Os valores, propósitos e identidade de uma empresa norteiam as atividades e a relação com os clientes. Mas, como mantê-la quando boa parte dos funcionários estão trabalhando remotamente? Neste momento, adotar dicas de cultura organizacional pode fazer toda a diferença.   
 
 
 Em períodos conturbados como o que enfrentamos durante a pandemia do Coronavírus, percebemos ainda mais as incertezas com as quais as organizações precisam lidar e a importância de uma cultura bem definida para enfrentar esses períodos.
 
 
 
5 Dicas de cultura organizacional:
 
 Neste post, vamos mostrar como lidar com a situação e trazer dicas para fortalecer a cultura organizacional. Confira!
 
Posicione a corporação
 
 O primeiro passo é defender uma visão da empresa diante da situação, destacando suas prioridades e ações para lidar com o problema.
 
 
 Essa definição fornece um alinhamento para que os gestores possam conduzir a equipe, compartilhando a condução com os funcionários para que eles consigam lidar melhor com as mudanças e adaptações necessárias.
 
Fortaleça a comunicação interna
 
 Com a necessidade do 
 home office
 , a comunicação interna deve ser priorizada. Isso diz respeito não só às notificações da empresa, mas também aos diálogos entre funcionários e gestores.
 
 
 É importante que haja um esclarecimento ainda maior sobre projetos, tarefas e prazos, já que o colaborador não conta com o gestor fisicamente presente. Também deve ocorrer a adoção de ferramentas que viabilizem essa troca de informações sem afetar a 
 produtividade
 .
 
 Os feedbacks precisam ser fortalecidos durante o período, destacando ainda mais os valores da cultura da empresa.
 
Trabalhe a motivação
 
 Diante de um cenário 
 totalmente novo e de grande insegurança
 , com a necessária redução de investimentos, é natural que os funcionários fiquem temerosos e percam o engajamento.
 
 
 Para deter esse problema, reforce os valores compartilhados e fortaleça o senso de pertencimento, para que os profissionais sintam-se parte importante da organização e consigam passar pelo período com mais força e propósito.
 
Adote novas rotinas de trabalho
 
 
 
 Traga esses valores para a cultura da empresa e aproveite o período para observar como funcionam as dinâmicas de trabalho e o andamento dos projetos com a flexibilização de horários. Talvez, essa seja a mais importante das dicas sobre cultura organizacional, e que irá preparar a sua empresa para modelos de trabalho dos próximos anos, apoiados na tecnologia e na relação de confiança com os colaboradores.
 
 
 
Cuide do bem-estar físico e mental
 
 Atravessamos um momento em que as prioridades estão sendo repensadas e o cuidado com a própria saúde torna-se indispensável. Incorpore esses conceitos de maneira ainda mais profunda na cultura da empresa.
 
 
 Uma das maneiras de conseguir isso, além de fornecer dicas de prevenção, é estimular os cuidados físicos mesmo que remotamente.
 
 Que tal investir em aulas em grupo por vídeo chamada para a prática de exercícios físicos, ou propor espaços de relaxamento virtuais?
 
 Essas iniciativas fazem a diferença e demonstram a preocupação da empresa com o bem-estar dos trabalhadores.
 
Bônus: não se atenha apenas a essas dicas de cultura organizacional
 
 As mudanças ocorrem o tempo todo e exigem da empresa uma alta capacidade de adaptação. Por isso, busque sempre por novas informações e pense em maneiras de reforçar a cultura durante as crises.
 
 
 Essas soluções podem ser inovadoras ou inspiradas em outras situações ― o mais importante é estar aberto ao que está acontecendo e promover o dinamismo como parte importante da empresa.
 
 
 E você, o que achou dessas dicas para reforçar a cultura organizacional?
 
 
 Lembre-se que os valores da corporação são a base do negócio e mantê-los vivos pode fazer a diferença no engajamento dos funcionários e no enfrentamento de períodos complicados com sucesso.