Você sabia que os erros nos processos seletivos atingem mais de 70% das organizações? Existem diversos motivos para gerar esses erros, desde falta de dados, buscas desorientadas, divulgação fraca ou até mesmo falta de clareza ou atratividade da vaga.
Pequenos erros podem resultar em contratações erradas que resultam em diversos prejuízos para toda a empresa. Mas, às vezes, o problema pode ter ligação com a falta de organização e preparo no setor de recrutamento e seleção, se refletindo em contratações mal sucedidas para os cargos.
Desse modo, as consequências vão além das questões financeiras e podem se refletir em várias outras áreas. Por isso, vale estudar ideias para explorar o universo de recrutamento e seleção, e conhecer melhor outros tipos de recrutamento e seleção que podem trazer resultados muito mais eficientes para sua empresa.
Ter processos bem definidos ajuda o RH a ter mais controle sobre as etapas do processo, facilitando a gestão e sendo mais eficiente. É justamente sobre isso que se trata este post.
Vamos ver um pouco sobre os principais tipos de recrutamento e outros modelos desse processo? Veja quais são os pontos mais importantes de cada um deles. Confira!
Conteúdo da página
O processo de recrutamento e seleção faz parte da rotina de qualquer empresa, pois para que as empresas funcionem e cresçam, precisam da força de trabalho de pessoas para isso.
Por isso, o tempo todo surgem vagas e existe a necessidade de fazer contratações, seja para novas oportunidades ou para substituir algum funcionário. E atualmente existem algumas diferentes estratégias e modelos de recrutamento, mas 3 tipos são os mais comuns:
Vamos falar mais sobre cada um deles, suas vantagens e desvantagens no próximo tópico. Veja:
Se você tem dificuldade para contratar as pessoas certas, talvez esteja olhando para o lugar errado. Há tipos diferentes de recrutamento e seleção que correspondem às necessidades da empresa.
Você, agora, alguns dos principais tipos de recrutamento:
Embora a primeira imagem que cruze a mente da maior parte das pessoas ao falar em admissão de funcionários seja a de contratação de novas pessoas, o recrutamento interno funciona a partir de uma lógica um pouco diferente.
Aqui, o foco é aproveitar profissionais que já fazem parte da empresa, ou seja, trazer à tona uma nova função. Pode ser feito antes do processo tradicional, ajudando a aproveitar talentos e a prolongar suas carreiras. Desse modo, a tendência é a valorização da equipe.
As principais vantagens desse tipo de recrutamento e seleção que podemos citar são a valorização dos seus colaboradores, a facilitação e mais agilidade nos processos, além da redução de custos e continuidade das atividades.
Assim como qualquer outra coisa no mundo, esse tipo de recrutamento e seleção também tem as suas desvantagens, como criar uma bolha dentro de algum setor, isso pode fazer com que o time sofra com falta de novidades e ideias e consequentemente estagne seus projetos fazendo com que eles não tenham um rendimento tão bom.
Outro ponto é a permanência de alguma vaga em aberto. Fazendo uma seleção interna, você tira um colaborador de determinada função e o coloca em outra, deixando a vaga anterior desocupada.
O recrutamento interno ainda se divide em alguns tipos de recrutamento que são motivadas geralmente por:
O recrutamento externo é um processo com o qual você provavelmente já entrou em contato. Aqui, a ideia é inversa à anterior e um profissional de fora da empresa é escolhido. Esse costuma ser o foco de boa parte dos recrutadores no mercado de trabalho.
Se o recrutamento e seleção no modelo anterior considera a motivação, conhecimento e desempenho dos funcionários, o externo agrega novidades à empresa. Desse modo, o recrutamento é feito por várias fontes. Isso inclui:
Entre as vantagens desse tipo de recrutamento podemos destacar a muitas opções de candidatos. Pois como o mercado de trabalho sempre tem muitas pessoas procurando novas oportunidades, existe grande chance de ter vários candidatos. Isso pode até ajudar a criar um banco de talentos para quando outras vagas ficam disponíveis.
Com o recrutamento externo é possível trazer mais diversidade para empresa e isso possibilita a entrada de novas ideias e a oportunidade de conquistar novos resultados.
