O turnover de funcionários é um indicador que pode ser muito importante para o RH analisar. Isso porque ele aponta o número de pessoas que entraram e saíram da empresa em determinado período. Bom, mas por que é importante? Porque pode indicar que as pessoas não estão interessadas em permanecer na sua empresa.
Isso por si só já é péssimo para a imagem da sua empresa, mas fica pior! Ter muitas pessoas entrando e saindo da sua empresa gera muitos gastos, e cada desligamento custa MUITO CARO, agora imagine multiplicar isso para cada funcionário que sair? Por isso é importante ficar atento ao turnover de funcionários.
Veja também:
Como calcular a taxa de turnover?
Conteúdo da página
O turnover é o fluxo de entrada e saída de funcionários da empresa, é uma ferramenta para mensurar a quantidade de pessoas que são desligadas em um determinado período. Existem 2 tipos de turnover, e entendê-los é fundamental para identificar os motivos de saída dos seus colaboradores, e dessa forma corrigir o que for necessário.
O turnover involuntário acontece através de escolha da empresa, que decide desligar o colaborador. Pode ocorrer por falta de uma boa performance do colaborador ou por falta de aderência à cultura da empresa, por exemplo.
Isso pode significar que sua empresa está recrutando pessoas fora do perfil ideal para a vaga ou sem fit cultural. Dessa forma, isso representa a falta de eficiência dos seus processos de recrutamento.
O turnover voluntário acontece quando o funcionário pede desligamento da empresa. Que pode acontecer por insatisfação com a empresa ou por receber uma proposta de outro lugar.
Quando um colaborador que não tem um desempenho tão bom pede desligamento da empresa é chamado de turnover funcional, pois a saída desse profissional não tem grande impacto na organização.
Já o disfuncional é o oposto, quando a empresa perde um funcionário de alta performance ou de uma posição que a reposição é difícil de ser feita. Então, há um grande prejuízo para a organização e pode ser o tipo de turnover que gera maior custo.
No entanto, a rotatividade disfuncional ainda pode ser dividida em mais duas categorias:
Quando, por exemplo, alguém recebe uma outra proposta de emprego. Nesse caso, a empresa pode tentar cobrir a proposta de alguma forma, seja no salário, ou nos benefícios, ou até mesmo com outras flexibilidades.
O que leva um funcionário a pedir demissão? Ou o que o desmotiva e afeta seu desempenho? Para entender o turnover na sua empresa, é preciso mapear o que tem causado essa rotatividade.
Alguns dos principais motivos para um alto turnover de funcionários nas empresas são:
Uma cultura organizacional tóxica ou a falta de uma cultura na empresa pode ser o grande inimigo da retenção de talentos de uma organização.
É através dessa cultura que a empresa se relaciona com os colaboradores, fazendo com que eles tenham prazer em fazer parte daquele ambiente, e assim estejam mais motivados e produtivos.
Sem essa satisfação os colaboradores acabam não desempenhando suas funções tão bem e a empresa, sem uma cultura saudável decide por desligá-los. Ou eles decidem ir por conta própria.
É normal que alguns líderes sejam mais próximos de algumas pessoas do que de outras. Mas quando isso afeta o tratamento que é oferecido aos funcionários, oferecendo privilégios para alguém, isso vai gerar descontentamento.
Ninguém quer ficar estagnado na carreira, permanecer anos na mesma função sem chances de crescimento. Essa falta de expectativa é um grande influenciador nas tomadas de decisão dos colaboradores em permanecer ou não em uma empresa.
Portanto, se a sua empresa não oferece oportunidades de crescimento, as chances de você perdê-los para a concorrência são bem altas.
Você precisa valorizar seus colaboradores. Se seus esforços não são reconhecidos e seu trabalho não é valorizado, por qual motivo eles deveriam permanecer na sua empresa?
A cobrança por uma alta performance, mas sem nenhum reconhecimento faz com que isso se torne uma das principais causas de turnover nas organizações.
O que pode causar um alto índice de turnover são as lideranças despreparadas. A falta de uma boa gestão dentro das equipes faz com que os seus liderados detestem ter que trabalhar ali.
No geral, os funcionários querem se livrar da liderança e não da empresa, então os responsáveis podem ser os chefes abusivos e despreparados.
Se você ainda não entendeu que é papel da empresa e da gestão de pessoas fazer com que o colaborador esteja satisfeito dentro da empresa, então com certeza você está perdendo grandes talentos para a sua concorrência.
Ter bons resultados é o interesse de todos os líderes e gestores, mas é impossível ser produtivo o tempo inteiro e com excesso de cobranças, principalmente. A pressão para entregar mais e melhor, além do excesso de responsabilidades pode gerar muito desgaste nos colaboradores tanto emocional quanto físico.
Visar exclusivamente a alta performance dos seus colaboradores pode acabar com a saúde deles. E em algum momento eles terão que escolher entre o emprego e o bem-estar.
Vale lembrar, que existem pesquisas que apontam que para muitos profissionais a qualidade de vida é mais importante que o salário. Isso é um claro reflexo do RH 5.0, e que as empresas precisam estar atentas a essa necessidade.
Se a sua empresa proporciona um bom ambiente de trabalho, mas não oferece um salário competitivo com o que o mercado está oferecendo, então existe a possibilidade de que seus funcionários saiam em busca de outras oportunidades que conciliem ambos.
