abler Blog

Como fortalecer a imagem da marca empregadora 

Escrito por abler | 28/09/23 08:00

Você já parou para se perguntar como os candidatos e até mesmo os colaboradores veem a sua empresa? O fortalecimento da imagem da sua empresa deve fazer parte das estratégias da organização.  

Ter uma imagem positiva no mercado de trabalho é muito importante, pois isso pode apontar se sua empresa é um bom lugar para se trabalhar, se atrai profissionais competentes e preparados. Isso faz com que a marca empregadora seja competitiva e que seja motivo de desejo de outros candidatos.

Por isso, entenda melhor o que é tudo isso e o que você pode fazer para melhorar a sua marca.

O que é marca empregadora?

O termo employer branding, significa “marca do empregador”, que também é conhecida como marca empregadora. Essa é uma estratégia para promover uma empresa para torná-la referência para os colaboradores e profissionais do mercado.

E isso acontece de dentro para fora da empresa. No entanto, não envolve apenas benefícios e bons salários, pois se trata de um trabalho constante com: 

  • investimento em branding e comunicação para conquistar credibilidade;
  • monitoramento do desempenho da estratégia;
  • desenvolvimento dos talentos internos;
  • engajamento dos colaboradores;
  • ajustes para promover melhorias.

Quais benefícios de melhorar a marca empregadora?

Ter uma marca reconhecida por ter um bom ambiente de trabalho, um lugar onde os profissionais sonham em trabalhar, e isso não é uma tarefa fácil. Mas, com dedicação e engajamento de toda a empresa, isso é muito possível. 

Quem é que não conhece o Google como uma grande marca empregadora, não é mesmo? Ela é uma das melhores empresas para se trabalhar no mundo todo. Mas isso só foi possível porque a empresa entendeu que o capital humano precisa ser motivado e de um ambiente adequado para que eles possam desempenhar suas funções.

Alguns dos melhores benefícios de investir no fortalecimento da marca empregadora, são:

Reconhecimento da marca

Assim como falamos do Google, que é referência em employer branding, existem outras diversas empresas que são muito desejadas pelos trabalhadores. Mas mesmo o Google sendo uma grande empresa, ela é objeto de desejo pelos talentos não por ser uma grande marca, mas sim porque investe na satisfação do seu principal capital: o humano.

Investir na felicidade dos seus colaboradores é uma maneira de torná-los fãs do seu negócio e isso ajuda a aumentar o alcance da marca e fazer com que a empresa seja reconhecida. Atraindo não apenas candidatos, mas até clientes em potencial. Portanto, ser uma boa empregadora é também um ótimo meio de fortalecer a imagem da empresa.

Atração e retenção dos melhores talentos do mercado

Quem é que não vai querer trabalhar em uma boa empresa que valoriza seus colaboradores? Criar ações de valorização melhora o desempenho dos funcionários e a motivação também, mas, além disso, as pessoas de fora começam a enxergar as boas práticas e desejar fazer parte de uma organização assim.

Dessa forma, os melhores candidatos vão bater na sua porta, melhorando e facilitando o seu processo de recrutamento.

Criar confiança

Ações internas ajudam a passar confiança para os seus colaboradores. E com isso, sem as preocupações desnecessárias, eles podem focar em desempenhar melhor suas funções.

Isso pode ser observado por pessoas de fora, fazendo com que as pessoas vejam a sua marca empregadora como uma organização confiável. Isso faz com que os colaboradores se sintam valorizados e respeitados, o que pode resultar em maior lealdade e comprometimento.

Melhora no clima organizacional

Uma marca empregadora positiva está geralmente associada a um ambiente de trabalho saudável e acolhedor. Isso pode melhorar o clima organizacional, fazendo com que o ambiente de trabalho seja agradável e motivador.

Alta produtividade

Pessoas engajadas produzem mais e melhor. Com incentivo e motivação vindo dos líderes e da empresa em si, os colaboradores ficam mais felizes e seguros, assim entregam mais resultados.

Redução da taxa de turnover

Colaboradores satisfeitos não buscam empregos fora, não pensam em sair da empresa. Muito pelo contrário, eles querem evoluir e crescer juntamente com a empresa, querem novos desafios onde se sentem felizes.

Isso porque, colaboradores que têm uma experiência positiva no trabalho são mais propensos a permanecer na empresa por mais tempo.

Como fortalecer a marca empregadora

E para pôr em prática o fortalecimento da sua marca, entenda o que pode ser feito e mudado na sua empresa. Confira!

Faça uma pesquisa de mercado

Analise a sua concorrência. É muito importante entender como o mercado está se comportando e se a sua empresa está competindo de igual para igual em comparação a sua concorrência.

Estude o comportamento das outras empresas em relação aos seus colaboradores, o que eles tem oferecido de benefícios, se o salário que você oferece está equivalente ao mercado.

Procure saber o que os profissionais desejam e como você e sua empresa podem se posicionar para chamar a atenção deles e, assim, reter os talentos mais qualificados do mercado, tornando a sua organização mais forte e alcançando melhores resultados.

