Você sabe qual é o futuro do recrutamento e seleção dos profissionais? Essa pergunta realmente é...
Quais as tendências para o futuro do RH?
Você está por dentro das tendências para o futuro do RH e, princialmente, do recrutamento e seleção?
As tendências para esse setor pode ser fundamental para o futuro da sua carreira e para o sucesso da sua empresa. Isso porque o mercado está em constante mudança, as organizações estão criando novas estratégias e outras maneiras de realizar, potencializar e otimizar seus processos nos recursos humanos.
Então, ficar sem saber do que está acontecendo ou do que está por vir pode atrasar a sua empresa. Isso quer dizer que você e a sua empresa podem ficar para trás em relação a processos e metodologias, perdendo autoridade e bons talentos.
Em qualquer área é importante ficar atento às tendências. E o RH, principalmente, que lida com um mercado que está cada vez mais competitivo, não podia ser diferente.
Então, se você quer estar por dentro do que estar por vir e já ir planejando como inserir essas tendências para o recrutamento, continue lendo e saiba quais são elas!
Conteúdo da página
Quais os maiores desafios para o RH no futuro?
As tendências do futuro do RH são influenciadas principalmente pelos desafios que o setor deve enfrentar. Por exemplo, se os recursos humanos têm desafio X, as tendências podem ser estratégicas ou uma solução para esse problema.
Mas é claro que não é apenas isso, pois a evolução das novas tecnologias também influenciam nas inovações para o setor. No entanto, os principais desafios do RH pode enfrenar no futuro são:
Atrair e reter talentos
Sendo bem realista, esse era e sempre será um dos maiores desafios do RH. Porque o mercado de trabalho muda, os formatos de emprego mudam e os próprios profissionais mudam seus interesses e critérios na hora de escolher uma empresa.
Quem não lembra que há pouco tempo era uma escolha, quase que unicamente, da empresa quem entrava ou não na organização? Isso mudou, e hoje, não são os candidatos que lutam por um lugar, mas as empresas também competem pelos melhores talentos.
E por conta disso, as organizações têm trabalhado maneiras diferentes de atrair talentos e mantê-los na empresa. Dessa forma, estratégias que melhorem os processos de seleção são alguns dos focos do RH atualmente.
Engajar os talentos
Se atrair e manter profissionais na empresa é difícil, engajar essas pessoas nas atividades e desafios corporativos é outro grande desafio do RH. Esse é um assunto que faz parte do cotidiano do RH, mas que tende a ser cada vez mais desafiador de se conseguir.
Dessa forma, trabalhar uma cultura organizacional e valores fortes é fundamental.
Escassez de talentos e competição por habilidades específicas
Como mencionamos anteriormente, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e isso não deve mudar nos próximos anos. Na verdade, a competição entre as empresa pelos melhores candidatos deve aumentar ainda mais.
Isso é ampliado, principalmente, quando se trata de uma vaga ou cargo que precisa de habilidades específicas. Nos últimos anos, vimos uma verdadeira briga por profissionais da área de tecnologia, como os desenvolvedores de softwares e técnicos da informação, por exemplo.
Essa competitividade valoriza a mão de obra desses profissionais, o que torna a atração cada vez mais complicada. E isso deve acontecer com outras áreas de atuação que também exigem conhecimentos e qualificações específicas.
Quais são as principais tendências para o futuro do RH?
Algumas das tendências para o recrutamento e seleção, bem como para o setor de RH, já vem sendo implementadas aos poucos nas organizações.
Mas o futuro promete que essas tendencias estejam mais presentes e configuradas na rotina do departamento. As tendências para o futuro do RH, são principalmente:
1. Mais concorrência
Como já mencionamos, o mercado está muito competitivo, e a tendência é que isso se torne cada vez mais evidente. Os melhores talentos serão cada vez mais disputados pelas empresas.
Por isso é preciso ter boas estratégias de gestão de pessoas e oferecer boas vantagens, sejam emocionais, um pacote de benefícios e salários competitivos.
Então, se você acha que está difícil agora, no futuro será ainda mais. Mas uma boa opção para isso, é investir no treinamento e desenvolvimento de novos talentos, trazer pessoas com pouca experiência e torná-las especialistas. Oferecendo, claro, todo o suporte e valorização necessários, pois em algum momento os concorrentes vão visitá-los.
Para que isso não seja um risco, fidelizar o colaborador, engajando, reconhecendo seus esforços, investindo e oferecendo um plano de carreira pode fazer o profissional escolher sempre permanecer na sua organização.
2. Processos cada vez mais estratégicos
Outra tendência é de que os processos de seleção devem se tornar cada vez mais estratégicos. Atualmente, o people analytics ainda não é usado como deveria. Por isso, há muitos problemas nos recrutamentos de várias empresas.
Baixe o E-book: Como resolver os maiores problemas do seu Recrutamento
Dessa forma, no futuro, as empresas devem olhar muito mais para os dados e indicadores para, assim, tomar decisões mais embasadas e conseguir melhores resultados.
A eficiência nos processos seletivos faz com que a retenção de talentos seja mais eficiente, pois além de atrair quem realmente tem qualificação para as vagas, esses talentos devem se identificar com o seu tipo de cultura e valores da empresa.
3. Investimento na qualidade de vida dos colaboradores
Atualmente, vivemos a era do RH 4.0, e as tendências de uma nova era — a do RH 5.0 — chegará em breve. E isso já pode ser observado em alguns lugares através de algumas características que são tendências desse futuro.
Essas características são os investimentos na qualidade de vida dos colaboradores. Isso porque os profissionais têm priorizado cada vez mais trabalhar em um ambiente que oferece bem-estar.
