Pular para o conteúdo

O que é onboarding? Como implementar e benefícios

Você sabe qual o próximo passo a realizar depois de finalizar o recrutamento e seleção? Bom, quando você encontra a pessoa ideal para ocupar o cargo que tinha disponível na sua empresa, é hora de contratá-la e iniciar o seu onboarding.

Esse período é muito importante para os novos integrantes do seu time. É claro que integrar uma pessoa à rotina da sua empresa, à cultura e valores da organização não é uma tarefa fácil, mas é muito importante realizá-la.

Esse é um trabalho que exige muita dedicação da gestão de pessoas, ainda mais porque  acaba envolvendo toda a empresa. E para que funcione de forma efetiva é preciso ter uma cultura organizacional bem forte.

Conheça aqui mais sobre o que é onboarding e como essa estratégia pode beneficiar a sua empresa. Confira!

O que é onboarding?

A palavra “onboarding” significa “a bordo” ou “embarque”, que nas empresas, representa o período em que um novo colaborador chega. Esse é o momento de adaptação do novo contratado.

Esta etapa envolve orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento. Por isso, é uma missão do RH, mas pode e deve ser abraçada pelos líderes e pelos demais integrantes de cada time.

Para realizar um onboarding é preciso fazer um bom planejamento e mapear tudo que é importante informar, apresentar e ensinar a esta pessoa que está chegando. Nesse período inicial que o profissional recém-chegado vai:

Conhecer mais sobre o produto ou serviço da empresa: é muito importante que seus colaboradores entendam plenamente o que a empresa vende, conheçam seus diferenciais, quem são os concorrentes e quem é seu público, independente do cargo. Isso aproxima eles da organização e faz com que eles acreditem no que estão fazendo.

Se inteirar com a cultura da empresa: tenha em mente que a cultura da empresa é um dos pontos mais importantes, principalmente quando se trata de onboarding. Talvez seja isso que faça uma pessoa permanecer ou desistir do emprego. Apresenta os valores, a missão e os objetivos da empresa, mostre como isso faz parte do dia-a-dia de todos ali.

Entender sobre os processos e setores da organização: outro ponto muito importante é integrar o novo colaborador aos demais setores. Apresente-o a cada setor, faça com que o time conte um pouco como funcionam seus processos e o papel de cada um ali. 

Qual o objetivo do onboarding?

Agora que você sabe o que é onboarding, entenda melhor os seus objetivos e porque ele é tão importante para a empresa. Por isso, separamos aqui os 3 principais objetivos desse processo de integração, veja!

Explicando a empresa

Para ajudar na integração dos novos colaboradores é muito interessante contar a história da empresa, como e quem a fundou, quem são os gestores, como funcionam seus processos, seus produtos e tudo mais que acontece dentro da organização.

Integrando o novo colaborador à empresa

Como mencionado anteriormente, ajudar na adaptação dos novos funcionários é muito importante. Por isso, um dos objetivos dessa estratégia de gestão de pessoas é integrar as pessoas. 

Para isso, você pode viabilizar com os times e lideranças um tempo para que o novo colaborador possa interagir com todos os setores da empresa. Assim essa pessoa consegue compreender melhor na prática sobre os processos e quem os realiza. 

Além de entender como os setores funcionam e quem essa pessoa poderá procurar, caso precise de informações ou algum suporte de determinado time.

A importância da cultura desde o dia 1 do colaborador

A cultura organizacional é o que une e faz com que toda a empresa funcione de forma harmoniosa e contínua. Por isso, apresentar a cultura é tão importante, e também ajuda a viabilizar a adaptação do colaborador.

Para que a retenção de talentos seja efetiva é importante que essa pessoa tenha conexão com a empresa. Por isso é importante que durante os processos de recrutamento seja feito o teste de fit cultural

Para que a pessoa contratada seja alguém que compartilhe dos valores da empresa e tenha objetivo em comum com seus colegas de trabalho. 

Mostrar que essa cultura realmente faz parte da vivência das pessoas na empresa facilita a integração do novo profissional e faz com que ele esteja cada vez mais engajado, diminuindo as chances de turnover no período de experiência. 

Como funciona o onboarding

Cada empresa possui uma cultura diferente e diferentes formas de integrar os novos contratados. Mas alguns passos são fundamentais e indispensáveis em qualquer onboarding. 

