Pular para o conteúdo

O que são vagas afirmativas e qual sua importância?

Em busca de tornar as vagas e processos mais igualitários, algumas empresas têm criado vagas afirmativas, focadas em tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso. 

O Brasil ainda é um país muito desigual, e ações afirmativas são fundamentais para contribuir no aumento de oportunidades. Por isso, criar vagas afirmativas para a sua empresa pode contribuir muito socialmente, além de ser um grande benefício para a imagem da sua empresa. 

O que são vagas afirmativas?

As vagas afirmativas fazem parte das ações afirmativas, que são políticas voltadas ao combate a desigualdade social e econômica. Então, essas vagas são ações que atendem grupos que são vítimas de discriminação racial, de gênero, religioso, entre outros. 

Qual a importância das vagas afirmativas?

As vagas voltadas para grupos minoritários são ações extremamente importantes para proporcionar igualdade de oportunidades para todas as pessoas. Vale lembrar que as vagas afirmativas são protegidas pela lei. 

Conforme a Lei de Ações Afirmativas nº 12.990, de 2014, processos de seleção focados em determinado grupo de profissionais não pode ser considerado um tipo de discriminação. 

Isso porque este regulamento tem como intuito diminuir a desigualdade de determinados grupos e minorias.

Para além disso, criar essas oportunidades pode destacar a sua marca empregadora como empresa inclusiva e diversificada. E isso traz diversos benefícios como:

  • Otimização do clima e cultura organizacional;
  • Mais criatividades;
  • Possibilidade de inovações

Ações afirmativas para implementar na empresa

Além de disponibilizar vagas afirmativas, você pode promover outras ações que contribuem com a igualdade social através de bons benefícios para seus colaboradores.

Auxílio-creche

Muitos pais não têm com quem deixar seus filhos pequenos, por isso não conseguem conciliar o cuidado da família com o emprego. E mesmo que consigam pagar uma creche, muitas vezes esse valor compromete boa parte do salário e não compensa.

E esse tipo de situação atinge principalmente as mulheres. Dessa maneira, oferecer um auxílio para que os pais possam deixar seus filhos com segurança e se desenvolvendo, é uma maneira muito eficiente de promover oportunidades.

Bolsas de estudo

Criar parcerias para que seus colaboradores possam fazer um curso técnico para desenvolver suas habilidades, uma faculdade ou pós-graduação para fortalecerem seus currículos e evoluir na sua carreira é muito importante.

Muitas pessoas não conseguem ter o tempo necessário para estudar em uma faculdade federal — que algumas vezes demanda um dia inteiro — ou não têm recursos suficientes para pagar uma faculdade.

Criar parcerias com instituições para disponibilizar bolsas de estudo é um benefício para o colaborador e também para a empresa, que vai colher os resultados de ter uma profissional mais qualificada, além de motivar todo o time. 

Essa ação ajuda a criar oportunidades que muitas pessoas sozinhas não conseguiriam.

Plano de saúde

O plano de saúde é um dos benefícios bem comuns, mas nunca é demais ressaltar a importância dele para os colaboradores. Oferecer esse tipo de plano democratiza e facilita o acesso à saúde que em muitos lugares é precário.

Apesar de existir um serviço gratuito no Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde) nem sempre consegue atender a todos. Por isso, ter um plano de saúde é um benefício muito importante.

Como criar um processo para vaga afirmativa?

Bom, mas como colocar essas vagas afirmativas em prática? Como escolher que tipo de grupo eu quero atingir? Veja aqui algumas dicas para colocar essa ação em prática e diversificar seu ambiente de trabalho.

Mapeie a diversidade da sua empresa

Antes de começar a criar as vagas afirmativas, você pode fazer um exercício básico que consiste em olhar para as pessoas. Não pense, olhe, tire um tempo e veja as fotos da organização, observe as pessoas que formam a empresa.

Como elas são? Agora, responda essas perguntas (para si mesmo):

  1. O número de mulheres é próximo ao de homens?
  2. Quantas pessoas negras ou não-brancas (indígenas, amarelos) fazem parte do time?
  3. Há pessoas que são LGBTQIA+?
  4. Se você tem esses grupos na empresa, todos os times têm diversidade?

Com base nas suas respostas você pode começar a traçar um plano para incluir oportunidades inclusivas na empresa.

Pense nos critérios que podem excluir as pessoas que você quer atrair

É preciso que seu job description foque nos quesitos necessários para a vaga e evite critérios eliminatórios desses grupos. Por isso, é fundamental planejar muito bem o recrutamento e seleção com antecedência.

Use uma linguagem inclusiva

É importante se comunicar de forma clara e objetiva. E quando estamos falando de vagas afirmativas, é necessário ter em mente que alguns grupos de pessoas são apagados e esquecidos. Por isso, usar uma linguagem que fale diretamente com eles é fundamental.

Por exemplo, se a sua vaga é voltada para mulheres assumirem um cargo na área de tecnologia, você pode deixar isso claro usando: Vaga para Mulheres de TI ou Desenvolvedoras. 

Já quando se trata de inclusão de pessoas da comunidade LGBTQIA+, você pode buscar uma linguagem mais neutra como: Vaga para pessoa desenvolvedora.

Avalie se suas perguntas podem ser discriminatórias

Prepare bem a entrevista e estruture-a para que tudo saia como deve e que nenhuma pergunta ou comentário possa soar discriminatório. É importante que todas as pessoas se sintam confortáveis.

Um bom exemplo disso é quando o recrutador pergunta a uma mulher sobre maternidade, se deseja ser mãe, se tem filhos ou com quem eles ficarão se ela for trabalhar. Esse é o tipo de questionamento que não se faz a homens, então, por que deveria ser feito a mulheres?

Se você quiser saber como realizar um processo para incluir diversidade na sua empresa, baixe nosso e-book gratuitamente!

e-book-diversidade