Se a taxa do turnover da sua empresa está aumentando pelos desligamentos involuntários, é porque eles não têm o perfil de colaborador que você precisa, seja por competências técnicas ou pela falta de soft skills.
Em todo caso, você está fazendo contratações erradas, e assim, é impossível reter talentos qualificados. Dessa forma, é preciso reavaliar o seu processo de recrutamento e seleção.
Acabamos de ver o que faz o seu turnover de funcionários aumentar. Agora, vamos ver que ações você pode realizar para resolver esse problema.
Umas das principais soluções para o turnover é estruturar um processo de recrutamento e seleção efetivo. Através de um bom planejamento e um processo bem definido, você consegue recrutar pessoas qualificadas, e então, fazer a seleção entre esses perfis será mais fácil.
É importante também contar com ferramentas de recrutamento para auxiliar na tomada de decisão, pois muitas vezes o que causa a contratação errada são os vieses pessoais dos recrutadores.
Um dos grandes atrativos hoje em dia, são os benefícios corporativos. Isso atrai e ajuda a reter talentos, então é importante ter uma política de benefícios pensado no perfil dos seus colaboradores.
Para isso, é preciso entender as necessidades deles e o que faz sentido. Veja aqui como criar um bom pacote de benefícios para sua organização!
Caso você não saiba, o trabalho híbrido é uma tendência do mercado. Isso porque oferece diversas vantagens para o colaborador, o que por consequência, beneficia a empresa, já que ter um talento motivado é ter um talento mais produtivo.
As pessoas trabalham melhor quando são motivadas a isso. Investir no desenvolvimento pessoal e técnico dos seus colaboradores é uma maneira de motivá-los a manter a qualidade dos seus trabalhos ou a aprimorá-la.
A melhor maneira de tornar a valorização dos seus colaboradores mais eficiente é criando um Programa de reconhecimento. Assim você garante que eles serão realmente reconhecidos pelos seus serviços e que seus esforços não passarão despercebidos.
Mas não só isso, é preciso que eles saibam o que a empresa pensa no futuro de cada um deles. Então, ter um plano de carreira é fundamental para fazer com que eles tenham expectativa de crescimento e sigam carreira na sua organização.
Um ambiente de trabalho tóxico é extremamente prejudicial, não apenas para os colaboradores, mas também para a saúde do negócio. Pois a imagem da marca empregadora é comprometida, e as chances de ter profissionais capacitados pode ter uma grande queda.
O assédio é um dos grandes motivadores para a alta taxa de turnover de funcionários nas empresas. E o assédio não se resume em apenas um tipo de ação, como abuso de poder de líderes. Na verdade, é um problema bem sério e envolve situações como:
Um artigo publicado pela S2 Consultoria, aponta que entre as origens dos assédios cometidos nas empresas, 58% são feitos pela hierarquia, 29% por diversas pessoas da empresa — incluindo colegas. Em seguida, com 12%, são cometidos pelos colegas e apenas 1% vem de subordinados.
Portanto, é necessário que as empresas e a gestão de pessoas estejam atentas para observar e combater esse tipo de situação. Pois é responsabilidade da empresa resguardar os funcionários e oferecer um ambiente de trabalho saudável.
As ações para reduzir o turnover de funcionários deve ser constante para fazer com que os colaboradores permaneçam na empresa. Dessa forma, veja aqui como fazer com que esse índice de rotatividade não aumente.
É importante que a empresa esteja atenta ao clima organizacional que oferece aos seus colaboradores, pois é importante que o ambiente de trabalho seja um lugar saudável para seu time se sentir bem e poder desempenhar bem suas funções.
Uma ação que pode ajudar é a realização de uma pesquisa de clima. Assim você pode avaliar o que os colaboradores estão achando e como estão se sentindo a respeito do ambiente de trabalho.
Vale ressaltar a importância da valorização dos seus funcionários e da motivação para que eles estejam satisfeitos e possam render muito mais nos seus trabalhos. Uma ótima maneira de fazer isso é através de ações de endomarketing. Além de trabalhar para envolver os funcionários com a missão da empresa, as pessoas precisam ter e acreditar em uma causa para se doar.
Os líderes devem ser incentivadores da cultura da empresa, além de ser exemplo e inspirar confiança em seus liderados. Por isso é preciso capacitar e tornar a liderança mais eficiente com essas habilidades, o que traz mais engajamento, motivação e comprometimento dos colaboradores.
Além de ser muito importante manter o seu pessoal atualizado em suas áreas e fortalecendo as oportunidades de desenvolvimento, é uma ótima maneira de atrair bons profissionais, pois esse tipo de empresa é muito bem vista pelos candidatos.
O mercado de trabalho está em outro momento, e atualmente, a jornada de trabalho mais flexível é uma ótima opção para ajudar seus colaboradores a ter mais equilíbrio na vida profissional e pessoal.
Além de ter se tornado uma necessidade para diversos profissionais.
Agora, você já sabe o impacto que turnover de funcionários pode ter na sua empresa e como isso é prejudicial. Também comentamos como o recrutamento e seleção pode ser um dos fatores pelo alto índice de rotatividade, não é? Então, entenda aqui exatamente como isso acontece e o que você precisa fazer para mudar essa situação.
Baixe agora mesmo nosso material e veja o que o turnover tem a ver com o recrutamento e seleção da sua empresa!