O processo de recrutamento externo é um pouco mais complexo e pode levar bem mais tempo que o interno, pois geralmente possui muitas etapas. Existe também a desvantagem de correr mais riscos de fazer uma contratação errada, caso o processo não seja feito de forma eficiente.
Além disso, esse tipo de recrutamento e seleção requer maior investimento e um longo processo de onboarding e integração de novos colaboradores.
O recrutamento misto une ideias do modelo interno e externo. Há a priorização dos profissionais que já estão dentro da empresa, economizando gastos e valorizando os talentos da organização. Mas se os candidatos não contarem com a qualificação ideal, a vaga pode ser aberta ao público.
Em algumas empresas, os processos são feitos simultaneamente. Desse modo, tanto pessoas de dentro da empresa quanto de fora concorrem. Embora exija uma dedicação maior na elaboração do processo, as contratações tendem a ser mais precisas.
Unir os dois principais tipos de recrutamento e seleção pode ser muito interessante para os colaboradores, pois oferece oportunidades de crescimento. Mas com a competição abrangendo pessoas externas ajuda a tirar seus funcionários da zona de conforto, bem como estimula o desenvolvimento profissional.
Esse modelo tem uma desvantagem que, na verdade, é um desafio bem grande, que é a dificuldade em encontrar o equilíbrio entre o público interno e externo, para que todos tenham a mesma chance no processo.
O recrutamento online é um modelo mais ágil que conta com pouco contato presencial, com vagas e candidaturas feitas à distância. O trabalho fica ainda mais produtivo quando se pode contar com o auxílio de um sistema de recrutamento, automatizando várias etapas que exigiram uma boa dose de tempo se feitas manualmente.
Conhecer os tipos de recrutamento e seleção é útil para definir o perfil de contratação e dar início ao processo seletivo. Embora a escolha envolva a análise de vários fatores, o recrutamento remoto tem se tornado uma tendência cada vez mais presente no mercado de trabalho.
As vantagens desse tipo de recrutamento e seleção são principalmente os fatores para avaliação dos candidatos, a centralização da gestão de vagas. E quando o recrutador pode contar com um sistema para auxiliá-lo, ter muitos currículos não é um problema, pois a triagem de currículos pode ser muito mais rápida.
Com isso ainda, é possível integrar outras ferramentas e tecnologias para tornar o processo mais eficiente, além de poder proporcionar uma experiência do candidato mais agradável e amigável.
A grande desvantagem do recrutamento online é que, dependendo de como ocorre, pode parecer mais impessoal, e o recrutador acabar tendo uma leitura mais superficial do candidato.
Esse é um tipo de recrutamento e seleção que consiste em analisar, nas primeiras etapas, apenas as competências dos candidatos sem considerar nome, gênero, idade, localização, instituição de ensino dos candidatos e onde foram suas experiências anteriores.
O recrutamento às cegas pode garantir a parcialidade dos processos seletivos e a diminuição de vieses por parte dos recrutadores, focando apenas:
A principal desvantagem desse recrutamento é o tempo gasto no processo, por ter que realizar umas análises no início sem conhecer e ter mais informações a respeito do candidato pode demandar uma pesquisa e avaliações minuciosas da equipe de RH.
Além dos tipos de recrutamento mais comuns, existem outros modelos de atração e busca por candidatos que podem fazer mais sentido, dependendo da vaga e dificuldade do processo.
Veja quais são eles:
O recrutamento social — ou social hiring — é um modelo de recrutamento, que seu principal canal de aquisição de talentos é através das redes sociais.
A divulgação da vaga é feita através das redes como Instagram, LinkedIn e Facebook, direcionando os candidatos para um formulário ou enviando seus currículos para algum e-mail, por exemplo.
A grande vantagem desse tipo de recrutamento é o alcance que as redes sociais têm e podem enviar sua publicação para um grande número de pessoas. Dessa forma, a sua atração de talentos é mais eficiente e as chances de encontrar o candidato ideal é maior.
Uma das desvantagens desse modelo de recrutamento é contar apenas com a entrega dos sistemas das redes, que podem não entregar para seus seguidores. A abrangência desses canais também pode ser uma desvantagem, pois você não consegue segmentar quem receberá a publicação e pode atrair diversas pessoas candidatas desqualificadas.