As empresas vêm compreendendo que é papel delas e da gestão de pessoas tornar o ambiente de trabalho saudável para seus colaboradores. E isso deve se tornar cada vez mais forte, empresas investindo no bem-estar e saúde de seus colaboradores, assim como os profissionais estão buscando empregos que disponibilizem equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
4. Aprimoramento da Employee Experience
Outra tendência para o futuro do RH é o employee experience. Pensando no desafio que é reter e engajar talentos, focar em uma criação de boas experiências para os colaboradores faz bastante sentido, não é?
Essa estratégia é não é nova, mas ainda está em um processo de maturação por parte das empresas, por isso ainda é uma tendência e deve ser melhor desenvolvida e implementada, de forma mais eficiente, no futuro.
5. Valorização do capital humano
Como um dos desafios do RH será a escassez de talentos qualificados e reter esses profissionais. Criar ações de valorização, desenvolvimento e reconhecimento serão fundamentais para mudar esse cenário.
Dessa forma, as estratégias de employee experience serão muito bem utilizadas para tornar a jornada dos colaboradores mais satisfatória e prolongar a parceria entre funcionários e a empresa.
Portanto, investir nos seus colaboradores para se tornarem especialistas em suas respectivas funções deve aumentar o desempenho dos times, resultando em resultados incríveis.
6. Uso de Inteligência Artificial no recrutamento
A inteligência artificial, nos últimos tempos, teve um boom e tem tomado alcance bem diferenciado. Seja para criação de textos, imagens ou até para atendimento. Isso é visto com bons olhos por uns, mas nem tanto por outros.
No RH já é possível ver ferramentas que disponibilizam a IA para automatizar algumas funções. Mas o quanto essas inteligências podem substituir tarefas humanas ainda não é bem certo e vale dizer que talvez não seja necessário.
Pois sabemos que nenhuma IA pode substituir o ser humano, principalmente quando falamos de recrutamento e seleção, pois é uma tarefa que necessita cuidado, atenção e humanização que só pessoas podem ter por pessoas.
No entanto, essa função deverá ser bem útil para tornar os processos menos burocráticos para os recrutadores.
7. Integração de políticas e práticas de DEI
A sigla DEI, é referente a Diversidade, Equidade e Inclusão. Esses são fatores que, dentro das empresas, tem o intuito de tornar os processo de recrutamento e seleção mais inclusivos.
A diversidade social também é uma tendência prevista para o futuro de acordo com o RH 5.0. Dessa forma, futuramente teremos processos cada vez mais democráticos, inclusivos e diversos. Não apenas nos processos, mas isso será bem mais visto dentro das empresas.
Isso ainda vem caminhando a passos lentos, mas podemos ver a movimentação do mercado para trazer mais diversidades as empresas. Um exemplo disso são as vagas afirmativas e a criação de leis para assegurar a justiça social.
8. Gamificação
E uma das maiores tendências do mercado, com certeza, é a gamificação, nos processos de recrutamento e até para o engajamento dos colaboradores.
Com essa estratégia é possível utilizar elementos de jogos para gerar resultados como, por exemplo, avaliar comportamentos e envolver os colaboradores e até clientes.
A gamificação pode ser usada em diversos momentos. E a tendência é que essa ferramenta seja muito utilizada para gerar uma boa experiência aos candidatos e tornar o processo mais assertivo.
9. Ênfase em responsabilidade ambiental
Dentro das tendências, as preocupações ambientais não está apenas relevante para o RH, mas para as empresas como um todo. E esse olhar voltado para a sustentabilidade e responsabilidade ambiental estará mais presente nas estratégias e operações das organizações.
Isso deve acontecer por meio de uma abordagem mais holística e sustentável na gestão de pessoas. Então, será cada vez mais comum que as organizações implementem incentivos para práticas sustentáveis e a adição de políticas ESG.
10. Parsing
O parsing, ou análise sintática, é a capacidade de desmembrar informações complexas em partes compreensíveis. No contexto do recrutamento, o parsing de currículos envolve utilização de algoritmos para extrair informações específicas de documentos, como os currículos.
Então ele colhe, de forma automática, informações como experiência profissional, habilidades e formação acadêmica. É uma triagem de dados aprimorada.
Essa ferramenta é muito eficiente para uma aquisição de candidatos mais simplificada, pois facilita as candidaturas. O que torna a jornada dos candidatos mais agradável e acelera o processo para todos os envolvidos.
11. Avanço das tecnologias no recrutamento e seleção
O RH já pode contar com diversas ferramentas tecnológicas para otimizar seus processos, desde a gestão de ponto de funcionários, gestão de engajamento e também o recrutamento e seleção.
A tendência é que os processos do RH sejam cada vez mais automatizados para que o time possa focar nas estratégias e tornar o setor mais competitivo e eficiente. Principalmente quando se trata de contratação de pessoas, é importante que os recrutadores consigam ter maior controle e oferecer melhores experiências aos candidatos.
E as tecnologias têm se ajustado e contemplado todas as vertentes do RH. Isso é bem vantajoso para o setor que pode se tornar mais estratégico e trabalhar seus resultados de forma mais alinhada ao sucesso da organização.
Por que seguir as tendências?
É importante ter atenção às tendências, mas mais que isso, planejar a utilização delas e implementá-las. Pois lembre-se que se é uma tendência, sua concorrência provavelmente vai usar, e você não quer ficar para trás, não é?
Então, é preciso ficar atento as novidades que o mercado vem trazendo e assim usar isso como estratégia para se antecipar as mudanças e adaptar o RH às tendências emergentes.
Portanto, se antecipe! Comece a organizar e planejar seu próximo ano de forma mais eficiente. Para ajudar você, criamos um Planner para RH e DP organizarem com estratégias para o ano inteiro. Baixe gratuitamente!
