Pular para o conteúdo

Headhunter: o que é, o que faz e quando contratar?

Uma das principais atividades realizadas pelo setor de RH é o Recrutamento e Seleção, mas algumas das vagas em aberto são de cargos estratégicos e que precisam de uma atenção mais específica. Nesses casos, as empresas tendem a contar com a ajuda de caçadores de talentos, conhecidos como headhunter, para encontrar a pessoa candidata ideal.

Contudo, essa é uma função que ainda gera muitas dúvidas como:

  • O que é;
  • O que faz;
  • Quais características, etc.

Dessa forma, decidimos esclarecer para você tudo sobre esse tipo de profissional, assim você entenderá melhor sobre a sua função e a importância para as empresas. Por isso, continue lendo e fique por dentro desse assunto!

O que é um headhunter?

A palavra em inglês “headhunter” é a junção das palavras head (cabeça) e hunter (caçador). Mas não tem nada a ver com “caça de cabeças”, na verdade, essa é a pessoa que faz uma busca por talentos. Dessa forma, a tradução mais exata seria caça talentos, pois é a pessoa focada em encontrar as melhores profissionais para determinada função.

Como diz o nome, o caçador de talentos é a pessoa que vai em busca dos profissionais. Diferente do recrutamento tradicional, no qual a vaga é divulgada e a empresa espera que pessoas interessadas se candidatem, o headhunter faz um recrutamento ativo.

Por se tratar de vagas muito estratégicas, a dificuldade de preencher esses cargos é muito grande, porque os melhores profissionais geralmente já estão empregados. Dessa maneira, é comum o headhunter precisar ter habilidades e estratégias comportamentais para convencer esses profissionais a mudar de emprego. 

Qual o papel do Headhunter?

O headhunter é um profissional que trabalha em parceria com as empresas e exerce a função de intermediário entre a empresa e as pessoas candidatas. A pessoa headhunter tem o papel de identificar as necessidades da organização, assim como seus objetivos e metas para determinar o perfil ideal do profissional que deve ocupar o cargo em aberto. As suas principais atividades são:

  • Fazer estudos aprofundados do mercado;
  • Construir uma rede de contatos (networking) relevante;
  • Definir o perfil do profissional ideal;
  • Buscar por profissionais que atendam ao perfil da vaga;
  • Avaliar as referências e experiências profissionais;
  • Entrevistar os candidatos; 
  • Analisar competências, habilidades, expectativas, pretensão salarial;
  • Oferecer feedbacks constantes à empresa e aos candidatos que participarem do processo de seleção;
  • Selecionar os melhores candidatos e apresentar à empresa profissionais alinhados à vaga, dando suporte para uma tomada de decisão assertiva;
  • Mediar trâmites finais e onboarding;
  • Negociar e combinar as condições de admissão de trabalho, data de início e benefícios para o novo colaborador;
  • Trabalhar pela manutenção dos relacionamentos profissionais (através de eventos, almoços, reuniões, etc.).

Portanto, o trabalho do headhunter é realizar um recrutamento específico e focado em selecionar o profissional ideal que tenha os mesmos valores da empresa e que compartilhe do fit cultural da organização. E dessa forma, garantir uma contratação eficiente e que a empresa irá conseguir retê-la. 

Qual a diferença entre o headhunter, recrutador e job hunter?

A pessoa recrutadora é aquela profissional responsável pelo recrutamento e seleção dentro de uma empresa, que tem o objetivo de atrair e reter os melhores candidatos. Mas afinal, qual é a diferença entre recrutador, headhunter e o job hunter?

O recrutador geralmente realiza o recrutamento e seleção de forma passiva, pois tem etapas a seguir e muitas vezes tem que lidar com muitos processos ao mesmo tempo. 

O recrutador é responsável por fazer o anúncio de vagas, a triagem de currículos, entrevistas, testes, entre outras atividades relacionadas ao preenchimento de vagas. Sem contar que esse profissional cuida de diversas outras atividades relacionadas a gestão de pessoas e todo o setor de RH.

