Algumas técnicas e ferramentas orientam o empreendedor em seu cotidiano, contribuindo significativamente para a boa administração da empresa. Para alcançar resultados expressivos em seu segmento de atuação, invista em uma metodologia de gestão.
Metodologias de gestão são usadas na orientação das rotinas de trabalho em todos os níveis empresariais, institucional entre presidentes, sócios e diretores, tático entre coordenadores e gerentes e operacional entre supervisores, técnicos, analistas, auxiliares e demais colaboradores. Elas ajudam o empreendedor nestas suas 4 funções básicas:
Sabemos que cantoneiras de ferro servem como apoio para bases em uma obra, bem como metodologias bem aplicadas, são a base para qualquer gestão, seja RH, financeiro, administrativo no ramo empresarial.
O uso de ferramentas ágeis ajuda o RH a lidar com novas demandas e tendências do mercado, podendo assim conduzir os processos diários de forma organizada e proativa aos acertos.
O RH Ágil já é uma realidade e vem transformando a forma como as organizações contratam, desenvolvem e gerenciam seus talentos. A utilização de métodos ágeis facilita a integração dos conceitos e das metodologias em vários setores dos negócios, incluindo o RH.
Conteúdo da página
Conhecidos como sprints, são caracterizados por ciclos ou estágios de desenvolvimento, e se baseiam em pilares de transparência em processos onde todos os envolvidos no projeto precisam estar alinhados e visualizando os resultados do time e individuais, inspeção dos sprints onde há uma constante revisão do que está sendo feito para que erros sejam ajustados rapidamente e adaptação de processos e produtos que podem sofrer mudanças para se adaptar às novas demandas.
O método scrum se materializa através de reuniões ou cerimônias, como o planejamento da sprint, reunião diária rápida, revisão de acontecimentos e retrospectiva. Tudo isso para estruturar uma gestão ágil e organizada.
O Balanced Scorecard é uma metodologia de gestão capaz de calcular o desempenho empresarial rumo às metas de longo prazo a partir de indicadores quantificáveis nas perspectivas.
Iniciando no financeiro onde os investimentos estão gerando retorno e lucratividade, por exemplo, ao investir em impressoras térmicas, em quanto tempo se dará o retorno do investimento? Qual custo-benefício foi gerado?
Meio ao mercado buscando analisar se os clientes estão satisfeitos com o produto ou serviço, dos processos internos realizados, quais são essenciais para uma entrega de qualidade? E por fim do aprendizado e conhecimento, onde é necessário que a equipe precise dominar para gerar o resultado esperado?
Esses são questionamentos necessários, para que seja possível identificar qual estratégia decidir seguir para que erros e incoerências sejam sanadas.
Trata-se do método japonês Kanban, desenvolvido pela Toyota ainda nos anos de 1940. Em suma, o Kanban é uma forma de registrar tarefas e ações por meio de simbologias visuais, como os famosos post-its.
Sua popularidade é devido ser simples e fácil de aplicar, obtendo resultados rapidamente. Sua base é de acordo com técnicas que controlam e fazem a gestão de diversos fluxos de produção, focando em otimizar aqueles processos que já existem.
Ela tem esse nome porque consiste no uso de uma folha A3 que é dividida em duas colunas. Na esquerda, escreva uma análise da situação atual e de seus objetivos. Na direita, uma projeção para o futuro desejado e sugestões de como alcançá-lo. É um método bem simples e eficaz para lidar com problemas imediatos.
Vamos supor que uma empresa de construção realizasse todos os seus processos de forma manual, incluindo a mistura das massas como cimento, rejunte, argamassa, etc.
Com isso, muito tempo era perdido, levando a empresa a perder contratos. Através de uma projeção para o futuro, ouvindo as sugestões de como alcançá-lo, determinou-se inicialmente a compra de um misturador de argamassa para agilizar os serviços. O que irá gerar redução nos custos e obras concluídas em menor prazo.
Assim também deve funcionar o RH corporativo, com agilidade nos processos, gerando melhores resultados.
Gerando resultados
Nesse mercado competitivo e em constante mudança, as empresas precisam ganhar também em velocidade, independente do tamanho e posição que se enquadram. O RH contribui com essa transformação inserindo na empresa uma cultura de mudança de mindset, que, gradualmente, pode surtir um efeito muito positivo.
Saber como aplicar esse conceito, na prática, gera ótimos resultados para a empresa, especialmente no que se diz respeito ao uso do tempo e dos recursos destinados aos processos seletivos.
Esperamos ter ajudado você com este artigo, não esqueça de comentar e compartilhar, até a próxima!