O processo de recrutamento possui algumas etapas padrões de qualquer seleção comum, como divulgação, triagem, avaliação de candidatos e entrevistas, por exemplo. Eles são muito usados porque são muito importantes para garantir uma contratação eficaz. Mas além disso, saber o quanto a pessoa candidata tem de aderência a sua empresa é indispensável para poder reter o talento.
Dessa forma, você deve entender como avaliar as soft skills, valores pessoais e características comportamentais da pessoa candidata, e se realmente estão de acordo com a cultura da empresa.
Quando um talento e uma empresa compartilham os valores de forma muito parecida, chamamos de fit cultural. Ter essa conexão entre empresa e candidato é essencial para o bom desenvolvimento de ambos.
Mas o fit cultural não é uma avaliação de candidatos importante só para a empresa. Na verdade, o próprio talento pode ter uma perspectiva melhor sobre a marca empregadora e determinar se atende a sua expectativa ou não.
Para saber mais sobre a avaliação de candidatos através do fit cultural, continue lendo!
Conteúdo da página
Fit cultural nada mais é que a capacidade que um talento tem de se adaptar aos valores da empresa assim, como a sua cultura organizacional. Sabendo disso, as empresas começaram a investir na realização de testes para avaliar a aderência dos candidatos à vaga.
Dessa forma, utilizar o teste de fit cultural para realizar o recrutamento facilita a visualização de quais pessoas candidatas estão alinhadas não só às vagas, bem como a missão, visão e valores que constroem a cultura da empresa.
Portanto, podemos resumir o teste de fit cultural como uma forma de avaliar se o talento dá match com sua empresa e está preparado para os desafios e responsabilidades.
A entrada de um novo colaborador pode mudar completamente a forma como as coisas funcionam dentro da empresa, seja de forma positiva ou não. Dessa forma, conhecer bem as características do talento, assim como seus valores e habilidades são fundamentais para o sucesso do time.
Todas as atividades dos colaboradores de uma forma ou de outra estão interligadas, e os próprios profissionais precisam lidar uns com os outros. E para que o trabalho funcione de forma eficiente, é preciso que toda a empresa esteja em sintonia.
Portanto, usar o fit cultural para fazer avaliação de candidatos para analisar os objetivos, valores e ideais de cada pessoa é essencial para o futuro da empresa. Pois, uma contratação errada pode trazer grandes prejuízos além do econômico, e que muitas vezes para reverter é bem difícil.
Além do que, ter candidatos com algum fit com a empresa facilita na hora de selecionar um profissional, enxergando muito além do currículo. E ainda, quando o talento entra para o time, o relacionamento do profissional com a empresa e entre colegas deve ser bem positivo e eficiente, tornando todo o clima organizacional mais leve e produtivo.
Criar um fit cultural internamente tem tudo a ver com a compreensão do propósito e dos objetivos de sua empresa, e depois encontrar as pessoas que compartilham esses valores.
Para isso, confira aqui algumas dicas de como fazer isso se tornar uma prática.
Ter esses atributos bem definidos é essencial para poder ter uma cultura empresarial viva. Por isso, o primeiro passo é ter os atributos da empresa em pilares claros.
Por exemplo, se sua empresa é uma startup com o objetivo de se tornar “o melhor lugar para se trabalhar”, você pode criar pilares como “divertido” e “inteligente”.
A definição dos atributos de sua empresa (o passo anterior) em pilares claros, ajuda a atrair os candidatos certos, que são motivados pelas mesmas coisas que fazem parte da organização.
Isso porque, além de querer profissionais que são bons no que fazem, ter pessoas comprometidas com as metas da organização é muito importante.
Agora, é o momento de mapear onde existem lacunas entre o que você está fazendo atualmente e o que precisa ser feito para que sua organização alcance seus objetivos.
Essas lacunas podem incluir áreas como:
Para que a cultura da sua empresa possa ser algo mais concreto, é preciso documentá-la, então, tome algum tempo para escrever quais são os valores de sua empresa. Isto o ajudará a acompanhar o que você valoriza e a certificar que todos em sua equipe tenham uma imagem clara de quais são esses valores.
