O processo de recrutamento possui algumas etapas padrões de qualquer seleção comum, como...
Como a jornada do candidato impacta o resultado do seu recrutamento
Os profissionais que estão à procura de um emprego e entram em processos de recrutamento e seleção passam por algumas etapas como triagem, entrevistas, testes, etc. Estas etapas podem ser chamadas de jornada do candidato, que é o caminho até a desejada contratação.
Mas você sabe qual a importância de ter uma jornada definida e que diferença isso faz para os seus processos e para a própria empresa? Bom, aqui vamos falar sobre esse assunto. Espero que este artigo ajude você a melhorar seu recrutamento e a melhorar a experiência dos seus candidatos.
Conteúdo da página
O que é a jornada do candidato?
Assim como existe a jornada do cliente, no marketing, o Recrutamento e Seleção faz um processo bastante parecido com o candidato. E por isso, eles são vistos como clientes para o RH.
Como dito anteriormente, a jornada do candidato nada mais é que o caminho que ele percorre desde a descoberta da vaga até a contratação.
Mas quais são as etapas dessa tal jornada do candidato?
A jornada do candidato possui geralmente 5 etapas: Descoberta, Interesse, Candidatura, Seleção e Contratação.
Ele funciona junto com o funil de recrutamento, que também traça uma jornada para o candidato caminhar durante o processo seletivo. Portanto, as etapas são:
1. Descoberta da vaga
A primeira etapa da jornada do candidato é a atração. Quando o profissional se depara com o anúncio de uma vaga. Essa descoberta precisa ser uma boa experiência para o seu candidato. Isso pode interferir na sua candidatura.
Atração – Visitantes
A primeira etapa é a atração, ela se inicia quando um profissional toma conhecimento da vaga de emprego. Esse é o primeiro contato de possíveis candidatos com a vaga. Portanto, essa fase pode fazer com que o anúncio chegue ou não aos talentos certos. Por isso é importante atentar-se à descrição de vaga.
2. Interesse em se candidatar
Quando um possível candidato se depara com o seu anúncio de emprego, através das informações contadas ali, essa pessoa pode:
- ignorar o anúncio;
- ou procurar mais informações.
Por isso seu job description deve ser claro e bem informativo para que os profissionais tenham interesse em se candidatar. Assim, eles podem buscar pelo site da sua empresa e pela sua página de carreiras.
Com informações completas e objetivas, a chance de atrair mais candidatos é maior, o que os leva à próxima etapa.
3. Candidatura
Esta etapa é a de conversão, ou seja, é quando ele toma a decisão de se candidatar. Para fazer com que os profissionais se tornem candidatos, é preciso que seu anúncio de vaga seja atrativo e que o meio de candidatura seja simples.
Conversão – Candidatos
Após a atração, quando o visitante se identifica com a descrição de vaga e faz a candidatura, ele é convertido em candidato.
Portanto, é nessa etapa que o RH conhecerá os perfis que se candidataram e, se os perfis forem compatíveis à vaga, serão convocados para a próxima etapa.
É muito importante, para uma boa experiência do candidato, que o processo seja o mais facilitado possível. Pois quanto mais simples for, menos problemas você terá.
Por isso, usar softwares de recrutamento pode ser uma boa opção.
4. Triagem
A etapa de triagem acontece em algumas fases de seleção. A primeira é a análise de currículos, para entender quais perfis têm mais aderência à vaga. As fases seguintes são entrevistas, testes e a seleção final.
Convocados
Nesta etapa os candidatos são convocados pela empresa para dar continuidade ao processo. Esta etapa abrange a entrevista em si e também testes comportamentais e avaliações técnicas. Pois é através desta fase que você conhecerá melhor cada candidato.
Selecionados
Essa fase da jornada dos candidatos é após a realização de todos os testes e entrevistas, é a hora que você deve fazer a escolha do candidato ou candidatos que devem ocupar as vagas.
Nesse momento você deve enviar uma oferta para o candidato e aguardar a sua resposta. Com todas as etapas bem executadas, elas geram uma boa experiência ao candidato, assim é muito provável que ele aceite a proposta e seja contratado.
5. Contratação
Agora, seu candidato chega ao final da jornada e se torna um colaborador.
Colaboradores
Por fim, ele deixa de ser apenas um candidato e torna-se um colaborador. Depois que ele aceitar a proposta, é oficializada a contratação e se dá início ao onboarding da nova pessoa contratada.
Qual a importância da jornada do candidato?
O RH sabe muito bem que ter bons profissionais é sinônimo de bons resultados. No entanto, não é tão fácil assim encontrar pessoas qualificadas e que realmente tenham “match” com a sua empresa.
Por isso, investir na jornada do candidato pode ser muito importante para uma boa contratação e retenção de talentos, tornando-se um fã da marca. E isso reflete diretamente na forma que a marca empregadora será vista pelos candidatos.
Para encontrar e contratar esses profissionais, é preciso, às vezes, repensar no modo de recrutar e selecionar pessoas. Portanto, planejar e entender a jornada do candidato pode ajudar:
Ajuda a atrair mais talentos
Com uma jornada do candidato bem definida é possível colocar em prática um processo de seleção mais eficiente, focados nos perfis corretos. Dessa maneira, é possível atrair os talentos mais qualificados para a sua empresa.
Direcionar a comunicação pensada em um perfil ideal de candidato, ajuda a atrair e converter as pessoas certas para a jornada do recrutamento.
