Mas com tantas mudanças, como se preparar para o futuro? Então, para ajudar você, selecionamos algumas das principais tendências em gestão de pessoas . Confira a seguir:
         
 
          
         Flexibilização do modelo de trabalho
 
         
          Uma tendência que já vinha sendo anunciada há algum tempo é o trabalho remoto. Com os riscos da contaminação na pandemia, o home office foi adotado por diversas companhias e promete se tornar cada vez mais comum. 
         
 
          
         
          Após as medidas de quarentena, há uma previsão de crescimento de 30% desse modelo, de acordo com uma pesquisa do Infobase e Instituto de Tecnologia, Empreendedorismo e Cultura. Além disso, outros tipos de flexibilização do trabalho também se destacam. 
         
 
          
         
          Um exemplo disso é o que foi observado na enquete realizada pelo Great Place to Work Brasil no LinkedIn, em julho de 2020. Nela, 64% dos entrevistados afirmaram que preferiam um modelo híbrido de trabalho, que consiste em se dividir entre a casa e a empresa. 
         
 
         Recrutamento digital 
 
         
          Uma consequência do trabalho remoto é o maior uso da tecnologia dentro da empresa. Assim, as tendências em gestão de pessoas como 
          recrutamento online ou um processo de processamento de RH podem se tornar mais comuns.  
          
           
          
         
          O home office acelerou o uso de recursos como controle de ponto e banco de horas à distância, o que ajuda uma empresa a se localizar no meio das mudanças. No caso de recrutamento, 
          os softwares agilizam a seleção
           de um candidato ideal. Dentre as possibilidades dessa ferramenta estão a realização de atribuição e 
          testes remotos , bem como o uso de filtros customizáveis. Se você busca uma 
          
ferramenta para descobrir online , desenvolvemos internamente uma solução completa.
         
  
          
         
          Também observou-se um aumento em relação a abertura de vagas remotas. Segundo dados do site Aliás, como vagas de trabalho remoto cresceram 215% entre março e novembro. 
         
 
          
         
          Com dados de junho de 2020, um levantamento do Valor Econômico revelou que esse tipo de recrutamento de maneira 100% online, cresceu de 25% a 65% em relação aos meses anteriores. A estimativa é de que continue em alta após a pandemia. 
         
 
         Análise de Pessoas
 
         
          Com uma automação dos processos de RH, uma análise de dados de gestão caminhos novos caminhos para o setor. People Analytics é uma tendência que gira em torno da coleta e organização de informações sobre os colaboradores. Essas informações podem ser muito úteis para as estratégias das empresas.
           
          
         
          Com essa ferramenta, é possível alinhar as habilidades dos colaboradores com as necessidades dos setores. Além disso, com o cruzamento de dados dos colaboradores, será mais fácil ter insights de melhorias. 
         
 
          
         
          De acordo com a pesquisa Tendências Globais de Capital Humano 2020 , da Deloitte, 53% dos participantes afirmaram que o interesse dos seus líderes por informações da força de trabalho aumentou nos últimos 18 meses. 
         
 
          
         
          Apesar das tendências apontarem para essa direção há algum tempo, não é fácil mudar uma gestão de uma hora para outra. Por isso, é importante testar o que pode dar certo no gerenciamento de pessoas até tomar uma decisão sobre isso.