abler Blog

Como criar um programa de indicação de funcionários

Escrito por Daina Solart | 20/06/23 09:00

Existem diversos tipos de recrutamento e seleção, além de estratégias específicas para garantir a efetividade das contratações de uma empresa. E uma delas é a introdução de um programa de indicação de funcionários. 

Essa estratégia usa de uma forma de marketing interno a seu favor para recrutar pessoas que os seus funcionários confiam. Então, essa divulgação acontece de ambos os lados, tanto para a empresa que tem maior alcance nas suas vagas, quanto para os candidatos que entram através da indicação de seus colaboradores atuais.

As chances de conseguir fazer contratações e reposição de pessoal de forma mais rápida e eficiente são maiores. 

Portanto, entenda aqui sobre o programa de indicação e como implementar essa estratégia na sua organização!

O que é um programa de indicação de funcionários?

Indicação de candidatos é quando um colaborador oferece nomes de pessoas que podem ocupar a vaga disponível na sua empresa, seja um amigo ou um familiar, por exemplo. Essa prática é muito interessante para a empresa, pois é um meio de garantir que pessoas confiáveis participem dos seus processos de seleção, e se tornem funcionários.

Isso porque nenhum funcionário quer prejudicar sua imagem na empresa indicando alguma pessoa que não trará bons resultados. 

Entendendo isso, uma empresa pode criar um programa para gratificar os colaboradores que indicarem pessoas qualificadas efetivadas na organização. Isso incentiva que os funcionários indiquem candidatos confiáveis e capacitados, além de ganhar o prêmio determinado pela empresa.

Isso também torna, de certa forma, os colaboradores divulgadores dos processos da sua empresa, bem como da marca empregadora.

Como é a indicação de funcionários?

Quem nunca viu uma vaga de emprego e lembrou de um amigo ou familiar, não é? É assim que acontece a indicação, um funcionário recomenda alguém para uma vaga na empresa em que trabalha. As indicações podem ser feitas:

Recomendação direta: quando o funcionário indica uma pessoa específica para a vaga, informando o nome, currículo e contato para os responsáveis pelo recrutamento.

Encaminhamento de currículo: quando um funcionário apenas encaminha o currículo de uma pessoa interessada na vaga.

Indicação informal: é quando o colaborador sugere uma pessoa candidata com gestores e responsáveis pela vaga.

No entanto, para um programa de indicação de funcionários, as empresas estabelecem critérios para as indicações gerarem recompensas. Isso porque, as indicações e as contratações a partir delas, precisam ser vantajosas para todos os envolvidos.

Qual a relevância da indicação de funcionários no recrutamento?

As contratações que ocorrem por indicação de funcionários são bem valorizadas, pois, podem ser mais qualificadas e tornando o processo de seleção mais rápido. As indicações tendem a trazer bons profissionais mais alinhados à cultura da empresa. 

Além disso, ter um programa de indicação de funcionários ajuda a aumentar o engajamento dos colaboradores, fortalecendo o senso de pertencimento e a confiança e, ainda, melhorando o clima organizacional.

Tipos de recompensa para indicação de funcionários

Algumas indicações possuem um peso significativo e pode influenciar positivamente a avaliação do candidato. E é por isso que as indicações são valiosas, pois costuma ser uma recomendação feita por quem já trabalha na empresa e conhece a cultura organizacional.

Por isso, recompensar os colaboradores pelas suas boas, é uma prática bem comum, que gera bastante retorno. Mas é importante entender e saber como recompensar seus funcionários. Veja alguns exemplos:

1. Pontos para ganhar prêmios

O sistema de pontos pode ser uma opção interessante. Dessa maneira, os colaboradores são recompensados a cada indicação bem-sucedida. A pontuação pode funcionar assim:

Cada indicação vale uma quantidade específica de pontos, e os funcionários podem acumulá-los ao longo do tempo. Esses pontos podem ser trocados por uma variedade de prêmios, como:

  • eletrônicos;
  • viagens;
  • experiências de lazer;
  • produtos ou serviços. 

Esse tipo de recompensa permite que os funcionários escolham o que mais vale a pena para eles, tornando o programa de indicação de funcionários ainda mais atrativo.

