abler Blog

Dinâmicas para recrutamento e seleção: entenda a importância

Escrito por abler | 06/12/22 10:00

Quem trabalha com o recrutamento e seleção conhece bem as dificuldades para selecionar pessoas capacitadas e, mais ainda, aqueles que saibam trabalhar em equipe, por exemplo. Para avaliar essa habilidade, a melhor opção são as dinâmicas para recrutamento e seleção.

E como esse tipo de ação é bem eficiente para avaliar o perfil comportamental dos candidatos, tem se mostrado cada vez mais essencial para o sucesso das contratações. Por isso, as dinâmicas são tão importantes.

Então, para que o funcionário se enquadre no perfil desejado, não basta ter boas habilidades. Isso porque a integração com o grupo é fundamental. Por isso, falaremos agora sobre a necessidade de realizar dinâmicas, para que você entenda a importância dessa estratégia.

Por que fazer dinâmicas para recrutamento e seleção?

Porque, além de testar o novo profissional, essas dinâmicas podem servir para integrá-lo na cultura da empresa. Também, poderá ajudar a apresentar os valores da instituição de forma tangível. Como resultado dessa tática, os colaboradores se sentem mais motivados e preparados para desenvolver suas funções.

Com efeito, os resultados alcançados por uma equipe de profissionais estão diretamente ligados ao nível de sinergia entre eles. Logo, um senso de colaboração deve ser desenvolvido, quanto antes, por meio de valores apresentados ao time.

Assim, com o intuito de gerar na equipe princípios, como: confiança, transparência, empenho e comprometimento. Adicionados, é claro, à iniciativa e foco nas metas e objetivos almejados. Portanto, quanto maior a integração e a fluidez das relações, melhores serão os resultados alcançados em todas as áreas.

Qual a importância das dinâmicas para recrutamento e seleção?

As dinâmicas de recrutamento e seleção servem como parâmetro de comparação e avaliação em relação às características emocionais, comportamentais e de personalidade. Além de analisar o comportamento dos candidatos, inclusive, identifica e desenvolve novas lideranças. 

Por meio destas dinâmicas é possível mapear as habilidades, além de analisar reações mais sinceras por parte dos candidatos. Isso porque, ao criarmos ambientes naturais, eles serão induzidos a agir de forma mais natural. 

Assim, sem formalidades ou comportamento ensaiado, dando espaço para a espontaneidade. Fazendo dessa forma, os profissionais conseguem revelar, por meio das ações, sua real personalidade.

Esses testes são muito mais do que meros jogos ou brincadeiras lúdicas que visam descontrair. Na verdade, seguem bases psicológicas e são desenvolvidos por profissionais especializados no comportamento humano.

Como funcionam as dinâmicas de grupo?

As dinâmicas realizadas em grupo é uma forma de avaliar o comportamento dos candidatos quando precisam lidar com questões coletivas, principalmente, visando a escolha do melhor profissional de acordo com cada área. 

Também é interessante incluir nessa ação alguma tarefa baseada no ambiente real de trabalho que o profissional pode vivenciar na empresa. 

Tendo em vista que as dinâmicas para recrutamento e seleção são ferramentas para avaliação dos candidatos. Pois, geram atividades que simulam a rotina que o profissional poderá exercer. 

Assim, chega-se o mais próximo de suas reações frente às situações do dia a dia. Uma vez que, algumas características da personalidade, geralmente, não ficam evidentes em uma entrevista. 

Quais os objetivos das dinâmicas para recrutamento e seleção?

Sem dúvida, o recrutador precisa ter segurança de que sua decisão por um candidato foi a mais acertada. Porque uma escolha errada pode vir a ocasionar diversos problemas posteriores, como o turnover ou prejudicar o clima do ambiente de trabalho.

Desde uma pessoa que não se enquadra no perfil da empresa, até alguém de difícil relacionamento interpessoal. Esses pontos, entre outros, podem resultar em diversos prejuízos à empresa contratante. Então, a escolha de uma pessoa candidata não pode deixar dúvidas. 

Dessa forma, o grande objetivo de avaliar os candidatos e entender qual deles tem maior afinidade com a cultura organizacional e as habilidades necessárias para a vaga. E assim, ter certeza de que está fazendo uma boa contratação.

