abler Blog

O que é reunião 1:1, porque é importante e como fazer

Escrito por abler | 10/05/22 11:23

Trabalhar com equipes é um trabalho muito importante, e às vezes, é muito desafiador lidar com diferentes personalidades. Por isso, implementar uma reunião 1:1 dos líderes com cada pessoa do seu time é fundamental para uma boa relação e comunicação na empresa. 

Muitas empresas já entenderam o poder da reunião 1:1 e sabem que é uma maneira muito eficaz de resolver disputas e fazer com que as pessoas possam se comunicar melhor. 

No entanto, muitas empresas acabam não implementando essa estratégia corretamente. É por isso que decidimos esclarecer alguns pontos sobre como tornar suas reuniões 1:1 mais eficientes.

Este artigo ajudará você a entender melhor a importância dessas reuniões individuais e como isso pode beneficiar seus negócios.

O que é reunião 1:1?

Uma 1:1 é uma reunião curta, que não tem o intuito de ser formal, e acontece apenas entre duas pessoas. O objetivo da reunião é que os participantes discutam assuntos sobre carreira e desenvolvimento, por exemplo.

Esse papo acontece entre um líder e um liberado, mas não deve ser voltado para falar sobre tarefas. Na verdade, a intenção de fazer a  one-on-one é para aproximar as pessoas, alinhar expectativas e tornar o trabalho de ambos mais eficiente. 

Veja também: 5 dicas para Investir em desenvolvimento pessoal dos colaboradores

Quais os objetivos da reunião 1:1?

A reunião 1:1 é uma prática útil que deve ser baseada na confiança. Dessa forma, é possível obter um impacto positivo tanto para os colaboradores quanto para a gestão, assim como nos processos de trabalho.

Isso porque através dessa reunião mais próxima, ajuda a melhorar o fluxo de comunicação e funciona como uma ferramenta para ajudar cada pessoa a atingir seus objetivos. Pois os colaboradores passam a ter mais confiança em seus líderes para obter ajuda, tirar dúvidas e até mesmo falar sobre sua vida pessoal. 

Isto faz com que cada pessoa exerça melhor seu trabalho e a permaneça produtiva. Mas o  principal objetivo do one-on-one é ajudar no desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores.

Este tipo de comunicação permite ao funcionário comunicar diretamente o que o incomoda no ambiente de trabalho, em suas atividades, e na própria empresa. Através dessa abertura a gestão consegue entender e identificar o que é necessário para desenvolver ou é possível melhorar as condições de trabalho do time. Desta forma, os níveis de produtividade podem ser mantidos.

Como realizar uma reunião 1:1?

Fazer uma reunião 1:1, como mencionamos anteriormente, é uma estratégia que tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento dos colaboradores, além de motivá-los a manter a produtividade. Por isso, é preciso saber como organizar uma  one-on-one eficiente e que gere bons resultados.

Veja como garantir que suas reuniões 1:1 valham o investimento de tempo tanto para você quanto para seu time. Veja os passos para realizar uma reunião 1:1!

Planejamento

Antes de começar a implementar qualquer estratégia é necessário planejá-la. Portanto, certifique-se de saber exatamente o que você quer destas reuniões e escreva o que você irá discutir. 

É interessante também ter disponível formas de fazer anotações sobre o que for discutido na reunião 1:1. Cuide para que a conversa fique dentro do tempo estimado da reunião e que todos os assuntos sejam realmente pontuados.

Além disso, dê a oportunidade para que o colaborador leve pautas para que vocês possam debater. Pois como já falamos, essa não é uma conversa formal apenas de trabalho, é importante criar laços e estreitar as relações para que todos os processos possam caminhar bem. 

Como conduzir a reunião

Você pode começar perguntando ao colaborador como tem sido sua semana. Em seguida veja se essa pessoa trouxe alguma pauta para ser discutida, e depois disso, reveja quaisquer dados importantes que tenham chegado desde sua última reunião, ou sobre algo que possa ter ficado devendo. 