No entanto, o headhunter desempenha um papel mais ativo em relação à caça de talentos, buscando entender e analisar as aplicações nas buscas de pessoas candidatas para a vaga. Esse profissional geralmente é terceirizado e focado na busca do perfil ideal que a empresa necessita.

Diferente dos profissionais anteriores, o job hunter não procura um profissional para determinada vaga, ele faz o caminho inverso. Ou seja, ele procura vagas de emprego para um outro profissional. Geralmente o job hunter é contratado por pessoas que estão em busca de recolocação no mercado ou em transição de carreira. 

Qual a importância do headhunter para as empresas?

Algumas vagas são bem mais difíceis de serem fechadas, pois o RH não encontra uma pessoa que tenha as mesmas características do perfil ideal que foi traçado para o cargo. Por isso, às vezes é necessário recorrer ao auxílio de profissionais como o headhunter, que têm uma rede de relacionamentos mais ampla e uma maior capacidade de mapear o mercado. 

Isso é ainda mais determinante quando se trata de uma vaga para um cargo como de coordenador, gerência, diretoria, etc. Nesse caso, encontrar um profissional para ocupar esse lugar não é simples, pois dificilmente alguém altamente qualificado estará disponível no mercado de trabalho.

Portanto, com o auxílio de headhunter e através de sua seleção mais apurada e estratégica, a possibilidade de mapear e encontrar esses talentos é maior.

Quais são as características de um headhunter?

Assim como em qualquer outra profissão, o headhunter possui certas características típicas dos profissionais dessa área. E dessa forma, para desenvolver bem o trabalho, um bom headhunter deve ter algumas características como: 

Observação

Uma das partes mais importantes do trabalho de um headhunter é procurar bons profissionais. Por isso, observar cuidadosamente os candidatos é indispensável para entender se o perfil da pessoa é o procurado. 

Através de uma boa observação é possível entender as experiências anteriores dos candidatos, avaliar melhor o comportamento e os objetivos desse profissional.

Escuta ativa

Uma habilidade como esta é indispensável para o caça talentos, pois a pessoa não apenas ouve, mas interpreta o que o outro está dizendo, processando as informações e assimilando o que é dito, com os fatos e documentos, por exemplo.

Ter uma escuta ativa é essencial para um bom headhunter, já que é necessário prestar muita atenção durante a conversa com o candidato e anotar os pontos mais importantes. Assim é possível realizar uma análise mais profunda, e levar os resultados para a empresa.

Networking

Para que o headhunter consiga realizar uma busca por candidatos competentes é necessário que esse profissional tenha um excelente networking, uma base de contatos com quem ele pode trocar informações e pedir indicações.

Argumentação

Bom, como mencionado anteriormente, as vagas que precisam de um headhunter para conduzir o processo de seleção são de cargos estratégicos ou de alto escalão. Dessa forma, muitos dos profissionais capacitados para ocupar esse lugar já devem estar trabalhando para outras companhias. 

Portanto, o headhunter deve ter uma boa base de argumentação na hora de recrutar um talento além de um bom jogo de cintura para convencer essa pessoa a participar do processo seletivo, apresentando todas as vantagens. 

Um bom headhunter também deve ter conhecimento suficiente para avaliar se o salário e os benefícios da vaga que está oferecendo são competitivos com o que está sendo oferecido no mercado.

Ética profissional

Em qualquer esfera profissional é necessário ter ética. No entanto, o headhunter, por muitas vezes acaba trabalhando para empresas do mesmo setor e que são concorrentes. E assim, é preciso que esse profissional tenha a noção que levar informações sigilosas de um lugar para outro é totalmente antiético, além de prejudicar as organizações envolvidas.

Dinamismo

Outra característica bem importante de um headhunter é a capacidade de ser dinâmico em seu trabalho, e assim conseguir adaptar-se às circunstâncias de mudança e desenvolver rapidamente novas estratégias

Com isso, conseguem convencer tanto uma empresa quanto um candidato de que eles são o ajuste certo um para o outro, o que significa que eles precisam ser capazes de se alinharem através de um processo dinâmico de descoberta, engajamento e tomada de decisões.