Para isso, você pode criar um culture code – como este da abler. Assim você pode se certificar de que todos os seus colaboradores sabem o que é esperado deles.
É fundamental que isso não exista apenas na mente do RH ou impresso em papel. A cultura precisa estar na rotina das pessoas da sua empresa, por isso implemente ações que reflitam os valores e comportamentos esperados pela empresa.
Por exemplo, se um dos valores da sua empresa é “ser sempre gentil”, então você deve certificar-se de que todos em sua equipe saibam que ser gentil faz com que as pessoas sejam melhores em seus trabalhos.
Por fim, lembra daquela frase: “o que não pode ser medido não pode ser gerenciado”? Pois bem, depois que toda a implementação do do fit cultural interno, é preciso fazer avaliações. Assim você pode verificar como este processo está impactando todos os envolvidos – e ajustar o que for preciso.
Inserir na avaliação de candidatos o teste de fit cultural durante o processo de recrutamento gera diversos benefícios e garante uma seleção com pessoas candidatas realmente comprometidas. E o melhor de tudo é que evita contratações erradas.
Se existem coisas que só tem vantagens, uma delas é a aplicação de teste de fit cultural. Então, confira agora quais os benefícios você terá na sua empresa com esse tipo de avaliação de candidatos. Confira!
Um dos principais motivos de contratações erradas é a incompatibilidade de visão e valores entre as pessoas candidatas e a empresa. Quando essa pessoa entra para a organização ela logo perde a motivação e não se integra tão bem o time quanto deveria. Dessa forma, as chances de não entregar bons resultados, de sair da empresa em pouco tempo e não se comprometer são bem maiores.
Mas com o teste de fit cultural é possível atrair e contratar os profissionais certos de acordo com os requisitos da vaga e com o perfil que se adapta rapidamente ao trabalho e aos colegas de equipe. Então, com a diminuição de erros no recrutamento e seleção, a empresa pode montar um time mais eficiente e alinhado.
Uma das grandes vantagens para os processos de recrutamento e seleção do futuro, é criar uma marca empregadora forte. Isso porque, quando você tem um time eficiente, que é engajado e motivado, isso reflete na forma que possíveis candidatos enxergam a empresa.
Portanto, o fit cultural da empresa-candidato possibilita a retenção de colaboradores que se tornarão “embaixadores” da marca da empresa. Ou seja, eles não só concordam com os valores e cultura da empresa, como compartilham dela.
Desse modo, as pessoas fora da empresa verão como um bom lugar para trabalhar e assim, atrair e recrutar talentos fica bem mais fácil. Além de aumentar a competitividade e tornar desejável a vista das pessoas candidatas.
Quando se tem assertividade na contratação é bem mais fácil reter talentos. Isso porque com a contratação de profissionais mais alinhados aos valores e objetivos da empresa, há um maior engajamento e desejo de pertencer, dessa forma o profissional dará o seu melhor e consequentemente motiva o restante do time.
O teste fit cultural permite encontrar profissionais que se encaixam com a cultura da empresa, e consequentemente que tenham valores e ideias alinhadas com os demais colaboradores. Isso ajuda na integração entre o time, fazendo com que tenham alinhamento entre si.
Isso faz com que os colaboradores tenham satisfação em fazer suas atividades, fazendo com que eles mantenham a motivação e o engajamento nos projetos da empresa. Além disso, garante mais facilidade em lidar com os colegas.
Um colaborador com fit cultural não vê a empresa apenas como um trabalho, mas sim como uma grande oportunidade de se desenvolver, desempenhar o seu melhor, evoluir e alcançar seus objetivos. Dessa forma, essa pessoa entende que o sucesso da empresa depende dos seus esforços individuais e coletivos, e acima disso, é um sucesso que também é seu.
