Pular para o conteúdo

Candidate experience: como monitorar a satisfação dos candidatos

O assunto de candidate experience tem estado muito em alta e tem se tornado o foco de grandes empresas. Tornar essa ação constante nas organizações é muito importante para a imagem delas e para melhorar o relacionamento com os candidatos.

Dessa forma, podemos encontrar diversas dicas e estrategias diferentes de como melhorar essa experiência, mas temos poucas informações sobre o como fazer o monitoramento correto dessas ações.

Isso porque, é impossível saber se seu plano de oferecer um processo agradável realmente esta dando certo se você não medi-lo. Por isso, vamos ver aqui mais informações sobre esse assunto, a sua importância e maneiras de monitorar a experiência dos seus candidatos.

O que é o candidate experience?

Antes de mais nada, se você ainda não se familiarizou com o termo “Candidate experience”, saiba que nada mais é que a experiência do candidato. Esse assunto tem a ver com a percepção que as pessoas têm ao participar de um processo seletivo da sua empresa.

Essa impressão envolve desde o primeiro contato, ao encontrar a vaga até a finalização do processo — seja com a contratação ou com um feedback de desclassificação. O objetivo do candidate experience é proporcionar um processo positivo para os candidatos, independentemente do resultado.

Por que esse tema é relevante para sua empresa?

A experiência negativa pode afetar a reputação de uma empresa. Em consequência disso, é provável que isso afaste bons candidatos e até prejudique a atração de novos talentos.

Em contrapartida, oferecer uma boa experiência ajuda a fortalecer a imagem da sua marca empregadora e a fazer com que sua empresa se torne o desejo dos profissionais. Dessa forma, atrair e reter talentos é uma tarefa bem mais fácil. 

Seus processos de recrutamento podem ser concluídos com mais rapidez e com maior qualidade nas contratações. Portanto, oferecer uma experiência agradável pode ser, na verdade, uma grande vantagem competitiva, bem como promover a cultura de organizacional da sua empresa.

Como um candidate experience ruim impacta sua marca?

Um candidate experience ruim pode impactar significativo a imagem da sua marca. E sabendo disso, as empresas vêm mudando a maneira de realizar seus processos de seleção.

Uma experiência ruim no processo seletivo pode prejudicar bastante a reputação de uma empresa. Isso pode dificultar a busca por candidatos e principalmente na qualidade dos profissionais que sua empresa vai atrair.

Além disso, essa experiencia ruim pode afetar a experiência dos funcionários. Contratações erradas podem afetar todo o time e prejudicar o engajamento dos colaboradores e sua produtividade.

E como consequência, isso tudo pode afetar seus clientes. Pois, pode afetar a percepção dos clientes em relação a sua marca e até a prejudicar a qualidade dos seus serviços ou produtos.

Por isso, é muito importante criar boas ações para ter um candidate experience excelente. Monitorar esse processo é preciso, para garantir sua efetividade

O que pode tornar a experiência do seu processo ruim?

Alguns dos principais motivos que podem tornar o processo de seleção cansativo e ruim para os candidatos são:

  • Experiências longas;
  • Falta de feedbacks;
  • Falta de clareza o processo;
  • Não confirmar as ações
  • Não informar a finalização do processo;
  • Não disponibilizar canais de dúvidas;
  • Não oferecer as informações do processo;
  • Etapas em excesso.

Como saber se seu processo está oferecendo uma boa experiência

Para que você possa acompanhar a eficiência das ações para melhorar a experiência dos seus candidatos, separamos alguns indicadores para você ficar e olho.

Veja quais são e como eles podem ajudar a medir a satisfação do candidate experience. Confira!

Aplicando a NPS

O NPS (Net Promoter Score) é um indicador que pode melhor ajudar a sua empresa a medir a satisfação dos candidatos. Essa métrica, você consegue obter por meio de uma pesquisa com as pessoas que passaram pelo processo de seleção da sua empresa.

No fim do processo, você pode enviar aos candidatos uma pesquisa que aborde diferentes aspectos da experiência, como comunicação, organização do processo seletivo, tratamento recebido e percepção da empresa como empregadora. Na pesquisa, os candidatos devem avaliar os remas levantados em uma escala de 0 a 10.