O modelo de recrutamento inclusivo é uma estratégia de atração de candidatos voltada para
profissionais de diversas origens, com experiências e perspectivas que podem enriquecer a força de trabalho de uma organização.
Esse modelo vai além das conformidades antidiscriminatórias, esse modelo trabalha ativamente na criação de um ambiente que acolha a diversidade. Um exemplo disso é a disponibilização de vagas afirmativas.
As vantagens desse tipo de recrutamento são muitas, o recrutamento inclusivo incentiva a colaboração e a inovação, isso ajuda a criar um ambiente mais estimulante e aberto a novidades e ideias.
Da mesma forma, contribui para o fortalecimento da marca empregadora e a promoção de uma imagem positiva. Em consequência disso, a empresa consegue atrair mais talentos qualificados e com fit cultural.
As possíveis desvantagens e desafios que você pode encontrar é a oferta limitada de profissionais qualificados, quando se trata de algum cargo muito específico ou setor altamente especializado.
Outro desafio são os vieses inconscientes, que por mais que haja conhecimento, é possível que isso interfira na tomada de decisões em um processo de seleção.
Por isso, é preciso que o RH tenha estratégias claras e bem definidas para reduzir esses vieses e garantir um processo justo.
O recrutamento ativo acontece quando o recrutador, ou um headhunter, vai ativamente em busca de profissionais devidamente qualificados para determinada vaga. Isso geralmente acontece quando se trata de uma vaga mais estratégica — para cargos de líderes, gerentes, diretores, heads, etc.
Como esses tipos de cargos precisam de pessoas com soft skills específicas e alguns conhecimentos especializados e técnicos mais aprofundados, o mais indicado é ir em busca desses profissionais, do que esperar que eles encontrem a sua vaga.
O recrutamento ativo é muito eficaz para preencher posições estratégicas e tende ser mais rápido que o recrutamento tradicional. Pois ao buscar proativamente por candidatos, as empresas podem reduzir o tempo de fechamento de vagas.
As contratações tendem a ser mais qualificadas, pois os recrutadores têm desenhado melhor o perfil ideal de candidato. Com isso, é possível encontrar candidatos que atendam especificamente aos requisitos necessários.
Além disso, a empresa que realiza o hunting de candidatos pode ganhar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Das desvantagens do recrutamento ativo, um dos grandes problemas, em alguns casos, pode ser o custo desse tipo de processo. Pois não basta traçar o perfil do candidato, é preciso procurar e encontrar esses candidatos.
E às vezes, a busca pode durar semanas e todo esse processo e demora gera custos a empresa. Então, além de exigir recursos, pode tomar muito tempo e esforço dos recrutadores.
O recrutamento por indicação é uma prática muito comum e que funciona bastante. Ela funciona assim: os atuais funcionários da sua empresa recomendam candidatos para posições disponíveis na organização.
Esse modelo de recrutamento é bem interessante, pois considera que os colaboradores podem identificar candidatos qualificados que se encaixem na cultura organizacional. Tão interessante, que muitas empresas contam com programas de indicação.
A primeira grande vantagem é a economia de tempo que vem aliada com uma pré-seleção. Pois é levado em conta que os colaboradores dificilmente vão indicar profissionais desqualificados e sem fit comportamental, já que entendem que isso pode prejudicar a imagem deles na organização.
Considerando que as indicações são significativamente qualificadas, os processos podem ser mais rápidos e consequentemente reduzem custos. Além de ter mais chances de retenção desses talentos.
A indicação de candidatos pode ter desvantagens como o desenvolvimento de nepotismo na organização. Dessa mesma forma, avaliar esses candidatos indicados de forma justa pode ser um grande desafio, pois pode gerar possíveis tensões na empresa.
Conhecer os tipos de recrutamento é importante para na hora do planejamento do processo escolher o modelo mais qualificado para atrair mais candidatos qualificados, dentro dos critérios necessários para a empresa.
Escolheu o tipo de recrutamento que você vai aplicar nos seus processos seletivos? Saiba como atrair os melhores candidatos! Baixe gratuitamente o guia de atração de candidatos qualificados.