Pular para o conteúdo

Como engajar os colaboradores: saiba manter seu time comprometido

Ter colaboradores engajados com seus propósitos junto a empresa é fundamental para ter um time de alta performance, e assim alcançar resultados realmente incríveis. Mas isso não é um trabalho tão simples, pois lidar com pessoas é um processo constante e desafiador. 

O engajamento em uma empresa envolve os aspectos emocional, afetivo e psicológico dos colaboradores. Dessa forma, o profissional engajado se envolve mais, demonstra mais cooperação e desenvolve melhor suas habilidades.

Traçar estratégias de como engajar os colaboradores é um papel do RH e dos gestores, que juntos devem encontrar meios de manter seus colaboradores motivados.

Para determinar o quanto a sua equipe está engajada é necessário conhecer a fundo a cultura organizacional da sua empresa. Pois ela é que indica o quanto o colaborador está envolvido com os valores da organização.

Ter pessoas com valores alinhados aos da empresa é fundamental para o crescimento sustentável da empresa.

A seguir, confira dicas de estratégias fundamentais de como engajar os colaboradores da sua empresa! 

O que é engajamento e por que ele é tão importante?

O engajamento, no contexto empresarial, é o comprometimento emocional e intelectual dos colaboradores com suas tarefas, metas e objetivos da empresa. Tem a ver com uma ligação que vai além das obrigações do cargo, é algo ligado com a dedicação do profissional e com a identificação com a cultura da empresa.

Um exemplo disso, é uma pessoa que não enxerga seu trabalho apenas como uma série de tarefas diárias, mas vê propósito no que ela faz e entende essa importância dentro da empresa. Assim como enxerga seu trabalho como uma oportunidade para seu crescimento.

Colaboradores engajados têm mais produtividade. Eles cumprem suas responsabilidades, mas também se esforçam para contribuir significativamente para o sucesso da empresa. 

Dessa mesma maneira, empresas que promovem um ambiente onde os colaboradores se sentem conectados têm maior probabilidade de manter seus talentos, o que reduz os custos associados à rotatividade de pessoal.

Mas, além disso, o engajamento está ligado ao bem-estar dos colaboradores, através da satisfação pessoal e profissional. E isso contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e estimulante.

Benefícios de engajar pessoas

Ter os colaboradores envolvidos nos projetos beneficia tanto a empresa quanto o próprio profissional. É um grande desafio para a gestão de pessoas manter os colaboradores engajados, mas os benefícios de ter um time motivado faz valer totalmente a pena.

Mas você sabe realmente quais os benefícios de ter a sua equipe engajada? É importante entender porque se deve investir em estratégias de engajamento e quais os resultados que isso trará para a organização. Veja as principais vantagens:

Colaboradores mais produtivos

Engajar os colaboradores se trata de fazer com que eles façam seu trabalho bem feito de forma que gerem resultados positivos. Pessoas satisfeitas com seu trabalho, felizes com o ambiente organizacional e que entendem o propósito dos seus esforços produzem mais e melhor. 

Por isso que dizem, um colaborador feliz é um colaborador produtivo. Além disso, se eles estiverem engajados, engajam seus colegas e engajam os clientes, pois o entusiasmo de um profissional sobre um produto ou serviço pode encantar pessoas ao seu redor.

Motivação 

A motivação é um ingrediente fundamental para desenvolver bem qualquer atividade. Um profissional motivado se sente mais à vontade exercendo seu trabalho. Dessa forma, ele fica engajado, mais satisfeito, com mais disposição, além de estimular a criatividade.

Menos desgastes

Pessoas engajadas têm um sentimento de pertencimento na empresa, por isso, elas ficam mais à vontade nas suas funções e mais seguras em seu ambiente de trabalho.

Isso ajuda a tirar o peso da rotina como apenas o cumprimento de obrigações. Assim, elas tendem a se sentir menos exaustas tanto fisicamente quanto mentalmente, mantendo a qualidade profissional.

Melhora clima organizacional 

Um colaborador engajado, motiva as pessoas ao seu redor, outros funcionários e clientes. Dessa forma, o ambiente inteiro é afetado positivamente, melhorando as relações entre os funcionários, líderes e entre setores. Junto, o time cria empatia entre si, somando no desenvolvimento coletivo e sustentável.

Como engajar os colaboradores: 5 dicas para seguir

Não existe uma receita para engajar pessoas, pois cada uma tem suas motivações e objetivos. Então, é preciso entender um pouco disso e buscar, junto às lideranças, conhecer melhor os colaboradores e buscar maneiras de motivá-los. 

No entanto, de modo geral, é possível usar algumas estratégias para melhorar a vida dos colaboradores e deixá-los mais envolvidos. Pensando nisso, separamos 5 estratégias de como engajar os colaboradores para você começar a implementar na sua empresa.