Tornar os processos de seleção mais objetivos
Ter uma jornada clara faz com que o processo de seleção e suas etapas sejam mais objetivos. Isso facilita a gestão do recrutamento, bem como a análise das suas fases para garantir que tudo ocorra como planejado e de forma eficiente.
Melhora a experiência dos candidatos
Com o planejamento de uma boa jornada é possível elaborar melhores estratégias para tornar a experiência dos candidatos mais satisfatória durante o processo.
Isso ajuda a motivar e encantar esses profissionais. E mesmo que eles não prossigam no processo, é bem provável que eles tornem-se a se candidatar em outras vagas. Dessa maneira, seus processos dificilmente vão sofrer com escassez de pessoas candidatas.
Fortalece a marca empregadora
Uma boa jornada aliada a um processo claro, simplificado e com boas experiências para as pessoas candidatas, atrai maior atenção de profissionais de fora. Isso faz com que a sua empresa ganhe certo destaque e se torne objeto de desejo no mercado de trabalho.
Quanto mais fortalecida a imagem da empresa como marca empregadora, mais engajado são os candidatos. Dessa maneira você tem mais opções de talentos qualificados e consequentemente, colaboradores mais eficientes e produtivos.
Para ficar mais claro, veja como a jornada do candidato estratégica pode ajudar a sua empresa:
- Melhorando a imagem da empresa para os profissionais;
- Dando mais agilidade ao processo;
- Melhorando as contratações;
- Reduzindo a rotatividade;
- Estreitando as relações dos talentos do mercado com a sua empresa.
Como melhorar a jornada do candidato?
Agora que você entende a jornada do candidato e a sua importância, que tal ver algumas dicas aplicáveis de como melhorar seus processos?
Divulgue nos lugares certos
Sabe aquele ditado: quem não é visto não é lembrado? Pois bem, ele cabe muito bem aqui. Isso porque, a forma que você divulga a sua vaga pode fazer toda a diferença.
Divulgar no lugar errado pode atrair pessoas sem as qualificações que você procura, e acabar com um processo cheio de currículos que não tem nada a ver com o perfil que você procura.
Por isso, entender as necessidades da vaga e qual o perfil ideal para ela é fundamental. Assim você pode mapear os lugares em que os profissionais desta área podem ser encontrados, evitando erros.
Simplifique a candidatura
É uma opção da sua empresa facilitar ou não a candidatura das pessoas candidatas. Mas entenda que quanto mais simples, menos problemas você terá no decorrer do processo e mais candidatos para cada vaga.
Da mesma maneira, ter mais opções pode ser uma boa alternativa. Por exemplo, ter uma página de carreiras, ter suas vagas em portais de emprego, contar com o LinkedIn Job slots e receber candidatura por e-mail — o ATS da abler concentra todas essas opções.
São mais chances de encontrar a pessoa certa para as suas vagas. Assim, as pessoas candidatas podem escolher a opção que elas mais acham fácil de se candidatarem.
Afinal, ninguém gosta de burocracia, muito menos para se candidatar a uma vaga, não é mesmo? 
Foque nas necessidades da vaga
É muito comum que as empresas tenham padrões de etapas para os processos. No entanto, não personalizar conforme a necessidade das vagas é um erro grave.
Pois algumas fases não condizem com a função e ao invés de ajudar, atrapalha o processo. Fazendo com que a jornada do candidato se torne muito exaustiva.
Aplique testes de perfil comportamental e faça as dinâmicas no mesmo dia, e não aplique testes que não sejam realmente necessários. E evite realizar inúmeras entrevistas.
Tenha uma comunicação transparente
Um dos pontos mais importantes dentro de um processo é a transparência com os candidatos. Portanto, é imprescindível ser clado desde a divulgação da vaga.
Isso quer dizer que, se você exige alguns requisitos, certifique-se que realmente são indispensáveis para não perder bons profissionais e nem abrir exceções.
Também é interessante que você dê um panorama sobre o processo, diga quantas e quais são as etapas que os candidatos vão participar. E sempre que possível, deixe eles a par de qual fase eles estão, pois isso ajuda a engajar o candidato.
Lembre-se sempre de dar feedback. Ao desclassificar um candidato dê o retorno para ele com o motivo que o desclassificou, isso conforta e ajuda o candidato a se preparar melhor para outras oportunidades, além de ver a sua empresa de forma mais humanizada.
Invista em tecnologia
Usar a tecnologia a seu favor pode, além de facilitar seu trabalho, melhorar a jornada do candidato. É importante encontrar uma ferramenta que seja intuitiva, que facilite o preenchimento das informações do candidato.
Além disso, um software de recrutamento pode ajudar na triagem. Pois dependendo do volume, analisar currículo por currículo demanda tempo e muito esforço, principalmente se o setor precisar contratar com urgência.
Dessa forma você pode adicionar filtros para definir quem segue no processo rumo à vaga. Pensar em um banco de talentos também é bem importante
Portanto, aplicar essas dicas aos seus processos podem ajudar bastante a melhorar seu recrutamento e a jornada do candidato. Quando um candidato vira um colaborador ele se torna chave fundamental para o sucesso da empresa.
Fazer com que os candidatos tenham boa experiência durante o processo seletivo, mesmo para os não aprovados pode fazer com que eles queiram voltar em uma próxima oportunidade, e isso melhora o employer branding da empresa.
E se você quer conhecer algumas técnicas para atrair mais candidatos qualificados, baixe nosso guia. É gratuito!
