abler Blog

Avaliação de recrutamento: entenda a eficiência do R&S

Escrito por Daina Solart | 26/11/21 14:45

A gente nunca sabe se um processo, seja ele qual for, está realmente dando certo até perguntar para alguém, fazer uma pesquisa ou até mesmo nos deparamos com uma crítica. Por isso, fazer uma avaliação do recrutamento é fundamental para o RH, assim é possível entender o que está dando certo ou não na seleção de candidatos, se necessário, melhorar.

Além de ter uma visão se as etapas no processo de seleção estão de acordo com as propostas da empresa, é possível analisar a assertividade das contratações.

Mesmo não sendo uma coisa tão atual, a avaliação de recrutamento não é um assunto tão requisitado pelo RH. É claro que os indicadores são ótimos para dar uma visão melhor dos resultados, mas entender que avaliar as etapas do processo é fundamental.

O que é avaliação de recrutamento?

A avaliação de recrutamento é uma análise sobre a eficiência do processo de recrutamento e seleção. Portanto, é uma pesquisa feita para entender se o processo está de acordo com as expectativas da empresa.

Essa avaliação, geralmente leva em conta pontos como, se o processo está atraindo bons candidatos, se eles permanecem na empresa, se o processo é bem estruturado, entre outras questões.

Dessa forma, a avaliação do recrutamento tem um objetivo de manutenção dos processos e se eles estão gerando uma boa experiência para os candidatos.

Como avaliar um processo de seleção?

A avaliação não é um bicho de sete cabeças e nem vai te dar a noite em claro por isso. Como dito anteriormente, é um processo de manutenção, e se aplicado a rotina do RH, vai se tornar um hábito e seus processos vão se beneficiar bastante com isso.

Para fazer a avaliação do recrutamento basta pegar os pontos que deixamos abaixo e verificar se são positivos ou não. 

Feedback dos candidatos

A principal ferramenta para avaliar seu processo seletivo são os próprios candidatos, já que eles precisam percorrer todo o funil de recrutamento. Com essa informação é possível reestruturar ou apontar melhorias no processo.

Quem pode responder isso?  Bom, seus novos contratados passaram por esse processo recentemente, então estão mais que aptos para fazer uma avaliação do recrutamento.

Contudo, por serem pessoas novas talvez eles possam não ser totalmente imparciais nas respostas. Dessa forma, a outra opção é tentar um feedback de candidatos desclassificados, que provavelmente terão bastante opiniões sobre o recrutamento.

Para os novos contratados você pode fazer uma entrevistinha casual com perguntas para guiar a conversa como, por exemplo: 

Perguntar se o processo foi fácil ou difícil? 

O que mais chamou atenção no processo?

Se tem alguma etapa que eles acham que poderia ser retirada do processo?

Para os desclassificados (e os contratados também), você pode enviar um formulário com algumas perguntas no sentido das acima citadas.

Reincidência de candidaturas

Pensando que, se uma pessoa não gosta de um lugar, ela não voltará mais. Portanto, se colocarmos isso em perspectiva do recrutamento, quando um candidato se candidata mais de uma vez para processos da sua empresa pode ser que ele goste do processo, se identifique com a cultura da empresa e deve ter uma boa avaliação do recrutamento.

E pensando nisso, talvez seja interessante encontrar esses perfis e entender o que eles gostam e não gostam nos processos.

Número de currículos recebido

Uma boa para saber de sua descrição de cargo está sendo bem vista e atraindo muitos candidatos, é checar a quantidade de candidaturas que estão sendo feitas para suas vagas. É importante lembrar que nem todas as vagas vão receber milhares de currículos, algumas vagas realmente são mais difíceis de preencher.

No entanto, algumas são muito concorridas, então ter poucos currículos pode querer dizer que seu job description não está tão bom ou a imagem da sua empresa pode não estar sendo bem vista pelos candidatos.

Analise as métricas

Nas métricas do recrutamento e seleção podem estar as respostas de várias dúvidas, e assim você pode identificar se a avaliação de recrutamento anda boa ou precisa melhorar. Algumas dessas métricas são:

  • Avaliação dos custos com o processo
  • Avalie o tempo gasto
  • Taxa de conversão do funil de contratações

Acompanhe o desenvolvimento dos contratados

Os novos colaboradores chegam com muito entusiasmo e bem engajados, e cabe a empresa, o RH e a liderança manter esse profissional motivado.

Por isso, fazer um bom processo é importante para encantar os candidatos, fazer um onboarding completo é necessário para integrar o novo colaborador ao clima organizacional da empresa. 

E assim, ir acompanhando o seu desenvolvimento e desempenho na empresa. Dessa forma, você consegue saber se o seu processo de recrutamento é realmente eficaz

Atenção a taxa de turnover 

O turnover é uma taxa que mede a rotatividade da empresa. É normal ter rotatividade na empresa, mas é tudo que é demais é prejudicial. Por isso, saber qual a taxa de turnover da pode dizer muito a respeito da qualidade dos seus processos de recrutamento e seleção e até da cultura organizacional. 

Essa taxa pode ser ainda mais preocupante quando as saídas acontecem dentro do período de experiência dos candidatos.Então fique de olho nisso também para ter melhores resultados sobre a avaliação de recrutamento. 

Treinamento para os recrutadores

E uma das coisas mais importantes para saber que seus recrutamentos e seleções estão sendo bem geridos e que a eles terão sucesso é capacitando as pessoas que estão à frente dos processos.

Portanto, investir em treinamentos e capacitação dos recrutadores é extremamente importante, pois antes de ser executado, o recrutamento é planejado. Então, ter uma equipe bem treinada, que organize processos bem estruturados, tem maiores chances de ter mais sucesso na contratação e gerar melhores experiências para os candidatos.

Ter um olhar estratégico no seu RH é fundamental para que seus processos e recrutamento e seleção possam ter mais segurança na hora de fazer contratações e terçar estratégias também.

Dessa forma, saber quais são os dados e como analisa-los é fundamental. Então, veja nosso guia de dados essenciais para analisar no processo de recrutamento e seleção. Baixe, gratuitamente, aqui!