Dessa forma, é importante saber que informações você não pode deixar faltar para o novo colaborador. Então, além da adaptação à cultura e ao clima da empresa, outros pontos importantes para fazer parte do seu onboarding, são:

Acessos e autorizações ao colaborador

O primeiro dia é o dia oficial da integração, e nesse momento é interessante já ter disponibilizado alguns acessos importantes para que no grande dia tudo seja mais fácil. Alguns desse acessos importantes geralmente são:

  • Email e formas de comunicação;
  • Acessos a setores da empresa;
  • Configuração de equipamentos e softwares;
  • Ou até mesmo crachá de acesso.

Materiais explicativos

É importante disponibilizar alguns materiais de apoio contando um pouco da empresa, dos setores e dos valores e da organização, bem como materiais para treinamento a respeito do cargo no novo colaborador.

Integrando com a sua nova equipe

Para integrar melhor o novo colaborador na equipe é interessante ter alguém que fique a disposição para ajudá-lo a tirar dúvidas e a se adaptar à empresa. Essa pessoa em alguns lugares são chamadas de “anjos”, aqui na abler, chamamos de “co-pilotos”.

Essa pessoa marca reuniões periódicas com o novo integrante do time para ajudá-lo com qualquer dificuldade relacionada a comunicação, adaptação ou com a cultura da empresa.

Políticas da empresa: explicação do funcionamento

Uma outra etapa importante é o esclarecimento sobre as regras e políticas da empresa. Isso pode ser conversado ou você pode incluir nos materiais de apoio e enviar para que essa pessoa possa ter acesso sempre que necessário.

Isso ajuda que a pessoa entenda melhor como funciona a organização e as pessoas que fazem parte dela.

Os 4 C do onboarding ideal

Todos nós já tivemos esse momento, o de chegar na empresa nova e não saber muito bem como agir. Por isso, saber o que é onboarding e como planejar essa estratégia para fazer com que os novos contratados se sintam bem-vindos. 

Dessa forma, para elaborar o seu onboarding perfeito veja como organizá-lo através dos 4 Cs.

Conformidade

A conformidade no onboarding é a ação de garantir que os membros de sua equipe estejam em dia com as regras e regulamentos de sua empresa. Além de garantir que eles entendam o que se espera deles desde o primeiro dia.

Clarificação

O esclarecimento tem tudo a ver com garantir que todos tenham todas as informações necessárias antes de começar um novo trabalho. Com isso, você consegue que eles saibam o que está acontecendo na empresa e por que é importante que eles estejam fazendo o que estão fazendo.

Cultura

Já nessa etapa, o onboarding é uma grande oportunidade para novos funcionários conhecerem a cultura e os valores de sua empresa. E assim, cada um deles deve se sentir incluído em tudo o que acontece ao seu redor o mais rápido possível após começar a trabalhar em sua empresa.

Conexão

Por fim, certifique-se de que suas novas contratações se sintam conectadas umas com as outras. Pense em ações para ajudar a nova pessoa a criar laços com seus colegas, isso

fará com que todos se sintam mais confortáveis para avançar juntos trabalhando para um objetivo comum.

Benefícios e vantagens do onboarding bem estruturado

O onboarding é uma ótima estratégia para potencializar a sua empresa como marca empregadora, e assim atrair mais talentos, motivar seus colaboradores e melhorar seus resultados. Portanto, aqui estão alguns benefícios e vantagens de uma boa estrutura do seu onboarding:

Melhoria da produtividade dos funcionários: através de um bom onboarding é possível estabelecer novas contratações com pessoas diferentes, com novos conhecimentos em suas funções, o que as potencializa o desenvolvimento das equipes e tornando-as mais produtivas.

Funcionários mais engajados: ajuda a garantir que eles se sintam apoiados e mais confortáveis na empresa, participantes e mais motivados nos projetos e propostas.

Taxas de retenção mais elevadas: com um onboarding bem estruturado pode ajudar a melhorar as taxas de retenção ao estabelecer novas contratações com uma base sólida para o sucesso da organização.

Portanto, investir em um bom processo de onboarding é extremamente benéfico para a empresa. Pois ajuda a integrar novos talentos com a empresa, os setores e seus colegas de forma mais fácil e rápida. 

Além, claro, de ajudar a reter bons profissionais. E para conquistá-los e engajar essas pessoas é importante oferecer uma expectativa de crescimento na sua empresa.

Pensando nisso, fizemos um material de plano de carreira, uma planilha customizável para ajudar você a organizar o da sua empresa. Baixe gratuitamente e planeje a sua!

plano de carreira