Assim, este colaborador vai produzir mais e melhor. E vale lembrar que o nível de produtividade do colaborador está associada à satisfação que ele tem em fazer parte da
empresa.
Como dito anteriormente, um colaborador feliz, produz mais e melhor. Mas não só isso, ele permanece. Ou seja, a retenção acontece e essa pessoa escolhe seguir sua carreira junto com a empresa. Como consequência disso, há menor probabilidade de saída voluntária do profissional e assim, a taxa de turnover diminui.
A contratação de candidatos com fit cultural impactam diretamente os resultados da empresa. Isso porque as pessoas acreditam na missão e valores da empresa, e isso serve de motivação para alcançar bons resultados e impactar o mercado de forma positiva.
Depois das outras 7 vantagens do fit cultural, a melhora do clima organizacional é uma das mais básicas. Isso não quer dizer que não seja importante, muito pelo contrário, já que, com um time alinhado na cultura e valores da empresa, motivado e que produz bons resultados, o clima organizacional é uma consequência já esperada.
Na verdade, todas essas vantagens se interligam e se uma funciona, as outras irão gerar resultados na empresa. Contudo, quando falamos de um time alinhado não estamos falando de pessoas iguais ou da falta de diversidade, mas sim de pessoas que tenham objetivos em comum.
Por outro lado, um bom clima organizacional não é um ambiente sem atritos, o que é praticamente impossível. Esse bom clima se refere ao respeito mútuo, incentivo de melhorias e uma comunicação clara e fluida.
Os testes de fit cultural ajudam a construir uma equipe mais coesa, assegurando que todos do seu time estejam engajados no trabalho que estão fazendo. Isso porque, as melhores equipes são aquelas que trabalham em conjunto, têm uma visão alinhada e se apoiam.
Por isso, o fit cultural é tão importante, pois antes de recrutar uma pessoa para o seu time é preciso saber se essa pessoa se alinha ao clima do setor. Por isso é preciso determinar como irá interagir com os outros, como responde a feedbacks e como essa pessoa compreende a cultura da empresa.
E embora sua empresa tenha uma cultura bem fortalecida, é possível que as pessoas possam interpretar à sua própria maneira essa cultura. Por isso, é importante ficar atento ao fit cultural, para fazer uma contratação assertiva.
Para uma empresa ter um bom funcionamento, é preciso que os seus colaboradores estejam bem alinhados com a cultura da organização.
Para isso, é interessante usar o teste de fit cultural, porque ele ajuda a garantir que você está contratando pessoas que compartilham com a missão, visão e valores da empresa.
A avaliação de candidatos através do fit cultural pode ser feita através de testes próprios, com alguma ferramenta. Mas você também pode avaliar a aderência da pessoa candidata através de um questionário.
Portanto, separamos aqui algumas perguntas importantes para se fazer e descobrir se o talento da match com a sua empresa. Veja!
Essa pergunta é bem interessante para conseguir identificar pontos de identificação da personalidade da pessoa candidata com o ambiente que a empresa oferece.
Com a resposta da pessoa candidata, é possível entender a perspectiva que ela tem do cargo em questão e da empresa como um todo. Bem como saber se ela está alinhada com o propósito da organização.
Esse tipo de questão é muito importante se o cargo necessita de uma pessoa que saiba lidar com alta demanda de tarefas.
A organização é muito importante, por isso, é preciso se certificar de que a pessoa que será contratada tenha estratégias eficazes para se manter organizado.
É importante lembrar que os times trabalham em conjunto rumo a um único objetivo. Dessa forma, é importante integrar a equipe uma pessoa colaborativa e que tenha empatia com seus colegas de trabalho.
É importante lembrar aqui, que as perguntas de fit cultural são tem respostas certas ou erradas. Na verdade, elas são facilitadoras na avaliação dos valores e do perfil comportamental das pessoas candidatas.
E com essa questão específica, é possível compreender melhor sobre a inteligência emocional, por exemplo, desse profissional.