Tenha uma página de carreiras

Toda empresa tem uma cultura organizacional e você deve usar isso a seu favor. Pois a cultura da empresa está em elementos que estão enraizados na empresa e nos profissionais, como modo de se comunicar, clima e relações entre as pessoas, além das regras e conduta. 

Tudo isso faz parte de quem a empresa é e de como agem e são os seus colaboradores. Usar uma página de carreiras para apresentar isso é uma estratégia muito interessante. Pois dessa forma, pessoas interessadas podem se encantar pelos processos e se identificar com os valores da organização.

Mas além disso, a cultura deve estar na forma que é feita a descrição de vagas, nas publicações de redes sociais, nos valores da empresa e etc. O ideal é mostrar isso com clareza no processo seletivo, para que sejam recrutados colaboradores que realmente possuem o perfil do negócio. 

Invista na comunicação

É fundamental ter, manter e incentivar uma cultura de comunicação clara na sua empresa. Isso ajuda a reduzir erros em diversos momentos, fortalecendo o entendimento e envolvimento de todos.

Além de ser essencial para melhorar o clima organizacional e fortalecer a imagem da sua empresa perante os colaboradores. Para isso, um dos pontos principais é se certificar que os funcionários compreendem a visão, missão e valores da empresa. Isso ajuda a alinhar todos com os objetivos e cultura da organização.

Avalie o clima organizacional

A avaliação do clima organizacional é um processo fundamental para entender como os colaboradores se sentem em relação à empresa e ao ambiente de trabalho. Analisando esse aspecto você pode identificar áreas de melhoria e criar ações para tornar o ambiente mais saudável e produtivo.

Essa é uma avaliação importante e precisa ser feita periodicamente por meio de pesquisas de acompanhamento ou indicadores de desempenho. Assim você consegue acompanhar o progresso e fazer ajustes, se necessário.

Crie ações de valorização de colaboradores

Busque valorizar seus colaboradores, oferecendo bons benefícios, possibilidade de desenvolvimento e crescimento, entre outros aspectos.

Busque entender o que seus colaboradores precisam e o que eles acham que pode melhorar dentro da empresa. Uma ótima forma de colocar isso em prática são as pesquisas internas.

Mas não adianta só fazer uma pesquisa e não entender as dores dos colaboradores, é necessário compreender o quanto isso afeta a performance deles ou o clima organizacional

Use o endomarketing para engajar os colaboradores

O Endomarketing é uma estratégia que tem o objetivo de valorizar a imagem da empresa aos olhos dos colaboradores. Esse tipo de ação vincula a marca empregadora a experiências positivas no ambiente de trabalho. 

E isso pode ocorrer através de comemorações de aniversários, brindes e recompensas, comemoração de metas. E dessa forma, o clima organizacional melhora e tira um pouco o peso da rotina de trabalho, descontraindo o ambiente.

Aposte na inclusão

Além de melhorar a imagem da marca empregadora, é um super benefício ter uma política de contratações voltadas à inclusão. Pois a presença de minorias tende a aumentar a produtividade por reunir habilidades complementares.

A lei determina a contratação de pessoas com deficiência, por exemplo. Mas isso não deve ser feito apenas por obrigação e sim porque agrega à empresa com conhecimentos, aprendizados e gera mais empatia dos colaboradores uns com os outros, entendendo que todos têm algumas limitações.

Colete feedbacks

Os feedbacks dos colaboradores são fundamentais para avaliar a satisfação deles em relação a empresa e o clima organizacional. Tornar a troca de feedbacks parte da rotina da sua empresa é fundamental para fazer manutenções constantes da melhoria organizacional.

Dessa maneira, você pode se empenhar em incluir essas rotinas na empresa para conseguir mais feedbacks dos colaboradores:

Faça pesquisas de satisfação

Realize pesquisas de satisfação com os colaboradores. Com isso, a gestão de pessoas pode entender como eles se sentem em relação à empresa, suas funções e oportunidades de crescimento. Assim, é possível tomar medidas para criar melhorias.

As pessoas candidatas que passaram pelos seus processos de recrutamento e seleção também podem ter boas observações e pontos de vista interessantes para oferecer.

Então, que tal solicitar feedbacks dos candidatos sobre as experiências deles no processo? Isso ajuda a identificar pontos fortes e fracos no processo de recrutamento e seleção.

Invista na experiência do candidato

Melhorar a experiência dos candidatos é fundamental para atrair os melhores talentos e fortalecer a marca empregadora da sua empresa. Ter uma cultura estabelecida e forte ajuda a estruturar boas estratégias para fazer do seu recrutamento uma experiência incrível para os candidatos.

Algumas estratégias que podem dar certo:

A experiência dos candidatos é ponto fundamental para difundir a cultura da sua empresa e garantir boas contratações de profissionais alinhados às estratégias e valores da organização.

Para isso, é preciso investir em modelos de recrutamento e seleção que criem essa oportunidade de apresentar de forma eficiente e positiva a sua marca empregadora.

Pensando nisso, temos um material específico sobre como fazer do seu recrutamento e seleção uma experiência positiva e satisfatória para as pessoas candidatas. É gratuito!

BAIXE grátis: KIT de experiência do candidato