Com isso você pode ter bons feedbacks dos candidatos e avaliar de forma quantitativa a satisfação desses profissionais, e assim identificar pontos fortes e áreas de melhoria.

Para analisar se seus processos são bem recebidos pelos candidatos, você deve analisar a média da pontuação. Ou seja, uma pontuação alta indica uma experiência positiva, enquanto uma pontuação baixa sugere que seu processo precisa de melhorias.

É fundamenta ter um espaço para comentários, pois assim você consegue ser mais efetivo nas análises e na criação um plano de ação.

Avaliando o comportamento dos candidatos

Outra maneira de avaliar se os seus candidatos estão tendo uma boa experiência é analisando o comportamento deles. Isso pode incluir analisar se os candidatos estão expressando frustração ou se estão entusiasmados com a oportunidade, se o engajamento deles diminui no decorrer do processo, são alguns exemplos.

O comportamento dos candidatos pode ser um indicativo da qualidade da experiência que estão tendo. É importante também se atentar ao número de candidatos que desistem do processo. Se há um alto índice de desistência pode indicar a necessidade de atualizar seu recrutamento e seleção.

Saber quantos chamados foram abertos durante o processo

Se seus processos possuem um canal onde os candidatos possam entrar em contato direto para tirar dúvidas do processo, acompanhar esses chamados é importante. 

Com esse indicador, você pode monitorar se há um alto número de chamados, isso pode indicar problemas ou insatisfação por parte dos candidatos. Entenda quais são os questionamentos ou reclamações. 

Muitas vezes são problemas de clareza na comunicação ou a falta de informações.

Avaliar o tempo de resposta

Seguindo, ainda, as informações de chamados dos candidatos, outra coisa que você pode avaliar é o tempo de resposta que a equipe de RH leva para tirar as dúvidas dos candidatos.

Respostas rápidas e eficientes demonstram atenção com os candidatos, já as demoras nas respostas podem causar frustração nas pessoas candidatas e isso pode fazer com que esses profissionais desistam ou fiquem desmotivados.

Crie uma rotina de feedbacks

É importante estabelecer uma cultura de feedback em toda a empresa, mas principalmente no recrutamento e seleção. Essa ação ajuda a tornar o processo mais transparente e confiável, além de oferecer maior abertura para melhorias.

Portanto, solicite feedbacks sobre a experiência do processo seletivo e, por sua vez, também envie feedbacks construtivos. Assim, as chances de tornar seus processos mais agradáveis e uma experiência mais encantadora, é maior.

Como oferecer um candidate experience melhor?

A experiência do candidato é muito importante, identificar os pontos fracos do seu processo é o primeiro passo para melhorar esse processo — como mencionamos anteriormente. 

Agora, existem algumas dicas bem básicas que muitas vezes fazem total diferença no processo. Veja aqui quais são, para ajudar encantar seus candidatos:

  • Certifique-se de que as etapas do processo estão relacionadas ao trabalho;
  • Ofereça espaço para os candidatos mostrarem suas habilidades;
  • Dê chance para as pessoas candidatas contestarem seus resultados;
  • Certifique que todas as etapas são justas para todos os candidatos;
  • Forneça feedback útil e oportuno;
  • Justifique os procedimentos e decisões tomadas;
  • Tenha cuidado e atenção com os candidatos;
  • Certifique-se de que as etapas não são discriminatórias;
  • Use a tecnologia a seu favor — conte com um ATS para automatizar tarefas manuais e poder oferecer mais atenção aos candidatos.

Com isso, você pode potencializar seus processos e ter diversas vantagens no seu RH e contribuir com melhorias na empresa. Ações voltadas para essa melhoria estão cada vez mais em destaque, principalmente porque os candidatos estão mais capacitados e escolhendo as empresas que querem trabalhar.

Com isso, nesse momento é necessário se atualizar e modernizar seu RH para se manter competitivo, conquistar os melhores profissionais e garantir uma boa experiência para seus candidatos. 

Baixe agora mesmo: como promover uma boa experiência para os candidatos em processos seletivos!

 

kit experiencia do candidato