Pular para o conteúdo

O que é e como fazer um Processo seletivo gamificado

Que o mercado de trabalho mudou bastante nos últimos anos, com certeza você já notou, não é mesmo? E isso vem impactando todo mundo, empresas, candidatos e principalmente, as técnicas aplicadas no recrutamento e seleção

Os profissionais, diferentemente de momentos atrás, hoje têm maior liberdade para escolher onde querem trabalhar, e não apenas serem escolhidos. Isso fez com que os RHs começassem a fazer um movimento diferente, mais ativo e estratégico.

Então, se o seu RH não possui boas estratégias para atrair, engajar e encantar os candidatos — e reter seus colaboradores — provavelmente está perdendo, ou pelo menos correndo o risco de perder grandes talentos. 

Por isso, investir em processo seletivo gamificado pode ser uma excelente maneira de conquistar seus candidatos. Então, para aplicar e se inspirar para tornar seu recrutamento mais interessante, continue lendo este artigo!

O que é gamificação

Gamificação é um termo usado para se referir a ações que usam princípios de jogos como estratégia para ensinar, engajar, motivar, entre outras finalidades.

Esse modelo de ação chegou a diversos lugares. Então, são usados para tornar processos mais interessantes, chamar a atenção de clientes ou tornar ações mais dinâmicas.

O processo seletivo pode ser gamificado?

Essa dinâmica alcançou, inclusive, o RH, que agora usa a estratégia para tornar seu processo seletivo gamificado.

A gamificação do recrutamento pode ser usada em formato de fases, prêmios e pontos, por exemplo.

Por que usar a gamificação no recrutamento?

Como mencionamos anteriormente, os métodos de realizar o recrutamento estão mudando, e é importante acompanhar as tendências de RH para conseguir os melhores candidatos.

Ficar para trás nas estratégias de recrutamento pode prejudicar bastante o desenvolvimento de uma empresa. 

É bom lembrar que o mercado está cada vez mais competitivo, e simplesmente abrir uma vaga e esperar que os candidatos apareçam, não é interessante. Isso porque, outras empresas estão a todo vapor criando meios de atrair os melhores profissionais.

Além disso, usar um processo seletivo gamificado pode ajudar a analisar competências nos candidatos de forma mais simples e descontraída. Bem melhor aplicar diversos testes cansativos.

Benefício da gamificação do recrutamento

Já falamos que investir em um processo seletivo gamificado é uma ótima estratégia. Mas para você entender melhor as vantagens de usá-la, confira, aqui, seus principais benefícios.

Aumenta o engajamento de candidatos

Fazer um recrutamento tradicional e engessado não é nada atrativo para os candidatos. A demora e falta de dinamismo no recrutamento pode fazer com que os talentos desistam ou até mesmo a concorrência passe na sua frente.

Então, deixá-los animados com o processo ajuda a mantê-los interessados na vaga e motivados a ir até o fim do processo, além de ajudar a gerar uma competitividade saudável entre eles.

Dinamismo no processo seletivo

O processo de seleção é tenso para qualquer candidato. Oferecer um ambiente mais tranquilo e dinâmico pode possibilitar um melhor aproveitamento. Dessa forma, os talentos se sentirão mais à vontade e mostrar suas habilidades de forma mais natural. 

Assim, é possível disponibilizar uma boa experiência para os candidatos. E isso faz toda a diferença, acredite!

Ajuda a analisar dados objetivos sobre competências dos candidatos

Um processo seletivo gamificado pode facilitar bastante a análise dos candidatos em relação às suas habilidades e competências, bem como o perfil comportamental. 

Isso porque, dependendo da forma que você aplicar essa estratégia, a tecnologia pode ajudar ou a dinâmica escolhida facilita a analisar essas informações de forma mais clara.

Diferencial para a empresa

O tipo de gamificação que você usar pode surpreender os candidatos de forma positiva. E usar inovações nos processos de recrutamento e seleção pode ser um grande diferencial para os talentos na hora de aceitar uma proposta de emprego.

Candidatos que têm perfil inovador vão se sentir muito atraídos pela maneira diferente de recrutar. Isso pode ajudar, inclusive, a filtrar candidatos com o perfil que a sua empresa busca.