Poder de negociação

A capacidade de negociar efetivamente com empregadores, empregados e clientes é uma característica essencial para o headhunter. Isso porque eles têm que convencer ambos os lados de que vão conseguir o que querem com a negociação, além de se certificar de cumprir essas promessas.

Portanto, um bom caçador de talentos deve possuir alta energia, entusiasmo e persistência. Assim, a estratégia mais segura para o sucesso é construir relações com os candidatos e conseguir que eles tenham confiança em seu trabalho confiem.

As atribuições de um Headhunter

O profissional headhunter possui diversas atribuições, que são fundamentais para que a busca por talentos seja eficiente. Entre essas responsabilidades, estão:

  • A identificação de talentos: que inicia com a definição do perfil ideal do candidato e depois é iniciada a busca pelos melhores talentos no mercado. 
  • Avaliação de competências: nesta fase o profissional deve avaliar de forma criteriosa as habilidades, competências e experiências para garantir que eles atendam aos requisitos necessários
  • Negociação de propostas: como intermediário entre o candidato e a empresa, o headhunter realiza as negociações para garantir que todos os envolvidos fiquem satisfeitos.
  • Acompanhamento: após a contratação ainda é necessário que o headhunter acompanhe o novo colaborador para garantir a adaptação à empresa.

Qual vantagem de contratar um headhunter?

Contratar um headhunter pode ser mais eficiente em alguns momentos específicos — que vamos ver mais a frente — e podem trazer muitos benefícios para os seus processos. 

Identificar o perfil ideal

Geralmente, por ser um profissional externo, o headhunter tem uma maior facilidade em identificar o perfil de candidato ideal para determinada vaga. Ele consegue avaliar melhor a equipe e extrair dos gestores as competências que eles precisam para seu time.

Busca estratégica

Essa busca estratégica por talentos é realizada pelo headhunter para garantir uma contratação realmente eficiente com um profissional qualificado. Ela é voltada para a identificação de talentos com base no perfil ideal traçado, levando em conta as habilidades e competências necessárias.

Boas ferramentas e estratégias

Como o hunting é uma busca ativa, o profissional não perde tempo com candidatos sem as qualificações adequadas. No entanto, isso não é tão simples, mas com a experiência e conhecimentos que um headhunter possui é um investimento que trará bons retornos.

O profissional headhunter possui técnicas e ferramentas focadas em atrair e encontrar com mais facilidade bons candidatos, além de possuir um amplo networking. E isso pode ajudar a diminuir o tempo de contratação 

Em que momento devo contratar um headhunter?

Bom, isso depende do que você está procurando. Uma pessoa headhunter ajudará a encontrar candidatos que correspondam às suas exigências e garantir que o processo de busca seja conduzido de forma estratégica e assertiva.

Com isso, existem algumas situações que é necessário contar com a ajuda de um headhunter para fazer uma contratação eficiente. Alguns desses momentos podem ser:

Seleção em local diverso da empresa

Se você precisar encontrar candidatos fora de sua área ou cidade, ou até mesmo de outro país, talvez seja o momento de pensar em buscar um especialista que saiba como encontrar o perfil ideal para a sua empresa.

O headhunter é alguém que conhece as estratégias e maneiras de atrair e conquistar bons talentos qualificados de outras partes do mundo, ou até mesmo de concorrentes.

Busca confidencial de candidatos

Imagine que por algum motivo estratégico sua empresa precisa fazer um recrutamento para uma vaga muito importante de forma sigilosa. A melhor maneira de fazer isso é trabalhar com um profissional externo, alguém que possa manter as coisas confidenciais.

O headhunter, é um profissional que precisa de descrição para trabalhar e pode fazer as suas tarefas sem se envolver com atividades internas da empresa, fazendo com que o processo consiga seguir em confidencialidade.

Preenchimento de vaga urgente

É comum que de repente algum funcionário acabe pedindo desligamento da empresa em um momento que ninguém espera, por isso é preciso ocupar a vaga de forma urgente. 

Para isso, é interessante contar com o auxílio de  um headhunter que pode conseguir encontrar a pessoa perfeita para o trabalho bem mais rápido, economizando tempo e dinheiro para sua empresa. Pois o headhunter tem diversos contatos, experiência e recursos para encontrar o candidato perfeito para suas necessidades.