Ao responder isso, a pessoa candidata oferece uma perspectiva de como eles são vistos e percebidos pelas outras pessoas do local de trabalho
Assim, é possível avaliar o quão adaptáveis essas pessoas são e como exibem seus valores e interesses no trabalho.
Com essa pergunta é possível entender como eles interpretam a cultura da sua empresa e se consideram adequada a eles mesmos. E com isso você compreende se valores e metas deles são as que você gostaria de ter em sua empresa.
Para fazer essa avaliação de candidatos é preciso focar em 3 passos básicos de qualquer recrutamento: ter uma cultura organizacional forte, aplicar testes e entrevista comportamental e avaliar o histórico dos profissionais.
Agora veja a seguir como fazer esse teste de fit cultural.
Para qualquer ação de gestão de pessoas é muito importante conhecer a cultura da empresa. Se essa cultura não é realmente forte e difundida, essa cultura não é realmente o que define a empresa.
Então, o primeiro passo deve ser a criação ou o fortalecimento da cultura organizacional. Assim, todos devem conhecer e compartilhar os valores da organização.
Pois só com o conhecimento pleno deste assunto é que será possível traçar o perfil do colaborador ideal. E então você poderá definir quais são as crenças que essa persona possui ou seus valores, motivação e habilidades.
Esse perfil funciona como um “norte” para conseguir realizar uma boa avaliação de candidatos e encontrar o que mais se aproxima desse profissional ideal.
Durante a entrevista, é interessante obter respostas dos candidatos que vão além do “sim” ou “não”, pois com aprofundamento é possível conhecer muito melhor a pessoa que está se candidatando a vaga. E como estamos falando de alinhamento de valores, avaliações comportamentais são de grande importância nesse momento.
Para a entrevista, você pode usar as perguntas do tópico anterior, por exemplo, ou criar situações para avaliar os valores do profissional. Assim, é possível tomar decisões melhores.
Para os testes comportamentais você tem várias opções, aqui na abler por exemplo, temos o Genty, que é uma ferramenta de avaliação comportamental que facilita a análise de perfil das pessoas candidatas incluindo valores e princípios.
E por último, não ignore o currículo! Avalie os histórico da pessoa, veja em quais empresas ela já trabalhou e se alguma delas tem valores semelhantes ao da sua organização. Depois, vale a pena também conferir com a pessoa candidata por que da empresa ou como ele se sentia naquele ambiente.
A abler é um software de gestão de recrutamento e seleção que possui diversos testes técnicos. Mas além disso, também conta com uma outra ferramenta, o Genty, que possui testes comportamentais que conseguem identificar o fit cultural da empresa com a pessoa candidata.
O teste é simples e completo e no fim você pode avaliar todos os âmbitos comportamentais e os valores dos candidatos para seguir no processo.
Através da abler, você pode gerenciar melhor o seu recrutamento e seleção, além de poder aplicar testes comportamentais, de personalidade, além da avaliação de valores, que facilita a análise do fit cultural dos seus candidatos. Conheça mais sobre essa ferramenta!
Acreditamos que é muito importante lembrar que: de nada adianta um teste de fit cultural se a cultura da empresa não é bem definida e não é fortalecida por quem faz parte dela. E além disso, por mais motivado e alinhado que um colaborador seja, sem incentivo e uma boa estrutura de gestão de pessoas, é bem possível que a organização perca bons profissionais.
Portanto, a avaliação de candidatos pelo fit cultural só tende a trazer bons resultados, mas a gestão de pessoas precisa preparar o ambiente de trabalho e estabelecer uma cultura forte e saudável, para poder assim, encontrar e reter talentos de sucesso.
Com uma boa avaliação de candidatos, a sua empresa irá encontrar os profissionais mais adequados a sua cultura e mais motivados. Dessa forma, a empresa e o profissional saem ganhando muito, e a abler pode ajudar você com isso.
Fale com um consultor e entenda melhor como funciona o teste de fit cultural da abler e torne seu recrutamento mais eficiente.