Portanto, esses benefícios ajudam a fazer com que seu processo seletivo gamificado seja mais eficiente, ou seja, contratações mais assertivas. 

Isso faz com que os novos colaboradores entrem motivados e engajados com a missão da empresa, além de reduzir o turnover. Só vantagens, não é mesmo?

Como aplicar gamificação no recrutamento?

Bom, agora vamos ver como começar a aplicar essa estratégia no seu recrutamento? Organizamos isso em passos simples, veja! 

1. Planeje

É preciso planejar muito bem como e o que você pode gamificar. Por isso, é interessante avaliar como o seu processo é realizado atualmente. Assim, você pode entender melhor se o mais eficiente seria aplicar a estratégia em determinada etapa ou no processo como todo.

2. elabore a avaliação

O próximo passo é buscar referências ou uma ferramenta que possibilite a realização dessa estratégia.

Existem várias maneiras de aplicar essa metodologia. Por exemplo, se a ideia for criar um esquema de pontuação, pense como isso vai funcionar, quais serão os requisitos para pontuar.

3. Aplique o game

Determinando o tipo de game que você vai implementar no seu processo, é hora de aplicá-lo. Talvez, antes de fazer com os candidatos, seja interessante fazer um teste com alguns colaboradores, simulando um recrutamento.

4. Peça feedbacks

Com ou sem teste, peça feedbacks dos candidatos — ou colaboradores, se aplicar o teste. Sempre é possível aprimorar as estratégias, né? 

E terceiros podem trazer insights pertinentes para sua estratégia.

Ideias de gamificação para processo seletivo

Você pode realizar gincanas virtuais, jogos para testes de habilidades, competições em aplicativos para a descoberta de novos talentos, entre outras ferramentas.

Gincanas virtuais

Torne seu recrutamento em uma gincana! Aplique atividades que envolvam o que você precisa avaliar nos seus candidatos, como agilidade em realizar tarefas, raciocínio lógico, tomada de decisão e afins. 

Game de competição

Torne cada etapa do processo em uma fase, elabore games que ajudem a identificar habilidades dos seus candidatos que se destaquem dos demais.

Jogos interativos

É possível contar também com ferramentas que facilitem a gamificação do seu processo. Existem aplicativos e sites de jogos que podem ser aplicados, e além de oferecer mais dinamismo ao processo, ajuda a avaliar os candidatos de forma mais simples e prática.

É importante que cada game tenha um objetivo. 

Ideias de gamificação na gestão de pessoas

A gamificação é uma tendência e pode ser aplicada no dia a dia das organizações. Usar essa estratégia pode ser muito eficiente para ajudar no engajamento dos colaboradores.

Algumas ações que podem auxiliar com isso, são:

Pontuação

Criar alguma atividade que possa ser pontuada pode ajudar muito a engajar os colaboradores. É claro que precisa ter um objetivo e algum tipo de prêmio para quem acumular mais pontos.

Níveis

Utilizar o esquema de níveis é bem interessante também. Criar etapas com objetivos a serem alcançados ajuda a estimular melhorias e desenvolvimento dos colaboradores.

Evolução

A evolução, assim como os níveis, precisam ser comunicados para cada colaborador, bem como receber alguma premiação pelo feito. Os níveis podem ser usados para fazer os colaboradores evoluírem no jogo.

Recompensas

As recompensas podem ser realizadas de diversas maneiras, através de um programa de reconhecimento ou de indicação, por exemplo. Isso ajuda incentivar seus colaboradores a melhorar seu desempenho, trazer inovações e até ajudar a atrair melhores profissionais.

Os reconhecimentos podem ser feitos através de:

  • troféu;
  • um valor adicional no vale-refeição/alimentação;
  • vale-presente;
  • almoço especial;
  • um dia de folga. 

A verdade é que você pode, além de ter um processo seletivo gamificado, gamificar várias tarefas na sua empresa, basta usar a criatividade.

Quer tornar seu recrutamento mais eficiente? A tecnologia pode ajudar muito com isso. Quer saber como? Veja esse outro artigo: Como a tecnologia pode ajudar na atração de talentos?