O RH por muito tempo foi esquecido e tratado como um setor meramente operacional. Mas engana-se quem pensa que o setor não tem relação com as metas e bons resultados da empresa.
Pois na verdade, ele é protagonista nessa questão, já que é o RH que garante a entrada e o desenvolvimento de bons profissionais, possibilitando a formação de uma equipe de alto desempenho, que irá alcançar os resultados esperados.
E com a nova percepção em relação aos Recursos Humanos, o setor está assumindo um lugar cada vez mais importante nas empresas: o estratégico.
Conteúdo da página
Para ser um departamento estratégico, é preciso que o setor esteja agregando no crescimento do negócio. Para isso, o RH precisa gerar resultados focando em seus indicadores.
A melhor maneira de colocar isso em prática é conhecendo os objetivos da empresa e, através dos resultados de suas demandas, agregar valor aos colaboradores e a organização.
Então, um RH estratégico é norteado por informações precisas e diagnósticos organizacionais. Que baseado em tais dados, é capaz de propor ações de melhorias e avaliar os resultados das ações e reconhecer a real efetividade delas.
O RH estratégico é aquele que faz bom uso de seus dados e indicadores, utiliza soluções tecnológicas para otimizar processos e automatizar tarefas mecânicas, contribuindo para que os profissionais sejam mais produtivos em relação às tarefas que realmente exigem maior atenção: a gestão de pessoas.
Existem diversas maneiras que o RH pode utilizar estratégias para gerar resultados. Na realidade, as ações do RH são fundamentais para impactar toda a organização, e por isso precisa de uma visão holística para estabelecer estratégias efetivas.
Um dos principais papéis do RH é conseguir propor ações para manter os profissionais engajados e capacitados, para que dessa forma, cada um consiga performar em suas atividades e apresentar bons resultados.
Isso porque a gestão de pessoas deve funcionar como um propulsor para motivar e engajar os colaboradores. E para que isso aconteça, é necessário pensar de forma estratégica para entender que tipo de técnicas serão mais eficientes. Além de garantir que a equipe esteja sempre atualizada e em desenvolvimento.
Existem alguns pontos que ajudam a identificar o que é um RH estratégico. Veja aqui alguns deles:
Nesse cenário, o RH tem participação ativa no desenvolvimento de estratégias do negócio. Dessa forma, a tomada de decisões para a gestão de pessoas deve ser mais efetiva, já que existe um conhecimento mais aprofundado sobre os planos de curto a longo prazo.
Assim, as estratégias adotadas para contratações, demissões e capacitações dos funcionários estão mais alinhadas aos planos da organização.
Outro ponto fundamental para identificar o que é RH estratégico, é o uso da análise de dados. Um bom setor de recursos humanos usa e abusa das suas informações para encontrar possíveis gaps, identificar melhorias e estabelecer táticas para otimizar seus processos e maximizar seus resultados.
Através do uso de dados, é possível tomar decisões mais assertivas e justificadas, e assim, eliminar “achismos”.
Com o foco em estratégias é possível analisar com mais clareza o caminho percorrido para atingir os objetivos e reavaliar as ações para alcançá-lo.
Com a visão estratégica do negócio, é possível prever resultados e tendências, e com isso ter uma maior capacidade de revisar as estratégias e mudar o plano, se necessário.
Portanto, o RH que é estratégico tem a capacidade de agir de forma antecipada a fim de reduzir impactos negativos ou erros nos processos.
Por fim, um RH estratégico sempre vai ter a tecnologia como sua aliada. Isso porque, o uso de ferramentas tecnológicas nesse setor é usado principalmente para poupar o tempo dos profissionais que precisam:
Por isso, contar com ferramentas para auxiliar a gerir pessoas, analisar o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores e otimizar o recrutamento e seleção é ponto fundamental de um RH inovador e estratégico.
Com base no que já pontuamos sobre o que é RH estratégico, aqui estão os principais tópicos que diferenciam um departamento estratégico de um RH operacional.