Também pode ser interessante perguntar como estão se saindo com sua carga de trabalho atual e o que eles pensam sobre isso, depois dê algum feedback sobre seu desempenho. Por fim, não se esqueça de perguntar se há algum problema que eles queiram trazer à tona ou qualquer coisa com que precisem de ajuda antes de terminar.

Periodicidade e duração

Uma das perguntas mais comuns sobre reunião de 1:1 é com que frequência elas devem ser agendadas. A resposta depende de vários fatores, incluindo seu estilo de gestão e o tamanho de sua equipe.

A maioria dos líderes realizam-nas semanalmente ou a cada duas semanas, mas isso pode variar bastante, dependendo da necessidade individual de cada time, colaborador e gestor. No entanto, recomendamos que o período entre uma reunião e outra não seja maior que 3 semanas.

Assuntos a serem abordados

Estas reuniões não são apenas sobre o desempenho individual do seu time. Através da 1:1 que você pode ver cada um deles está se sentindo, o que eles pensam sobre seu desempenho e lhes dá a oportunidade de falar sobre isso.

Dessa forma, alguns dos assuntos que é possível abordar dentro de uma reunião 1:1, para não focar apenas em cobranças de entregas, são:

  • Sentimento do colaborador: procure saber como essa pessoa se sente em relação, ao cargo, salário, benefícios, a empresa e etc. 
  • Performance: como essa pessoa tem se saído, quais são suas entregas e avanços?
  • Desenvolvimento: o que ela tem deixado a desejar e como melhorar isso?
  • Clima organizacional: como é a relação dessa pessoa com os funcionários do time e do restante da empresa?
  • Feedbacks: dê retorno sobre alguma ideia que a pessoa sugeriu, algum projeto que concluiu, ou apresentação que fez.

Importância das reuniões 1:1

Já mencionamos aqui o quão eficiente pode ser implementar uma reunião 1:1 na sua empresa ou no seu time, não é? Por isso, esse tipo de conversa pode ser tão importante, pois viabiliza a troca de feedbacks sobre processos, projetos em desenvolvimento e, até mesmo, sobre o trabalho um do outro, de maneira próxima e particular. 

Isso possibilita uma maior honestidade e confiança entre líder e liderado. Dessa forma, só tende a melhorar o trabalho em equipe e o clima organizacional. 

Dicas do que não fazer nas reuniões de 1:1

É importante lembrar que mesmo sendo em um ambiente profissional, a reunião 1:1 tem o objetivo de ser um momento mais informal. Por isso, conhecer melhor a pessoa que você está liderando é importante.

É claro que acontece muito durante a reunião que o colaborador comece a falar sobre o status das atividades dos seus projetos. Deixe-o falar. Mas lembre-se de que um dos objetivos do  one-on-one é falar também sobre a carreira e o desenvolvimento desse profissional.

Diferença entre one-on-one e feedback

É bom deixar claro, que a 1:1 não é uma reunião de feedback, mas durante essa reunião, é claro, você pode dar retornos sobre algum assunto que achar necessário. Mas para explicar melhor a diferença desses assuntos veja:

Reunião 1:1: a one-a-one são tipicamente menos formais que o feedback, e eles se concentram na pessoa. Essa estratégia é usada para conhecer uns aos outros, compartilhar sobre os sucessos e falar sobre o que está acontecendo com os objetivos.

Feedback: essa conversa é mais formal e se concentra na relação entre os aspectos comportamentais e os resultados apresentados pelo funcionário. O feedback geralmente tem algum tipo de item de ação incluído nele, como apresentação de resultados ou desempenho.

Conclusão

A reunião 1:1 certamente não é uma boa solução para ajudar a promover um ambiente de comunicação aberta e honesta. Além de conhecer melhor seu time em um nível mais pessoal, eles também terão a chance de serem ouvidos pessoalmente por você.

Dessa forma, também é uma ótima maneira de melhorar a qualidade geral da equipe, a entrega de resultados e o desempenho individual de cada um.  

Este artigo foi útil? Bom, agora que você entendeu mais sobre a reunião 1:1, e como ela pode ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa, que tal ver os tipos de avaliação de desempenho e quando aplicá-los? Confira aqui!