2. Vouchers

Os vouchers são outra forma popular de recompensar funcionários, pois oferecem a oportunidade de desfrutar de experiências e serviços específicos. 

Isso porque, por exemplo, um voucher para um restaurante de renome permite que os colaboradores desfrutem de uma refeição especial. Ou com um voucher para uma loja de departamentos, permite que eles escolham produtos de sua preferência. 

Essa opção oferece flexibilidade aos funcionários para utilizarem a recompensa de acordo com suas necessidades.

3. Tickets

Já este tipo de recompensa pode ser desde o oferecimento de créditos no cartão alimentação/refeição, bem como ingressos para eventos esportivos, shows, teatro, cinema.

Isso cria oportunidades para momentos de lazer e descontração, o que pode impactar no bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.

4. Dinheiro

Por último, recompensar em dinheiro é uma opção simples, direta e valorizada por muitos colaboradores. Oferecer uma quantia em dinheiro por cada indicação bem-sucedida, os funcionários têm a liberdade de decidir como utilizar o valor recebido. 

E é por isso que, geralmente esse é o modelo de recompensa mais utilizado, pois pode ser o mais vantajoso para os colaboradores.

Benefícios de ter um programa de indicação

Ter um programa de indicação pode ser muito benéfico para a assertividade das suas contratações, além de ajudar a melhorar o engajamento dos colaboradores atuais.

Mas alguns outros pontos são interessantes para:

Mais eficiência

Com a indicação dos seus colaboradores, você pode encontrar o candidato ideal para a oportunidade na sua empresa bem mais rápido, ajudando a reduzir o tempo de fechamento de vagas.

Isso faz com que as tarefas necessárias sejam iniciadas de forma breve, ou garante a continuidade dessas tarefas. O que pode impactar nos resultados da organização. 

Aproximação facilitada

Lembre-se do seu tempo de escola, quando chegava em uma turma nova e não tinha ninguém que você conhecia, mas de repente você encontra um colega, como você se sentia? 

Dessa forma, ter alguém conhecido dentro de um lugar novo pode ser um grande facilitador para a pessoa se adaptar melhor durante o onboarding.

Melhor clima organizacional

Como já mencionamos, quem faz indicações, geralmente recomenda profissionais que os mesmos se identificam e têm boas relações, já que vão estar no mesmo emprego tendo de conviver várias horas juntos.

Isso ajuda a criar um ambiente mais produtivo e harmônico, melhorando todo o clima organizacional da empresa.

Como montar um programa de indicação? 4 dicas

Então, quer implementar um programa de indicação de colaboradores? Confira algumas dicas para estruturar essa estratégia na sua empresa.

Planejamento & Estrutura

Para colocar o plano em prática é preciso estruturá-lo, então para isso, é preciso:

  • Conhecer o perfil dos colaboradores: isso pode ser fundamental para o direcionamento da estratégia, isso ajudará a definir o próximo passo:
  • Defina critérios para a indicação: a base do programa são os critérios dele, como quando, por onde indicar e tempo de indicação, são alguns exemplos.

Dessa forma, você garante que as indicações sejam feitas de forma organizada e eficiente. 

Determine o valor das indicações

Quais as vantagens seus colaboradores terão ao fazer boas indicações de candidatos até se tornarem funcionários? Com base no People Analytics dos seus colaboradores você consegue entender o que mais seria benéfico para eles, ou qual valor em dinheiro faz sentido para ele. 

Invista na comunicação

Você não pode esquecer nunca da comunicação com seus colaboradores, depois de estruturar todo o programa, anuncie como essa estratégia funciona, como eles podem participar e, claro, seus benefícios. 

Na divulgação interna das vagas, ressalte os critérios de seleção, para que seus colaboradores não acabem indicando qualquer perfil.

Avalie os resultados 

Para saber se esse programa está dando certo mesmo, é preciso monitorar seus resultados. Então o que você deve avaliar é:

– as contratações por indicação são qualificadas? 

– seus colaboradores estão engajando nesse programa?

– como está a taxa de turnover depois da implementação do programa de indicação?

– o SLA dos seus processos mudou para melhor?

Com bons resultados, você pode dar continuidade na estratégia, ou avaliar o que pode ser melhorado. 