1. One a one 

Como mencionamos anteriormente, engajar e motivar pessoas é um trabalho complexo, mas é possível trabalhar isso mais a fundo. Implementar estratégias para se aproximar dos colaboradores e conseguir extrair deles suas motivações será muito eficiente na tarefa de engajá-los.

A One a one (1:1) é uma reunião entre um gestor e um funcionário que visa entender melhor o momento do colaborador. É um bate-papo para saber sobre sua rotina, satisfação com a empresa e suas tarefas diárias, além de alinhar expectativas e conversar sobre a carreira. 

Ter um 1:1 é muito importante para conhecer melhor individualmente as pessoas do seu time. Assim, eles sentem-se mais abertos para levar ideias e dificuldades em relação ao trabalho, e têm mais confiança para realizá-lo. É importante criar uma frequência para essas conversas.

2. Valorizar esforços

Valorizar os esforços é uma das formas mais eficazes de engajar pessoas. Quem é que não fica feliz em ver seu trabalho reconhecido, não é mesmo? Por isso, dar Feedbacks, elogiar e recompensar seus colaboradores pelo seu bom trabalho é uma ótima dose de estímulo. Experimente!

Uma boa ação prática para isso é a criação de um programa de desenvolvimento, onde os colaboradores podem ter uma visão clara sobre esses reconhecimentos. É claro que reconhecimento não se trata apenas de dinheiro, por exemplo. Existem outras maneiras de recompensar os esforços dos colaboradores.

3. Oferecer um ambiente estimulante 

Ambientes estimulantes são onde as pessoas encontram apoio e suporte com os líderes e colegas de trabalho e sentem autonomia para realizar suas atividades. Também é importante incentivá-las e oferecer novas oportunidades e desafios.  

Um ambiente sem qualquer estímulo pode desanimar até o colaborador mais produtivo da empresa. Além de metas, objetivos e desafios, é importante que o ambiente promova a inovação. 

Oferecer um espaço para que os colaboradores contribuam e sintam-se parte atuante da empresa através de ideias de mudanças e melhorias é fundamental para a motivação deles e também para o crescimento da organização.

4. Elaborar e nutrir uma cultura organizacional engajada

Se a sua empresa não possui uma cultura organizacional estabelecida, é muito importante que o RH elabore e fortaleça essa cultura. Pois é dentro da cultura da empresa que os valores são compartilhados.

Fazer a gestão de pessoas baseadas na cultura da empresa, criar ações para fortalecer esses valores fazem parte das estratégias de engajar pessoas.

5. Implementar medidas tecnológicas

Modernizar os processos da empresa é uma das melhores estratégias para engajar o pessoal. Automatizar processos lentos e massantes pode mudar totalmente a rotina do colaborador de forma positiva.

Pois diminui a exaustão de realizar esse tipo de tarefa, dando mais espaço para ajustar estratégias, e melhorar métricas para atingir melhores resultados. Isso torna todos os processos mais táticos e voltados a gerar resultados.

Como na gestão de pessoas, por exemplo, existem diversas alternativas tecnológicas que oferecem ferramentas que auxiliam no trabalho do RH deixando o setor menos sobrecarregado, como os softwares de recrutamento e seleção.

6. Investir no desenvolvimento profissional

Investir no desenvolvimento profissional é uma estratégia muito eficiente para engajar colaboradores, contribuindo para o seu aprimoramento contínuo e satisfação no trabalho. 

Além de colaboradores engajados, você pode contar com profissionais mais capacitados e que podem entregar uma alta performance para a organização.

Criar um programa para isso pode ser fundamental para potenciar a força de trabalho do seu capital humano e faz com que eles sintam-se valorizados. 

7. Oferecer oportunidades de crescimento

Ter um plano de carreiras sólido é muito importante para a retenção de talentos e para o engajamento dos seus colaboradores. Isso demonstra aos colaboradores que a empresa tem o interesse em ter uma longa parceria com os profissionais.

Isso também ajuda a alinhar as expectativas dos colaboradores em relação ao crescimento e desenvolvimento dentro da empresa. Assim como o que a empresa deve esperar dos seus colaboradores.

Saber como engajar os colaboradores e manter todos motivados e em constante aprendizado e desenvolvimento coletivo é fundamental para a gestão de pessoas eficiente. Entender a importância de reforçar sempre a cultura e valores da empresa também faz toda a diferença. 

Para isso, é importante escolher as estratégias certas e preparar o caminho para colocá-las em prática. Por isso, nós recomendamos começar pela elaboração de um plano de carreiras alinhado aos objetivos e realidade da sua empresa.

Baixe gratuitamente um modelo de plano de carreiras e defina o da sua organização. E mostre para os seus colaboradores que todos podem crescer juntos!

Baixe grátis: Modelo de Plano de Carreiras