse modo, ter um bom clima organizacional é fundamental para um bom desempenho das pessoas dentro da sua organização. E estão aqui alguns benefícios disto:
Aumentar a produtividade da empresa
Quanto mais confortáveis os funcionários se sentem no local de trabalho, mais fácil é para eles fazerem seu trabalho com alta qualidade.
Um bom clima organizacional aumenta a produtividade da empresa, fazendo com que todos os funcionários se sintam valorizados e capazes de tomar decisões.
Isto faz com que a força de trabalho seja mais engajada, o que significa que eles são mais propensos a encontrar soluções criativas para os problemas.
Um estudo da Universidade da Califórnia constatou que os locais de trabalho com bom clima organizacional, tem colaboradores 31% mais produtivos e 3 vezes mais criativos. Eles também tiveram um aumento nas vendas de 37% em relação às outras empresas, de acordo com o portal Estado de Minas.
Criar engajamento e motivação
Um bom clima organizacional cria engajamento e motivação para os trabalhadores, o que significa maior produtividade e menores taxas de rotatividade. Desta forma, um ambiente saudável ajuda as pessoas a sentirem que estão trabalhando no seu melhor.
Quando os funcionários sentem que fazem parte de uma equipe colaborativa e cooperativa, é mais provável que eles estejam engajados e motivados a fazer bem o seu trabalho. Isto porque as pessoas querem trabalhar com pessoas que as fazem sentir-se bem consigo mesmas e com seu trabalho.
Reter talentos importantes
Um bom clima organizacional é mais do que apenas um bom lugar para se trabalhar. Na verdade, é um dos fatores mais importantes na decisão de um funcionário de permanecer em sua empresa. Quando você tem uma cultura empresarial e um forte clima organizacional, é mais fácil atrair e reter os melhores talentos.
Ao se deparar com uma empresa com ambiente tóxico, com muita competição, por exemplo, um bom talento dificilmente vai permanecer ali. E assim, a sua empresa pode perder grandes profissionais que prezam pela qualidade de vida.
Pois nada é melhor do que trabalhar e se desenvolver em um lugar amigável com clima colaborativo entre os colaboradores, que ao invés de viverem em competições, sabem que estão escalando juntos para um mesmo objetivo.
Frear o turnover da empresa
Quanto melhor um funcionário se sentir sobre seu trabalho, menor é a probabilidade de deixá-lo. Isto significa que você terá uma força de trabalho estável e será mais produtiva.
Quando os funcionários sentem que suas preocupações estão sendo ouvidas e tratadas pela liderança, é mais provável que eles permaneçam engajados em seu trabalho.
Quais as principais diferenças entre clima e cultura organizacional?
Existe uma relação de interdependência entre clima e cultura organizacional.
O clima organizacional diz respeito àquilo que é praticado no dia a dia, enquanto a cultura está associada aos elementos mais duradouros, que acabam sendo, de fato, institucionalizados na empresa.
Contudo, mesmo sendo conceitos diferentes, esses princípios possuem uma relação de interdependência entre eles. Por isso, são fundamentais em qualquer empreendimento, independentemente do seu tamanho ou segmento de atuação.
Empresa (cultura) x Equipe (clima)
A diferença entre elas é que a cultura se refere à organização como um todo, enquanto o clima se refere à equipe dentro dessa organização.
Dessa forma, a cultura de uma empresa é sua identidade geral, incluindo como ela pensa sobre si mesma, como ela percebe seus concorrentes e como ela trata os funcionários e clientes.
O clima organizacional é a forma como os membros de uma equipe interagem uns com os outros e se tratam mutuamente.
DNA (cultura) X Pilar (clima)
A Cultura como DNA, é a base da sua empresa, é sobre os valores e princípios que impulsionam sua organização, é a maneira como seus funcionários interagem uns com os outros, é como eles se relacionam com seus clientes, e se estende até a forma como eles se comunicam.
O clima, por outro lado, é um pilar, é como sua empresa se comporta diante de pessoas que estão observando: clientes, investidores ou os próprios funcionários. Tem a ver como as pessoas se comunicam e colaboram umas com as outras.
Coletivo (cultura) X individual (clima)
O clima e a cultura são duas coisas muito diferentes, mas elas têm algumas semelhanças. Por exemplo, ambos envolvem as pessoas e a forma como interagem entre si, além da forma como a organização é estruturada e como ela opera.
A cultura é um conceito coletivo que descreve os valores e crenças de sua organização. Por isso, pode ser pensada como “a maneira como fazemos as coisas por aqui” ou “a maneira como trabalhamos juntos“.
O clima é baseado em percepções individuais de como é a organização, tem relação com o que as pessoas sentem sobre seu ambiente de trabalho imediato, por exemplo, se elas se sentem apreciadas ou respeitadas.
Esse sentimento pode incluir desde o ambiente físico até como eles percebem as atitudes de seus colegas em relação a eles.
Conclusão
Ambos influenciam no desempenho e na produtividade dos colaboradores. Portanto, investir tempo e recursos para melhorar aspectos tangíveis e intangíveis do clima organizacional, de forma consistente e contínua, causará impactos positivos de longo prazo que farão parte da cultura organizacional.
Lembre-se de que a organização trabalha com e por meio de pessoas. Além disso, é importante motivar diariamente as pessoas que fazem parte de sua equipe, e colocar em prática uma cultura organizacional sólida.
Buscando sempre manter os valores éticos e o bem-estar dos colaboradores e dos clientes. Agora você já sabe a diferença entre clima e cultura organizacional e a importância de cada um deles. Que tal agora, ver sobre Employer branding: como medir a reputação da empresa?