Melhores práticas para um programa de indicações de funcionários

Para ter indicações oportunas é preciso saber avaliá-las da forma correta. Então, veja aqui algumas dicas de práticas para validar as indicações.

Avaliar a trajetória de quem indica

É muito importante avaliar a trajetória dos funcionários que fazem uma indicação. Pois se é um bom colaborador, dificilmente essa pessoa vai indicar alguém que pode manchar sua reputação.

Portanto, verifique o desempenho e a reputação desses colaboradores para garantir que suas recomendações sejam confiáveis e alinhadas com os valores da empresa.

Desburocratizar

Outro ponto importante é simplificar o processo de indicação, removendo burocracias desnecessárias. Torne-o fácil e acessível. Isso é importante para ajudar e fazer com que os funcionários sintam confiança em compartilhar indicações.

Você pode fazer isso através de formulários online, disponibilizar um e-mail exclusivo para receber indicações ou outro canal direto com os Recursos Humanos.

Tornar parte da cultura

Promova uma cultura de indicações na empresa. Ou seja, incentive o compartilhamento de oportunidades de trabalho com a rede de contatos de seus colaboradores. 

Você pode também, realizar campanhas internas para divulgar o programa de indicações, destacando os benefícios, suas regras e recompensas. Além de reconhecer os colaboradores que fizeram indicações bem-sucedidas.

Ter critérios bem definidos

É fundamental ter critérios claros para as indicações e os indicadores, como perfil de competências, experiência relevante, tempo de casa e alinhamento cultural. Isso ajuda a qualificar os profissionais.

Dessa forma, os próprios colaboradores terão uma mais clareza sobre quais tipos de candidatos são mais adequados para indicar, aumentando as chances de sucesso nas contratações.

Erros que você deve evitar

O programa de indicação de funcionários tem diversas vantagens, como já vimos, mas existem algumas situações que precisam de um olhar mais atento para não comprometer a qualidade das contratações — e de toda a empresa.

Aqui estão dois erros comuns que você deve evitar:

Não apresentar informações claras

A falta de informações e detalhes sobre o programa é um dos principais causadores de erros em contratações de indicção. 

Por isso, é preciso explicar como funciona o programa, informar quais são os critérios de elegibilidade, qual é a recompensa oferecida e como os funcionários podem realizar suas indicações. 

Não fornecer todas as informações ou deixar lacunas de comunicação pode causar confusão e desmotivar a participação dos colaboradores ou acabar prejudicando o programa.

Pular etapas

Um programa de indicações eficaz deve seguir um precisa de uma boa estrutura. E é importante não pular as etapas, como a análise do funcionário que indicou, avaliação dos candidatos indicados e a comunicação dos resultados aos funcionários.

Ignorar etapas importantes pode comprometer a qualidade das contratações. Além de criar dúvidas sobre a transparência do processo e ainda criar uma imagem de desvalorização das indicações feitas pelos funcionários.

Não priorizar a qualidade

Vale a pens avaliar bem as indicações, pois não é sempre que as indicações serão tão qualificadas. Alguns recrutadores prezam demais pelas indicações e a agilidade que esse modelo de seleção oferece que acabam deixando passar algumas etapas fundamentais na qualificação.

E infelizmente isso pode ocasionar uma contratação errada, e gerar alguns prejuízos para todos os envolvidos. Pois uma contratação malsucedida pode manchar a reputação do colaborador que indicou e o recrutador, além de gerar mais custos para a empresa.

Não avaliar os resultados

É fundamental acompanhar e avaliar os resultados do programa regularmente. Alguns dados importantes que você pode avaliar são:

  • a qualidade dos candidatos indicados;
  • o número de contratações de indicações;
  • tempo de fechamento das vagas;
  • a taxa de retenção dos funcionários indicados.

Realizar essa avaliação ajuda a entender se o programa está gerando resultados e, se vale a pena continuar com a iniciativa, ou ainda, se precisa de ajustes estratégicos.

O programa de indicação é um excelente aliado para evitar contratações erradas, mas existem outras estratégias que podem ser associados e ajudar a melhorar a qualidade das suas contratações. 

Para isso, que tal ver 7 dicas de como otimizar seu processo do recrutamento à admissão? Baixe gratuitamente o material.