Procura por candidatos de cargos de alta gerência

Ao procurar candidatos para cargos de gerência, por exemplo, é importante saber que tipo de pessoa vai se encaixar melhor na cultura de sua empresa. Dessa forma, um headhunter pode ajudar a identificar candidatos que tenham tanto as habilidades quanto os traços de personalidade necessários para ter sucesso neste cargo.

Esse profissional vai usar seus conhecimentos para encontrar pessoas com as habilidades e experiência adequadas para ocupar esse cargo.

Como contratar um headhunter?

O headhunter é um profissional que pode ser muito importante para contratações estratégicas e que podem fazer toda a diferença nos resultados. E para isso acontecer é importante saber o que avaliar para saber como contratar um bom profissional.

Avalie as habilidades de comunicação

É de extrema importância que um headhunter saiba se comunicar bem tanto com a empresa, como com os candidatos. Dessa forma, um bom caçador de talentos deve ser capaz de expressar suas ideias de uma maneira clara e compreensível. 

Além disso, eles também precisam ser capazes de ouvir atentamente e responder adequadamente, especialmente quando se trata de explicar sobre assuntos ou situações complexas, ou termos contratuais, por exemplo.

Analise o conhecimento de mercado

Outro ponto muito importante a se avaliar para contratar um headhunter é o conhecimento do mercado, mas não apenas do mercado em geral. É preciso que o caça talentos conheça muito bem o meio em que a sua empresa trabalha, para assim conseguir recrutar profissionais realmente qualificados.

Portanto, esse profissional deve ter uma compreensão extensa do que está acontecendo no mercado, bem como as habilidades necessárias para essas funções. Isto é muito importante porque mostra o quanto eles sabem sobre o setor.

Para fazer essa avaliação, você pode fazer algumas perguntas sobre o setor, como por exemplo: 

  • Quais são algumas das tendências mais recentes na contratação? 
  • Quais são alguns dos desafios de contratação que as empresas estão enfrentando neste momento? 
  • Quais são algumas estratégias para superar esses desafios?

Verifique o networking

Uma boa rede de contato é um dos principais atributos dos headhunters, pois é através do network que podem usar para ajudar a obter novas contratações. E assim, é importante que o headhunter seja capaz de realmente se conectar com as pessoas e deixá-las entusiasmadas para trabalharem juntas. 

Para entender melhor sobre esse aspecto do headhunter pergunte a ele sobre clientes passados, e veja quais são as suas referências.

Avalie o tempo médio de contratação

É interessante também que você saiba quanto tempo leva para as pessoas candidatas a headhunter façam uma contratação. Pois isto lhe dará uma ideia da rapidez com que eles trabalham, bem como da experiência que eles têm em encontrar pessoas para empresas e vagas como a sua.

Quanto custa um profissional headhunter?

Bom, é importante ser bem claro com esse assunto. Por se tratar de uma profissional que tem atividades específicas e estratégicas, o trabalho de headhunters não é muito barato. Mas se você quer garantir sucesso nas suas contratações, além de qualidade, então eles valem cada centavo.

Mas é claro que pode ser diferente, pois pode mudar as precificação de trabalho dos profissionais, por isso é importante que você faça algumas pesquisas antes de decidir qual funcionará melhor para sua empresa.

Em alguns casos, os headhunters são pagos por comissão – normalmente 20% do salário do primeiro ano do candidato. Por isso, o seu trabalho é focado em encontrar candidatos que sejam bem sucedidos na função e permanecerão na sua empresa por um longo tempo.

Portanto, esse profissional é uma ótima opção para conseguir fazer aquisição de bons talentos para a sua empresa. E agora, você pode identificar um bom headhunter de forma mais prática, além de saber quando pode ser necessário contratar os serviços desse profissional.

O que você achou deste artigo? Esperamos que possa ter ajudado a conhecer mais sobre a profissão de headhunter e como pode ajudar a sua empresa. Agora, quer saber como fazer um processo de hunting?

Temos um guia para ajudar você a encontrar os melhores profissionais através do recrutamento ativo. Baixe gratuitamente.

guia hunting - headhunter