Para que processos em uma empresa sejam bem sucedidos é preciso que eles passem por avaliações continuas, para garantir que estão alcançando o resultado esperado. Isso vale para processos de recrutamento, por exemplo.
O assessment é um sistema de avaliação que pode ajudar a melhorar diversos processos, desempenho dos profissionais, entre outros, isso vai depender do seu objetivo.
Conheça mais sobre esse processo de avaliação e como utilizá-lo nos seus processos, extrair mais informações e tomar decisões mais assertivas para otimizar demandas e potencializar seus resultados
Conteúdo da página
Assessment, do inglês quer dizer “avaliação”. Esse é um processo sistemático realizado para coletar e analisar informações sobre uma pessoa ou um grupo. Muito usado pelos Recursos Humanos (RH) para avaliar habilidades, conhecimentos e competências de alguns profissionais.
Esse sistema, é geralmente utilizado pelos Recursos Humanos para:
Os RHs que utilizam desse método de assessment podem fazer a análise através de testes como:
Na verdade, tudo pode depender do objetivo da avaliação que o seu RH vai aplicar.
O assessment é usado principalmente para: avaliar candidatos, desempenho de colaboradores e para a criação de planos de desenvolvimento dos funcionários. E, dentro dessas esferas, esse processo funciona das seguintes maneiras:
No recrutamento e seleção, o assessment funciona como uma ferramenta de avaliação sistemática, com informações relevantes para a tomada de decisões de contratação.
A coleta desses dados pode ser feita através de testes técnicos, entrevistas comportamentais, dinâmicas de grupo e simulações de trabalho. Assim, é possível ter o maior número de informações sobre os perfis dos profissionais e assim determinar quem está mais alinhado à vaga e a organização.
Para um programa de treinamento e desenvolvimento, essa metodologia ajuda a identificar as necessidades de cada indivíduo. Dessa maneira, o RH consegue elaborar um plano de ação mais específico e preciso.
Usar avaliações de competências, de habilidades técnicas, de personalidade e feedback 360 ajudam a identificar as áreas que necessitam de melhoria, encontrar novos talentos, definir metas de desenvolvimento.
o RH pode utilizar o assessment para avaliar o desempenho dos colaboradores ou de times inteiros. Isso pode ser feito por meio de avaliações periódicas, feedback contínuo e revisões de desempenho.
Para essa avaliação, o RH pode incluir dados de desempenho em metas e indicadores de performance para poder fazer uma análise mais precisa e, assim identificar pontos a serem desenvolvidos, bem como reconhecer resultados e oferecer promoções ou realocação.
Existem pelo menos 4 tipos de assessments diferentes. Individualmente eles são muito uteis, mas também podem ser combinados entre si. Confira aqui esses modelos:
Essa avaliação pessoas vai analisar características individuais, como personalidade, habilidades, estilo de trabalho e preferências. Os testes para isso incluem avaliação de personalidade, testes de aptidão e testes de inteligência emocional.
Isso pode ajudar estudantes que estão iniciando a carreira ou pessoas em transição profissional a decidirem de forma mais assertiva que rumo pode tomar.
Nesse tipo de assessment é avaliado a adaptação dos novos colaboradores à cultura da empresa. Usar testes de fit cultural, por exemplo, pode ser importante para entender melhor os valores, crenças, comportamentos e capacidade de adaptação cultural dos profissionais.
Esse outro modelo de avaliação do assessment é muito utilizado para avaliar o desempenho dos colaboradores e o alcance de metas individuais e de times. Ter essa informação pode auxiliar na hora de oferecer uma promoção, por exemplo.
Como mencionado anteriormente, esse modelo de assessment visa identificar as necessidades de desenvolvimento dos colaboradores e criar planos de ação para aprimorar suas habilidades e competências.
Para isso, essa analise pode incluir avaliações de competências, feedback individualizado, testes de habilidades técnicas e comportamentais, entre outros.
O modelo de avaliação do assessment consegue oferecer uma maior clareza em relação a dados bem importantes para a empresa e a gestão de pessoas. Com isso, a organização consegue ter diversos benefícios, como, principalmente:
A implementação do assessment é um processo bem simples, mas requer atenção. É importante que esse método de avaliação seja adaptado à realidade da sua empresa e da cultura organizacional para ter maior eficiência e maior aderência dos colaboradores.
Para aplicar essa estratégia, você pode adotar os seguintes passos:
A primeira coisa a se fazer é identificar os objetivos do assessment na sua empresa. Para quê você pode usá-lo? É para fazer contratações mais assertivas, para desenvolvimento de funcionários ou outros fins específicos?
Definindo os objetivos das suas avaliações é mais fácil coletar informações mais específicas e relevantes para a sua análise.
De acordo com seus objetivos, defina quais ferramentas podem apoiar melhor o assessment. Definindo o modelo de avaliação e as ferramentas que podem ser utilizadas, você consegue gerar dados muito ricos para ajudar na tomada de decisão.
Quem serão as pessoas responsáveis pelo assessment na sua empresa? Garanta que elas estejam adequadamente treinadas para utilizar as ferramentas e métodos definidos.
É muito importante que esses profissionais saibam compreender como aplicar as avaliações, interpretar os resultados e fornecer feedback adequado.
Após aplicar as avaliações definidas, use os dados para absorver as informações que você precisa. Identifique padrões, tendências, pontos fortes e os de melhoria.
A partir disso, utilize essas informações para tomar decisões e desenvolver planos de ação mais precisos.
É preciso manter uma rotina de monitoramento para avaliar qual o impacto do assessment a longo prazo. Veja se os objetivos estão sendo alcançados, se as ações de desenvolvimento estão sendo eficazes e faça ajustes, se necessário.
Acompanhe as melhores práticas e inovações nessa área para garantir a eficácia contínua do assessment na sua empresa.
O que achou deste conteúdo? Quer receber materiais como este no seu e-mail? Basta assinar nossa newsletter.