Isso porque todas as atividades de um RH operacional, o estratégico também vai realizar, mas de maneira diferente e otimizada. Identifique se o seu RH possui esses processos:
Tornar um RH estratégico pode ser um processo trabalhoso e não tão rápido quanto se espera. Para isso, é preciso implementar na rotina diária do setor técnicas para adaptação.
Isso ajuda a criar um costume direcionado a visão estratégica e análise de informações. Assim, aos poucos o seu setor estará adaptado à análise de dados, e buscando ferramentas para otimizar essa e outras tarefas.
Para criar esse cenário no seu RH, você pode dar início pelas seguintes técnicas:
Estabelecer metas — ou OKRs — de acordo com os indicadores do RH é uma maneira do seu setor está cada dia mais estratégico. Isso pode ser muito interessante para introduzir a análise de dados importantes.
No RH existem dezenas de aspectos que podem ser acompanhados com o uso de indicadores. E o primeiro passo para utilizá-los é justamente definir quais são os mais adequados para o perfil e objetivos da organização.
Algumas metas que você pode usar são:
Incluir a análise de dados ao seu RH é o principal passo para torná-lo estratégico. Pois não existem estratégias baseadas em suposições sem embasamentos.
Dessa forma, alguns indicadores que podem ser interessantes para o seu RH analisar, são:
A taxa de turnover é um dos indicadores mais importantes da área de RH. Pois esse é um dado que aponta rotatividade do quadro de colaboradores. Por isso, medir o turnover permite diversas análises importantes, podendo indicar desde erros no recrutamento e seleção até falhas na liderança, ou gestão de pessoas.
E dessa forma, é possível tomar medidas para solucionar tais problemas de forma mais efetiva.
As faltas, atrasos e saídas antecipadas do trabalho (justificadas ou não) são medidos pelo índice chamado absenteísmo. Juntamente com o turnover, é considerado um eficaz medidor da satisfação dos colaboradores.
Através desse dado você consegue avaliar e medir a motivação e engajamento dos funcionários. Se esse índice aponta um problema, é possível investigar melhor a causa disso e estabelecer ações corretivas.
Esse é um indicador que mede a evolução do número total de profissionais da empresa. Geralmente, é organizado por meio de grupos divididos por faixa etária, sexo, escolaridade, cargo, tempo de empresa e nível salarial, etc.
O Headcount tem o objetivo de entender de forma ampla como a empresa está organizada. A medição do número e classificação dos colaboradores em diferentes momentos, possibilita aferir diversas situações.
Uma elevação constante no número de funcionários, por exemplo, pode mostrar que a empresa está crescendo, se desenvolvendo na busca de seus resultados.
O SLA (Service Level Agreement) é um indicador que ajuda a identificar o tempo gasto com uma contratação. Esse indicador pode ser muito interessante para avaliar, pois a demora de um processo pode aumentar as despesas do RH, por exemplo.
O indicador de clima organizacional está entre os mais importantes para a área de recursos humanos, pois ele mede a satisfação dos profissionais com a empresa e diz muito sobre o nível de produtividade dos colaboradores.
Este indicador é a base para a implantação de diversas melhorias que terão reflexo direto na produtividade dos colaboradores. E você sabe, quanto maior a satisfação dos profissionais, maior a produtividade e consequentemente melhor são os resultados da empresa
Por último, inserir ferramentas que ajudem a organizar, otimizar e facilitar o seu trabalho é muito importante. Essa é uma das principais características do que é RH estratégico. Portanto, mapear e entender a maturidade do seu RH para incluir técnicas e ferramentas mais modernas é a principal ação a se realizar.
Dessa forma, é possível visualizar com maior clareza as funções que precisam ser otimizadas com prioridade. E com isso, avaliar as metas e analisar seus indicadores será muito mais simples.
A partir dessas mudanças, você poderá contar com um RH mais estratégico e eficiente. Então, que tal entender melhor em que momento o seu departamento está? Avalie a maturidade do seu RH e veja quais mudanças e melhorias implementar.
Baixe gratuitamente a planilha de maturidade!