Pular para o conteúdo

Como fazer uma proposta de emprego irrecusável? Veja 8 dicas!

Depois de concluir as principais etapas do seu processo de recrutamento e seleção, sabe qual o próximo passo? Enviar uma proposta de emprego para a pessoa favorita à vaga, aquela que mais se aproxima do perfil ideal. 

A proposta de emprego não é apenas um e-mail ou carta que você envia informando a função salário e coisas desse tipo. Esse documento precisa ser planejado e elaborado com bastante atenção para garantir que a pessoa selecionada aceite e se sinta motivada a fazer parte da empresa.

E para que sua proposta seja irrecusável é preciso investir em estratégias para tornar as vagas mais atrativas. Para isso, separamos aqui algumas dicas bem interessantes para você elaborar sua proposta. Continue lendo e confira!

Informações que não podem faltar 

Antes de tudo, acredito que é importante lembrar que por mais elaborada que seja a sua proposta de emprego, existem algumas informações básicas sobre os termos e condições do emprego que precisam ser incluídas. Tais como:

  • posição e nome do cargo oferecido;
  • data de início;
  • a jornada de trabalho;
  • salário;
  • benefícios e outros elementos;

Mas você já deve estar ciente disso, portanto, vamos agora para as dicas que mencionamos anteriormente. 

Dicas para tornar a sua proposta de emprego irrecusável

A proposta de emprego é uma etapa que intermedia o fim do recrutamento e um possível onboarding – se a pessoa aceitar, claro. Então, é necessário estar atento a algumas questões para continuar oferecendo uma boa experiência ao candidato.

Aqui temos algumas dicas para você incluir nas suas propostas, além de orientação para você se preparar, inclusive, para a resposta da pessoa selecionada. 

1. Conte um pouco sobre a empresa

Se você tem uma página de carreiras, provavelmente a pessoa selecionada já deve ter passado por lá e visto um pouco sobre a sua empresa até mesmo antes de se candidatar. 

Mas talvez seja interessante você ressaltar sobre a cultura, a missão e os valores da empresa para reforçar a identificação da pessoa candidata com a organização – o fit cultural. Talvez até falar da trajetória da empresa resumidamente. Isso agrega valor a sua marca e motiva esse profissional a aceitar a proposta.

É interessante pensar em um meio de fazer isso sem deixar sua proposta muito extensa, pode ser feito através de uma imagem ou vídeo bem sucinto.

2. Mencione o plano de carreira 

As ofertas de empregos da sua empresa devem ser baseadas no plano de cargos e salários, mencionar isso pode ser um fator favorável para conquistar o profissional.

Isso pode pesar bastante na decisão da pessoa candidata, pois nem sempre é o salário o maior atrativo, muitas vezes ter a expectativa de crescimento e desenvolver a carreira profissional pode ser mais vantajoso a longo prazo.

Veja também: Modelos de plano de carreira para ajudar a elaborar o da sua empresa 

3. Destaque os pontos positivos da proposta

Não se limite a apenas informar apenas o salário da vaga. É interessante destacar as vantagens para que chame a atenção do candidato e assim fazê-lo aceitar a vaga e fazer parte da empresa. 

Mas não mencione só das vantagens como:

  • Alimentação;
  • Plano de saúde;
  • Plano odontológico;
  • Auxílio creche;

Destaque também todos os pontos positivos de fazer parte da empresa, relacionada ao ambiente, por exemplo. Além de outros benefícios como:

  • Mais tempo livre;
  • Programas de educação financeira; 
  • Plano de desenvolvimento; 
  • Flexibilidade; 
  • Previdência privada.

É claro que não adianta prometer coisas que a empresa não pode cumprir depois ou fora da realidade atual da organização. Assim, a pessoa candidata vai poder avaliar a proposta, os prós e contras e assim tomar decisão. 

4. Deixe claro o que espera do candidato

É muito importante deixar claro a descrição do cargo e enfatizar isso, para que a pessoa candidata entenda totalmente qual a expectativa da empresa em relação ao trabalho e entregas do futuro colaborador.

Para isso, você pode dar exemplos práticos das atividades cotidianas, quais os desafios do cargo e metas que deverão ser alcançadas. Isso facilita a análise da pessoa, e assim decide se consegue cumprir esse desafio e se está alinhada ao que é esperado dela.

5. Seja objetivo

Até agora já foram 5 dicas, o que pode parecer muito e, se você não se atentar a resumir esses pontos, será mesmo. Então, seja o mais objetivo possível e saiba escolher o que realmente cabe abordar na sua proposta de emprego. 

Disponha as informações da forma mais objetiva e clara possível, mas sem esquecer das boas maneiras e a cordialidade.

6. Não atrase com a proposta

Quando você encontrar a pessoa certa para a vaga e tudo estiver alinhado com os gestores, não espere demais para enviar a proposta de emprego, agir o quanto antes é muito importante. 

Se essa pessoa está disponível, pode estar participando de outros processos seletivos, e mesmo que não esteja, pode haver outras empresas interessadas nesse perfil. Para não perder o candidato perfeito para um possível concorrente, é preciso agir de imediato. Caso contrário, sua empresa pode perder o grande talento.

7. Dê o prazo para a resposta

Aceitar um emprego ou até mesmo mudar de empresa não é uma decisão tão fácil, por melhor que seja a proposta. A mudança de vida e na rotina pode ser bem grande e requer um tempo para que a pessoa selecionada possa avaliar a situação e decidir. 

É importante pensar nisso, mas também é necessário delimitar um tempo para que a pessoa responda a proposta. O recomendado é que seja dado um tempo de mínimo de 24 a 48 horas. Mas é claro que alguns cargos mais altos como de gerência, por exemplo, podem levar mais tempo.

Além disso, você também deve levar em conta a necessidade de fechar a vaga, se for urgente é claro que a decisão precisa ser tomada o quanto antes. E com isso, é importante levantar um possível ponto de atenção aqui, pois se a pessoa estiver adiando a resposta pode ser a hora de reconsiderar a proposta.

Pode ser interessante: O que sua empresa precisa saber sobre admissão de funcionário?

8. Prepare-se para uma contraproposta

O mercado de trabalho é muito competitivo, e quando se trata de um candidato excepcional a chance de outras empresas lutarem por essa pessoa é bem alta. Então, é necessário se preparar para que a atual empresa desta pessoa ou de outros processos façam suas propostas também.

Esse pode ser um momento de muita tensão para o profissional, então tente tranquilizá-lo e mencione que assumir o novo cargo é um passo muito importante para a sua carreira. Deixe que explique sobre as propostas recebidas.

Tente apontar os benefícios a longo prazo, as chances de desenvolvimento e crescimento de cargos e salários. E se for possível cobrir a proposta do concorrente, faça. Mas evite fazer parte de um leilão com a outra empresa. 

Agora, você já sabe como elaborar uma boa proposta de emprego para o seu candidato ideal. Então use todas as ferramentas para encantar e recrutar esse talento para a sua empresa.

E depois disso, para não correr o risco de perder esse profissional, confira este outro artigo com 4 dicas de como reter os talentos na empresa. Clique aqui e confira!