Além disso, essa etapa do processo de seleção ajuda a engajar os participantes, além de avaliar outros traços como:

  • Identificar habilidades;
  • Comunicação verbal e corporal;
  • Inteligência emocional;
  • Capacidade de trabalhar sobre pressão;
  • Pensamento crítico e analítico;
  • Criatividade;
  • Estilo de trabalho;
  • Capacidade de concentração;
  • Habilidade em solucionar problemas;
  • Resiliência.

Quais as diretrizes para uma boa dinâmica para recrutamento e seleção?

Para obter um bom resultado com as dinâmicas para recrutamento e seleção, é necessário um bom preparo. Alguns dos principais pontos a serem definidos, e assim conseguir realizar uma boa seleção de pessoas qualificada, são:

  • ter o perfil profissional desejado bem definido;
  • ter um objetivo claro pré-definido;
  • desenvolver atividades que testem as características desejáveis.

Com isso, é fundamental ter em vista a redução do clima de competitividade e o aumento da relação de colaboratividade. Isso porque, trabalhar em equipe é uma das competências mais estimuladas pelas empresas de sucesso. 

Por esta razão, os profissionais capazes de orientar e motivar os colaboradores e colegas são os mais valorizados. Por isso a importância de buscar aqueles que procuram desenvolver suas habilidades, voltados à coletividade. O que, certamente, irá promover melhores resultados e um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Quais são os tipos mais comuns de dinâmicas?

Cada um será usado visando um propósito e um momento específicos. Entre eles estão:

  • Quebra-gelo;
  • Apresentação;
  • Integração;
  • Relaxamento; 
  • Simulação; 
  • Dramatização.

Como já foi dito, é de muito importante analisar e adequar cada dinâmica às finalidades de cada etapa. Assim, garantindo que os resultados sejam os mais claros possíveis.

Dinâmicas para aplicar online

Entrosamento

Uma boa sugestão para iniciar o momento das dinâmicas para recrutamento e seleção é usar atividades que gerem entrosamento e interação entre as pessoas candidatas. 

A nossa sugestão é essa: na entrevista online junte todos os candidatos em uma reunião e peça para que cada pessoa pegue papel e caneta. Os participantes devem escrever 3 qualidades, 3 defeitos e 3 objetivos de vida pessoal e profissional que possuem. 

Dê um tempo limite para que eles pensem e escrevam e, depois, peça para que cada um apresente o que escreveu brevemente.

Iniciativa

Essa dinâmica ajuda a avaliar as competências, habilidades e maneiras de pensar de cada participante. Além disso, é possível visualizar como cada pessoa reage a um grande desafio. 

Você pode aplicá-la assim: descreve um cenário imaginário de uma ilha deserta, onde os candidatos não possuem comida, bebida ou embarcação, e que precisam sair dali. 

Deixe os candidatos sozinhos para discutir possíveis estratégias para sair da ilha nessa situação. Dê a eles um tempo limite e depois volte e veja o que foi discutido e como chegaram a essa conclusão.

Desafio

As dinâmicas não servem apenas para “quebrar o gelo”. E essa, do desafio, serve como um termômetro para indicar quem está mais disposto a se arriscar e assumir a frente dos projetos, ou quem prefere passar as responsabilidades para a frente.

Funciona assim: você pode simular uma situação de crise e pede para os participantes buscarem soluções. A atividade pode ser feita individualmente ou dividindo os candidatos em pequenos grupos. 

Com isso, você dá um tempo limite para que eles consigam elaborar alguma solução. Após isso, volte a reunir todos e veja o que cada pessoa ou grupo tem a dizer.

Através dessas dinâmicas para recrutamento e seleção, é bem possível diminuir as dificuldades ligadas à contratação de candidatos mais adequados para cada função.

Nem sempre é fácil, mas existem ferramentas para auxiliar em todo este processo e em sua complexidade. 

Com isso, que tal ter uma ferramenta que ajude você a avaliar melhor as competências dos seus candidatos e garantir que você fará uma boa contratação? 

Para isso, elaboramos aqui uma planilha de avaliação de competências simples e editável para otimizar a sua avaliação de candidatos. Baixe gratuitamente!

 

Baixe GRATUITAMENTE: Planilha de Avaliação de Competências